quinta-feira, 28 de julho de 2011

Toledo - Espanha

Bom dia meninas !!!!!

Então ... como falei "ontem" ... hoje falarei um pouquinho sobre Toledo.


O que me levou a ir até a cidade, foi a idéia de que eu visitaria e conheceria muitos palácios medievais (e eu a-d-o-r-o isto !!!!!!), porém não foi bem isto que encontrei ... Toledo tem uma cultura interessantíssima, uma história rica em detalhes e muitos lugares para se conhecer, mas acho que a excursão que pegamos não foi boa o suficiente para me fazer ficar surpreendida pela cidade.



"Toledo, a capital de Castilla y La Mancha, está situado a 40 milhas ao largo da porção sudeste de Madrid, Espanha. Esta maravilhosa cidade é rica em obras um grande artista, bem como destinos turísticos. El Greco, o pintor de renome mundial do século 16, considerado Toledo como a sua casa quando ele chegou de Creta. No século 5 visigodos fez de Toledo sua capital, mas no século 6 os mouros invadiram a cidade e expulsaram os visigodos. Em 1085, o rei Afonso VI de Espanha conquistou a cidade e inaugurou a era de ouro de Toledo, que durou até o tempo do rei Filipe I transferiu a sua corte de volta a Madri em 1561. Após o fim da sua era de ouro, a economia de Toledo sofreu uma queda. Até hoje, os grandes edifícios históricos de Toledo permanecem em ótimo estado."

De Madrid até Toledo de ônibus, você demora cerca de 1 hora e meia para chegar e como as ruas são bem estreitinhas, o ônibus da excursão nos deixou na base da cidade e em grupo fomos percorrendo as ruelas da cidade medieval.




A nossa primeira parada foi a Catedral Primaz de Toledo. Construída em 1226, foi a primeira da Espanha e uma das maiores do mundo cristão. Fica na Plaza del Ayuntamiento e a sua construção só terminou 250 anos depois. A entrada é na porta lateral, na Calle Cisneros, onde você compra seu ingresso.



O interior da Catedral é impressionante ... são várias colunas e mais de 800 vitrais. No fundo da Catedral, bem atrás do altar, está a Transparente datada de 1732. Esta transparente permite a entrada da luz pelo teto e consequentemente a iluminação do Tubernáculo.



Percorra a Catedral com calma ... vc poderá ver a sala Capitular com seus tetos totalmente folheados a ouro, a Sacristia e a Tesouraria, onde você vai encontrar o Ostensório de ouro e prata com cerca de 3 metros de altura e que percorre todos os anos as ruas estreitas de Toledo na procissão de Corpus Christi, no mês de junho. (detalhe, este ostensório pesa pouco mais de 200 kg !!!!).




Da Catedral continuamos a percorrer a cidade ... longas (e leves ) subidas e descidas. A nossa volta muitas lojinhas de artesanato local, marsipans, armaduras ... e eu com uma vontade louca de entrar em todas e não podendo (este é um dos motivos de eu odiar excursões) (rs.........)

Vitrine simulando freirinhas fazendo os marzipans

Anguila de Marzipan

OBS: O Marzipan de Toledo é a massa fina e compacta, resultantes da mistura de amêndoas cruas, descascadas e moídas com açúcar de diferentes tipos. Esta massa é usada como base para uma coleção de doces tradicionais Toledo.

Alguns doces (veja se não dá vontade de comer todos ???)

Anguila -> Marzipan de Toledo moldado na forma de enguias e cozido no forno. O marzipã é preenchido com diferentes produtos de confeitaria (gema de ovo, batata doce, frutas cristalizadas e / ou "cabelo de anjo" (fios longos e doce de aletria) e decorado no exterior com chantilly clara de ovo, frutas cristalizadas e outros produtos de confeitaria.

Delicia -> "Delicia" de forma, cheio de uma preparação de gema cristalizadas, revestidos ou recobertos de "pasta de delicia" (preparado a partir de marzipan misturado com ovos) e cozido.

Empiñomadas -> Marzipan de Toledo, misturado com clara de ovo, moldado, coberto com pinhões descascados e cozidos.

