segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Panamá - Informações Úteis



Vamos as informações e/ou dicas para ajudar vc a programar a viagem.

Aeroporto

Ponto de apóio para centenas de companhias aéreas com voos para as Américas e Caribe, o aeroporto de Tocumen até que é bem organizadinho,porém as salas de espera possuem poucos bancos para tantos portões e pessoas esperando. Li em vários blogs que a imigração era bem chata, desorganizada e burocrática. Nós não tivemos problema. Pelo contrário, me deram preferência por estar com criança de colo, não exigiram nenhum documento além dos nossos passaportes (e as guias de preenchimento obrigatórias que são distribuídas durante o voo) e a atendente foi muito simpática. Junto com a devolução dos nossos passaportes, nos foi entregue um mini guia com informações sobre a cidade e um panfleto nos informando que todo o turista tem direito há seguro de saúde por um prazo de 30 dias.


 O aeroporto possui dezenas de lojas com preços bem atrativos. Caso a sua parada no aeroporto seja apenas para conexão, vale a pena comprar alguma coisa caso se interesse, senão, deixe para comprar na cidade. Caso a sua viagem seja para os EUA, artigos como eletrônicos e tênis, possuem preços mais vantajosos em terras americanas.

Transporte

Muitos blogs indicam o aluguel de carro. Eu discordo totalmente. O trânsito do Panamá é O caos !!!! Principalmente por conta das obras do metrô que estão por toda a cidade, vc encontra engarrafamento por tudo quanto é canto. Com certeza vc vai se stressar muito.

Para mim, a melhor opção foi (e é) o táxi. Muito barato. Não se assuste em pagar 5 a 7 dólares uma corrida de longa distância. E sabia que vc estará pagando a mais por ser turista (rs.....).

A parte chata do táxi é que ao fazer sinal, eles param e vc tem que negociar o preço, ou seja, o motorista vai perguntar aonde vc quer ir e a partir disto ele dá o valor. Vc aceita se quiser.  O marido só discordou uma vez quando o motorista cobrou 10 dólares por uma corrida que já tínhamos feito por 5 dólares. Acabamos optando por outro que nos cobrou 6 dólares. Não existe taxímetro e este negócio de ficar “discutindo” preço me irrita um pouco.

Outra “curiosidade” é que vc deve pedir ao motorista para a corrida ser exclusiva. É comum no Panamá colocarem mais passageiros no carro. Eu notei que ao pegarmos um táxi, quando outro alguém fazia sinal e o motorista fazia sinal de mão negando, a pessoa fazia cara feia (rs......).

Outra opção seria pegar um ônibus, mas isto seria inviável para nós 3 e o carrinho de bebê. Existe um tipo de ônibus bem interessante e bonito que é bem comum no Panamá. Eles são conhecidos como Diablo Rojo. Eles nada mais são do que os ônibus escolares norte americanos adaptados para o transporte comum.


Moeda

Tecnicamente, a moeda local se chama Balboa, porém vc praticamente não encontrará esta moeda em circulação (só existem moedas, não existem notas) e se encontrar provavelmente vc a receberá em forma de troco, afinal, a Balboa tem o mesmo valor que o dólar.


Comida

O que não falta no Panamá é comida boa e barata. Quer dizer ... vc vai encontrar restaurantes maravilhosos e mais caros, porém me digam em qual restaurante 5 estrelas no Brasil, vc paga 60 dólares para duas pessoas com uma entrada, prato principal, sobremesa e vinho ?? Além de comida panamenha, vc vai encontrar muitos restaurantes Chineses, peruanos, colombianos, americanos (Friday`s) e até brasileiros !! Perto do nosso hotel, encontramos uma churrascaria brasileira.

Eu sugiro experimentar o Crepes & Wafles e a Hamburgueria El Coral. São excelentes !!

