Quando comprei o bebê conforto, optei por um que pudesse ser usado o máximo de tempo possível. Como o bebê conforto suportava até 13 quilos e a biscoitinha sempre foi pequena, não me preocupei em comprar uma cadeirinha de forma rápida. Até que 1 ano e 1 mês se passou e a pequena começou a ficar mais incomodada em ficar de costas.
Quando comecei a pesquisar sobre o assunto, tive a mesma vontade de chorar de quando eu comecei a pesquisar sobre os carrinhos. Milhares de opções e itens !!
A minha primeira preocupação foi avaliar a segurança e acabei me lembrando de um teste feito pelo InMetro há pouco tempo e que mostrava toda a fragilidade das cadeirinhas.
Vejam alguns trechos da matéria:
Foram testados oito modelos de cadeirinhas usadas por crianças entre 1 e 4 anos. A Proteste, uma associação de consumidores, simulou impactos frontais de um carro a 64km/h, mesma velocidade dos testes na Europa. No Brasil, a velocidade exigida na avaliação é de 50km/h. Das oito cadeirinhas testadas, cinco tiveram desempenho fraco.
Um dos modelos permitiu que o boneco usado na avaliação deslocasse o pescoço e o corpo para frente.
“Constatamos que as cadeirinhas vendidas no Brasil não trazem a segurança que prometem. Há riscos das crianças se machucarem”, disse Tatiana Viola de Queiroz, advogada da Proteste.
As cadeirinhas também passaram pelo teste do impacto lateral, a 28km/h, avaliação que não é exigida no Brasil. Em um dos modelos, a cabeça do boneco bateu na porta do carro.
“Essas cadeirinhas podem se deslocar nos bancos dos carros. É neste momento que a criança pode se machucar”, explica a advogada Tatiana Viola.
A associação de consumidores diz que as cadeirinhas vendidas no país não são tão seguras quanto as comercializadas na Europa. Por isso, enviou ao Inmetro os resultados dos testes e pediu mais rigor na hora de aprovar as cadeirinhas utilizadas aqui.
Resultados
As cadeirinhas avaliadas: Chicco Key 1x-Plus, Lenox Kinder, Maxi Cosi Priori SPS, Peg Perego Viaggio Uno, Infanti Savile Plus, Galzerano Orion Master 8110, Voyage Cadeira para Auto e Hercules Voyage.
A cadeirinha da marca Chicco foi considerada a melhor no teste. Já a marca Lenox permitiu o deslocamento da criança. Na avaliação de colisão lateral, a Maxi Cosi protegeu bem a cabeça da criança. Já a Infanti permitiu contato da cabeça da criança com a estrutura da porta. A Proteste enviou os resultados do teste ao Inmetro pedindo um regulamento mais rigoroso para a certificação dos equipamentos.
Diante destas informações entrei no site Reclame Aqui e constatei que realmente há muitas reclamações com relação as cadeirinhas da Infanti. De cara já descartei a marca.
Após isto, entrei no site do InMetro para conferir qual grupo a biscoitinha se enquadraria e por quanto tempo ela poderia usar a cadeirinha.
Indicação conforme o tipo de assento
Peso | Tipo de assento | Grupo de massa |
0 a 13 kg | Bebê-conforto | 0+ |
0 a 18 kg | Bebê-conforto conversível em assento de segurança | 0+ e 1 |
0 a 25 kg | Bebê-conforto conversível em assento de segurança | 0+, 1 e 2 |
9 a 18 kg | Assento de segurança | 1 |
9 a 36 kg | Assento de segurança conversível em assento de elevação* | 1, 2 e 3 |
15 a 36 kg | Assento de elevação* | 2 e 3 |
E por fim, saí pesquisando vários modelos em blogs de mães. Peguei os que me pareceram mais interessantes e comecei a pesquisar os preços nos EUA, já que nós estávamos com uma viagem marcada para lá e um dos objetivos, seria adquirir o modelo escolhido por lá.
Dentre os requisitos que busquei para optar por um modelo, os mais importantes foram os seguintes:
1) QUALIDADE: Eu sei que o que vou falar é horrível, mas infelizmente os modelos de cadeirinhas fabricados aqui no Brasil são bem mais frágeis e passam por testes de qualidades muito inferiores dos que são fabricados nos EUA e Europa. Claro que se não há a possibilidade de viajar, temos que optar por um vendido aqui no Brasil e que esteja dentro das nossas possibilidades financeiras.
Caso vc vá comprar este item fora do Brasil, as marcas mais tradicionais são:
* Marcas europeias: Maxi Cosi (Bebé Confort é a “segunda linha” do mesmo grupo empresarial), Peg Perego (Burigotto é a “segunda linha”), Recaro.
* Marcas americanas: Graco, Chicco, Britax, UPPAbaby.
OBS: Apesar da marca Britax ser muito popular nos EUA, ouvi muitas mães reclamando desta cadeirinha pois ela não reclina e a cabeça do bebê fica muito solta.
2) COMPATIBILIDADE: Caber no carro, no banco traseiro do veículo, seja na posição central (ideal se houver cinto de 3 pontos, mas pouco comum) ou lateral, atrás de um dos bancos dianteiros.
Este não foi um critério decisivo pois somos só 3 e um banco traseiro todo para a biscoitinha e confesso que não me preocupei em transportar terceiros (rs....)
3) INSTALAÇÃO: Se tem algo que eu mais AME no bebê conforto que comprei (Chicco KeyFit30), foi a instalação super tranquila dele. E na hora de comprar uma cadeirinha, quis algo que fosse da mesma praticidade.