Marquesas -> Marzipan de Toledo batido com ovo e farinha rica em amido, até obter uma massa que é derramada em um recipiente de papel ou caixa e depois é assado ou cozido.

Nossa próxima parada foi o Igreja Santo Tomé, onde está um em uma pequena capela: uma das obras mais conhecidas, importantes e impressionantes do pintor El Greco: El Entierro del Seíor de Orgaz. A obra foi pintada por encomenda, para a capela funerária de Don Gonzalo Ruiz de Toledo, o conde de Orgaz, um nobre conhecido por sua dedicação e patrocínio a instituições religiosas.

OBS: El Greco,foi um pintor, escultor e arquiteto grego que desenvolveu a maior parte da sua carreira na Espanha.



Um pouco mais adiante da Igreja de Santo Tomé, paramos em um centro de visitantes (se não me engano), para assistirmos a um vídeo que contava em detalhes toda a história da cidade. Deste centro, pudemos apreciar o Rio Tejo e a estrutura medieval construída para se captar água.



A parada seguinte foi a Sinagoga de Santa Maria la Blanca. Construída no princípio como sinagoga, em 1405 tornou-se igreja e recebeu o nome que tem hoje.




Seguindo a “Ruta de Don Quijote” (A região de La Mancha – Toledo - foi eleita por Cervantes como cenário das aventuras do engenhoso fidalgo).


Paramos na Igreja de San Juan de los Reyes construída para comemorar a vitória dos reis católicos Ysabel e Fernando sobre os mouros.




Descendo a rua, chegamos a Puerta Del Cambrón. É de origem árabe, reconstruído no século XVI, e deve seu nome ao arbustos espinhosos que cercam o espinho.



E dali o nosso passeio chegava quase ao fim ... Descemos mais um pouco e chegamos novamente na base da cidade.




Dali o ônibus nos levou a uma fábrica/loja de produtos da cidade. A única parte interessante foi ver como se faz uma espada e como são fabricadas as damasquinadas.



OBS: Damasquinos são peças típicas da cidade com incrustações em ouro ou em prata. Estas peças “entraram” em Toledo a partir da invasão dos árabes.


Uma pena que não compramos nada !!! Achei tudo absurdamente caro ... e só não me senti muito deprimida, pois todos os turistas que estavam no mesmo ônibus que nós, também não compraram nada. Além disto a loja não tinha nem um imã da cidade para a minha coleção (snif,snif). A sorte foi que em Madri, pertinho da fonte de Netuno, tinha uma loja de objetos artesanais de Toledo e ali conseguimos comprar umas coisinhas (menos o imã... oh tristeza).

Outras dicas de compras:

1) Caso você não vá em excursão, logo na entrada da cidade, existe uma espécie de cooperativa de artesãos e artistas.

2) Além dos damasquinos, das armaduras, das miniaturas de Don Quijote, dos marzipans e etc ... são imperdíveis as peças de cerâmica e azulejos, os mesmos usados pelos toledanos para denominar ruas e praças, enumerar as casas e escrever nas paredes das residências o nome de seus proprietários.



Então é isto meninas !!!! Conhecer Toledo foi diferente, mas não surpreendente ... Se vale a visita ??? Sempre vale !!! Me acrescentou um pouco de história ... cultura ... isto sem falar que conheci um novo lugar.

Beijinhos !!!!!!!


OBS: Mariana, não tem ônibus turístico (aqueles de dois andares) em Toledo. Vc pode usar os ônibus da cidade. No meu caso, eu fui de excursão saindo de Madrid.


3 comentários:

Mariana disse...

Oi!
Posso tirar uma dúvida?
Você pegou o bus turistico em Toledo ou a excursão foi direto de Madri?

Sandrinha disse...

Oi Tetê!
Q arquitetura maravilhosa!
Depois com mais tempo, venho aqui ver suas postagens.
Passei p/ dizer, q adorei seu comentário cheio de carinho, lá no meu blog.
Te adoro demais da conta viu!!
Saudades imensas de vc amiga!!
Q sua semaninha seja de mta paz e harmonia!
Mil beijinhos!!

Marta disse...

Ai que viagem boaaaa... adorei as fotos e o clima!!!!
Beijos