Compras

Não viajei para o Panamá com este intuito, então não posso dar dicas e mais dicas a respeito. Posso dizer que conheci 3 grandes shoppings e eles apresentam preços muito interessantes. Vc compra pecinhas ótimas por 2, 3 dólares. Sandálias boas e fofas por 2.99 dólares !!! Para quem conhece bem os EUA... comprei uma blusa com a etiqueta da Ross marcando 7.99 por apenas 1.99 dólares. Porém ... não espere encontrar as marcas americanas ... vc não vai achar uma camisa Tommy Hilfinger por 13 dólares dando sopa por aí. A única camisa de marca que encontrei e que valeu MUITO a pena foi uma da Aeropostale que estava na promoção por 7.99 dólares 

O que falar dos artigos de Natal ??????????? Quase surtei !!!!!!!! Cada coisa tãoooooooo linda!!!! 

Dureza foi não levar nada pq poderiam quebrar no trajeto até os EUA e depois dos EUA para o Brasil. Comprei apenas um porta vinho tão cute ... e o meu tradicional enfeitinho de Natal para a árvore.

Porta garrafa de vinho (para 2 garrafas)




Eu comprei meu porta vinhos ... mas comprei para uma garrafinha só.


Os shoppings:

-> O primeiro que conhecemos no dia que chegamos  foi o Multicentro. Este shopping se interliga ao Hard Rock Hotel, então se vc ficar hospedado neste hotel, terá uma passarela facilitando as compras. Possui também um Hard Rock Café normalzinho e um cassino. Não achei nada demais nele. Tem uma praça de alimentação bem pequena para o tamanho do shopping.


-> O segundo shopping que conhecemos foi o Albroock. Este sim é O shopping. Mais popular e mais em conta, mais ao mesmo tempo... possui uma ala nova mais chique com direito a piso de mármore (rs....). São “apenas” 2 quilômetros de lojas e mais lojas. A minha primeira dica para este shopping é : preste atenção na entrada que vc entrou. Cada uma possui o nome de um animal (Girafa, Elefante, Koala ...). É bom ter um referencial caso “se perca”.


O shopping possui 5 praças de alimentação e não espere encontrar um fraldário. No máximo vc encontra aquelas tábuas presas na parede e olhe lá. Devido a alta rotatividade, os banheiros não são muito limpos e tem a aparência de velhos.


As lojas mais populares (Conway, El Costo entre outras), vc encontra bons artigos por excelentes preços, mas é preciso procurar. 

Sapatinhos por 2.99 dólares

Vc vai encontrar lojas como Adidas, Zara, Hilfinger Denim ... mas como falei acima ... os preços não são tão interessantes quanto nos EUA. 

Uma loja que é encontrada no Brasil e que possui preços não muito interessantes (eu pelo menos não acho ... ) é a EPK. Loja com roupinhas mega fofas para crianças. A loja inteira estava por 12 dólares e eu acabei comprando jardineira, saia de veludo,  vestido de veludo e mais algumas peças que jamais conseguiria pagar este preço por aqui.





Duas boas opções de restaurantes para comer é o Crepes & Waffles onde lanchamos e o Leños & Carbón para almoço.





O terceiro que visitamos foi o Multiplaza. Podemos compará-lo ao Iguatemi. Shopping chique e caro. Bonito de se conhecer e só. Mas .... foi lá que conheci o Pollo Tropical. Restaurante delicioso e que possui um feijãozinho perfeito. Foi a primeira refeição que fizemos e que a biscoitinha comeu muitoooooooooooooo. Ela comeu tanto que no dia seguinte repetimos a dose quando retornamos ao Albrook. (a unidade do Pollo Tropical no shopping Albrook, fica do lado de fora do shopping, em frente a entrada do elefante).





 

City Tour e Shuttle

Contratamos um City Tour para conhecer a cidade. Não gostei muito. Eles deixaram vários pontos (para mim interessantes) em aberto. Pelo que pesquisei enquanto eu estava lá, todos as empresas fazem o mesmo percurso, então talvez a melhor opção seria fechar um city tour com algum táxi de confiança fechando um preço fixo. Nós fechamos o city tour e depois acabamos contratando um táxi para nos levar em outros lugares que estávamos querendo conhecer.

De qualquer forma, super indico a empresa que nos ofereceu os dois serviços. Guias super simpáticos, atenciosos, carro grande, limpo e com um cuidado enorme com a minha biscoitinha. 