OBS: Como trocamos de carro e o novo modelo possuiu o sistema ISOFIX (ganchos acoplados à carroceria do veículo), tentei optar por uma cadeirinha que fosse compatível com este sistema. Li em vários lugares que este sistema é muito mais seguro.Esse dispositivo, além de garantir uma fixação muito mais forte – por ser afixado direto na carroceria, ao invés de usar o cinto – é muito mais seguro porque minimiza o erro na instalação.
OBS2: Infelizmente, não são vendidas cadeirinhas com Isofix no Brasil. Maiores Informações AQUI.
OBS3: Modelos de carros que possuem o sistema Isofix. AQUI.
4) SEGURANÇA: Cadeirinha que tenha proteção lateral (SIP ou “side impact protection”).
5) TECIDO: Procurei um modelo que tivesse um tecido "leve". Vi vários modelos meio aveludados.
A biscoitinha sua demais e certamente uma cadeirinha quente, não a deixaria feliz (muito menos eu).
6) RECLINAÇÃO: Pelo que andei vendo, algumas cadeiras são muito eretas e como a biscoitinha,
entra no carro e dorme o soninho dos justos, procurei alguns modelos que tivessem reclinação, assim ela poderia ficar mais "em pé" em passeios curtos, que ela pode aproveitar a paisagem ou então mais deitada para viagens mais longas.
Modelos pesquisados:
1) Graco Snugride
2) Chicco New Zenith 0 – 18kg
http://www.bebestore.com.br/bebestore/produto/cadeira-para-auto-new-zenith-moon-0-a-18-kg-chicco--chicco/4126/
3) Chicco Auto Oasys 2-3 9 a 36 Kg
http://www.bebestore.com.br/bebestore/produto/cadeira-para-auto-oasys-2-3--red-9-a-36-kg--chicco/37827/
Vantagem: Até 36 quilos.
4) Chicco Auto Key 2.3 Paprika - 15 a 36 Kg
Está entre as mais vendidas.
http://www.bebestore.com.br/bebestore/produto/cadeira-para-auto-key-2.3--paprika-15-a-36-kg-chicco--chicco/37208/
5) Chicco Nextfit - 10 a 30 Kg.
http://www.buybuybaby.com/store/product/Chicco-reg-NextFit-trade-Convertible-Car-Seat-in-Intrigue/1041308561?Keyword=Chicco
6) Fisher Price Moonlite - 9 a 36 Kg - possui cinto de segurança de 5 pontos e 3 posições de altura para ajuste. Tem encosto de cabeça, ajustável em 6 posições.
7) Maxi Cosi Pria 70 - 10 a 32 Kg
http://www.buybuybaby.com/store/product/Maxi-Cosi-reg-Pria-70-Convertible-Car-Seat-in-Mineral-Grey/1041012734?Keyword=Maxi-Cosi
Eu acabei optando pelo Maxi Cosi Pria 70. Na verdade, o Chicco Nextfit era o meu preferido, mas tive certa dificuldade em achar nas duas lojas tradicionais de bebês em Orlando e não quis correr o risco de comprar pela Amazon.
O tecido desta cadeirinha não esquenta e um paninho úmido já limpa, ela possui barras laterais, proteção para a cabeça, cinto de 5 pontos, inclinação com 5 posições reclinando bastante ,porta copos, suporta até 36 quilos e sistema Isofix para prender no carro.
Eu estou amando a cadeirinha e apesar da carinha de emburrada da biscoitinha, ela por enquanto ainda não reclamou por ficar "presa" ali. rs......
Espero ter ajudado as mamães que estão para comprar as cadeirinhas de carro.
Beijinhos
* créditos
http://amaequequeroser.wordpress.com
http://www.maesaobra.com.br
http://www.buybuybaby.com
http://www.blogdicasdasamigas.com.br
http://www.bebestore.com.br
5 comentários:
Miguel já anda na cadeira desde 1 ano, pois suas pernas já saiam muito para fora no bebe conforto e ele não cabia lá dentro! Rssss
A que compramos foi da chicco! Gostamos muito!!!
Beijossss
Oi Maitê, gostei muito do post, com óptimas dicas. Concerteza, quando chegar a hora de comprar a cadeirinha do bebezinho que vem a caminho, vou ler as tuas dicas sobre que detalhes olhar com mais atenção. Um óptimo dia para vocês. Beijinhos
Posso ser sincera?! A pessoa sem filhos aqui leu:
"blá blá blá ... (caramba, quanta coisa pra saber)... blá blá blá ... (Pena que não tenho filhos, senão era só pedir o resumão da Tetê)... blá blá blá ... (Será que ela me ajuda quando tiver meu filho e todas essas dúvidas?!)...
Aí vejo a foto da Giulinha que valeu todas as dúvidas e momentos boiando total de quem não tem filhos!!! LINDAAAAA ... E essas pernocas cruzadas então?! Muito charme pra pouca cadeirinha!!!
Tetê, arrasou como sempre!!! Pena só que quando tiver meu filho terão outras 2341234523 marcas e 234235412 pesquisas pra confundir minha cabecinha!!!
Beijosss
Caraca quanta coisa! Quando eu tiver que mudar vou usar a sua pesquisa como base.
Beijocas
Arrasou na pesquisa! Mas tb sou muito chata! Ainda mais qdo é pra seguranca...
A do nic ganhamos entao nem pesquisamos sibre isso... É a graco snugride q vc colocou ate.. :)
Mas arrasou na sua.. Segura e linda!
Postar um comentário