Como falei anteriormente, nós fomos de Barcelona para Madrid de trem. Nós pegamos o AVE (Alta Velocidad Española).
A viagem durou cerca de 2 horas e 30 minutos e a "velocidadezinha" do trem ultrapassou os 300 Km/h !!!!
A Renfe é a empresa que administras as principais ferrovias espanholas e confesso que gostei muito do que vi !!! Apesar do check in inicial e de uma pequena fila para passarmos a bagagem pelo raio-x, gostei muito do atendimento, do serviço, da pontualidade e do conforto. Só não gostei do local para as bagagens ... viajar com malas grandes é quase inviável. O espaço é pequeno e apertado. A minha mala por exemplo viajou em pé, atrás da última poltrona do nosso vagão.
Os trens são novinhos, modernos e amplos a ponto de, mesmo na classe econômica, o espaço entre as poltronas ser suficiente para que um adulto estique as pernas. O corredor é largo e ninguém bate com a bolsa na cabeça de ninguém ao passar de um lado para o outro. Além disso, o encosto reclina bastante, TVs passam filminho e a comida da cafeteria tem um cheirinho delicioso (rs..........).
Informações práticas:
Existem em torno de 17 trens partindo de Madrid para Barcelona e de Barcelona para Madrid todos os dias, com um tempo de viagem de apenas 2h40m nos trens diretos e 3h20m nos trens com paradas. Destes 17 trens diários partindo em cada direção, apenas sete são diretos, já que os outros param em quatro cidades no caminho.
As passagens no trem noturno geralmente são mais baratas que as passagens dos trens de alta velocidade. A viagem dura nove horas, mas você pode ter a experiência de dormir em um trem, já que, como em qualquer trem noturno, leitos em vez de assentos são disponibilizados nos vagões.
O preço das passagens de trem entre Barcelona e Madrid varia bastante, e as tarifas mais baratas são sempre encontradas online. Como este trecho é bastante popular, é bom marcar as passagens com o máximo de antecedência possível (os tickets são colocadas à venda com dois meses de antecedência, e, dependendo da época do ano, com quatro meses) o que também ajuda a economizar dinheiro, já que as passagens mais baratas desaparecem rapidinho.
O preço médio das passagens é de R$289,00 na segunda classe e R$433,00 na primeira classe. Para os viajantes brasileiros, a melhor opção é comprar através da Rail Europe, que oferece um serviço em português rápido e seguro. Porém, vc também pode comprar pela RENFE e vou explicar daqui a pouquinho como se faz isto.
Se o trem chegar mais de 15 minutos atrasado, você tem direito à uma restituição de 50% do valor da passagem. Se o atraso for de 30 minutos ou mais, você tem direito à restituição do valor total. É só procurar o guichê da empresa ao chegar ao seu destino para requerer o pagamento.
Os passageiros na primeira classe do AVE Barcelona Madrid, também chamada de “Preferente” ou “Club” têm direito à uma refeição, bebidas e jornais grátis, e até estacionamento por um dia nas imediações das estações de partida.
Já na classe “Turística”, a segunda classe, as poltronas são menos espaçosas mas mesmo assim confortáveis. Mordomias como refeições servidas no assento e jornais não são disponibilizadas. No entanto, existe a possibilidade de comprar lanches e bebidas no vagão lanchonete do trem.
Algumas vezes o seu passaporte será verificado juntamente com o ticket antes de embarcar na estação, portanto tenha o seu documento em mãos na hora de viajar. O portão de embarque fecha dois minutos antes do horário de partida do trem, mas é recomendado chegar à estação com pelo menos 30 minutos de antecedência.
Como comprar a passagem pelo site da RENFE:
Digo só uma coisa sobre isto ... é complicado DEMAIS !!!!!!! Optei pela RENFE pois comprar as passagens pelo RailEurope era quase que o dobro do preço !!! Tentamos várias vezes e sem sucesso finalizar a compra pelo site da RENFE ... fiquei tão frustrada e nervosa ( é preciso comprar a passagem com antecedência ... já imaginaram se eu não conseguisse e na hora não tem passagem ??? viagem por água abaixo), foi aí que resolvi pesquisar soluções e encontrei esta no Site no Ricardo Freire (Viaje na Viagem) e posso assegurar que foi a melhor dica (hahahahahaha).
O problema da RENFE é não aceitar os cartões com bandeiras do Brasil, então a sua opção será comprar pela ATRÁPALO -, uma agência de viagem virtual (equivalente a Rumbo, Submarino Viagens, etc.). O Atrápalo vem com uma opção pré-configurada de buscar trens junto com vôos.
Agora, a pegadinha: no buscador da home, o Atrápalo só busca a alternativa de trens nas rotas servidas por avião: Barcelona-Madri, Madri-Sevilha, Barcelona-Granada.
Para achar trens nas principais rotas não-servidas por vôos, você precisa clicar em “Vuelos” e então em “Trenes”. Ou então ir direto em http://www.atrapalo.com/trenes.
Ali você compra as principais rotas e seu cartão é aceito sem problemas.
A pegadinha é que há uma sobretaxa de 9 euros por operação; é encarável nas rotas mais longas, mas encarece sobremaneira os trajetos curtos (Madri-Toledo, Madri-Segóvia, Barcelona-Figueres). Para viagens curtas, deixe para comprar ao chegar.
E então ?? Gostaram das dicas ?? Espero que sim !!!!!
Beijinhos !!!!!
*Créditos
http://www.viajenaviagem.com/
http://www.renfe.com/
2 comentários:
Candanguinha Qrida...e sumida!
Eu tbm sumi daki neh..affs!
Q correria...amei as dicas! ;)
Bjoooca!
Tetê, será que aqui daria certo? Pq nós temos dimensôes absurdas além de vândalos em tudo qto é lugar, né? rsrsrs. Mas é uma facilidade, sem dúvida... :)
Beijos!
Postar um comentário