Panamá Star Tours

http://www.panamastar.com/


Outros lugares para se conhecer perto do Panamá

 - Bocas Del Toro

Fica na a noroeste da Cidade do Panamá, perto da fronteira da Costa Rica. Chega-se de avião (45 minutos) à cidadezinha de Bocas, na ilha Colón. É a jóia do turismo panamenho, onde se pode fazer ecoturismo como na Costa Rica, aproveitando um mar bem mais bonito do que o da vizinha. Ali está instalado o hotel mais fotografado do Panamá, o Punta Caracol, de palafitas sobre a água, próximo a um belíssimo manguezal.

Google

-San Blás



É um arquipélago a menos de uma hora de "teco-teco" da capital Panamenha. É uma reserva indígena, habitada pelos Kuna. Visita-se o lugar em bate-voltas desde a Cidade do Panamá ou em pacotes que incluem pernoites em pousadas bem básicas, admnistradas pelos índios. 
Eu sei que me apaixonei pelo lugar e pelas fotos que vi na internet. Queria muito ter ido ... mas ao entrar em contato com uma agência indicada por um blog bem famoso de viagens, a Jasmine (a agente de viagens), não me aconselhou a fazer este passeio com criança pequena, pois o passeio a partir da capital é feita em catamarã e dependendo das condições do mar, o barco fica muito agitado e pode fazer mal para as mais pequenas. 

Caso queiram um indicação de agência de viagens, apesar do contato ter sido feito via e-mail, gostei muito da sinceridade e da atenção da Jasmine Chan da Vida Travel. (ela é brasileira).


http://www.vidatravel.com

 

Fotos Google



Outras informações que pesquisei antes de viajar: 

- Evite viajar para o Panamá,nas duas primeiras semanas de setembro,  há feriados judeus e a grande maioria das lojas vai estar fechada em respeito a estes feriados.

- A palavra “shopping” que usamos no Brasil para falar do local, aqui é a ação (verbo) de comprar;

- Shopping (o local onde se faz a compra) se diz “Mall” ou “Centro Comercial”.

- Em espanhol a palavra “propina” significa “gorjeta”. Por isso não se assuste se o garçom ou o motorista te pedirem “la propina”.

- Se quer pagar em cartão, diga “tarjeta”. Se quiser pagar em dinheiro, diga “efectivo”;

- Em caso de serviços, restaurantes, a gorjeta (propina) não vem adicionada na conta e é costume dar entre 10 a 15% de gorjeta se você foi bem atendido.

- o fuso horário é de menos 2 horas em relação ao horário de Brasília (fora do horário de verão).




3 comentários:

Em Nome dos Pais de Múltiplos disse...

Amo a Crepes and Waffles! São muito bons!! E que viagem bacana! Levar os filhos numa viagem assim demanda força extra, mas as alegrias sçao em triplo! Parabéns!

Lu disse...

Maitê,

vi seu comentário sobre o Panamá em setembro e o feriado judeu. Tentei pesquisar sobre o assunto e não encontrei. Você viu essa informação onde, pode me passar mais dados sobre isso?

Olhei no site oficial e não fala sobre esse assunto(ou então fui eu que não encontrei...hehehe)

Um beijo!

Ludmila.

Maitê disse...

Oi Ludmila !!!!

Eu tentei responder por e-mail para vc, mas não sei se foi ... como vc não tem blog, vou responder por aqui tb para tentar ajudar vc.

Olha, eu peguei esta informação em dois lugares ... um foi no viaje na viagem ... lá nos comentários uma moça comenta que foi e pegou todas as lojas fechadas.

http://www.viajenaviagem.com/2012/11/conexao-no-panama-compras-e-dicas/

É o comentário da Joyce.

Aí fui pesquisar e encontre um blog de um brasileiro que mora no Panamá e ele passa a informação aqui.

https://dopanamapromundo.wordpress.com/2013/08/14/de-compras-no-panama/comment-page-1/

Qualquer coisa, manda uma mensagem para este rapaz, que ele pode passar as datas certinhas dos feriados.

Espero ter ajudado.

Beijinhos