Nosso segundo dia em BH, começou sem chuva e com um solzinho tímido querendo nos fazer feliz (rs....).
A primeira parada foi no Conjunto Arquitetônico da Praça da Liberdade.
Construída na época da fundação da capital, mistura vários estilos, que são o retrato vivo da evolução da cidade.Sofreu várias intervenções durante a sua existência: neoclássico (final do séc. XIX), art-déco (década de 1940), moderno (décadas de 1950 e 1960) e pós-moderno (1980).
Prédio Niemeyer
Projetada para ser o centro do poder executivo, concentra grande parte das Secretarias de Estado e é lá onde fica o Palácio da Liberdade,local onde o Governador despacha.
Além de ser um circuito arquitetônico, a praça tb é conhecida por fazer parte de um circuito cultural. Como mostro no mapa do google abaixo, ao redor da praça, vc encontra vários museus, o CCBB- BH, o edifício Niemeyer, o Palácio da Liberdade (que pode ser visitado) entre outros.
Depois de passear pela Praça e pegar algumas informações no Centro de Apoio ao Turista no CCBB, pegamos um ônibus e fomos para o Mercado Central (fica há uns 5 minutos de ônibus)
Inaugurado em 1929, hoje é um espaço bem organizado, administrado pelos próprios comerciantes e inclui não só produtos alimentícios, mas artesanatos, artigos para casa, comidas típicas e o que eu mais detestei : animais !!!! Nossa, a área em que ficam os stands de animais é fedorento e me deixou irritada ao ver patos e gansos que são animais maiores presos em gaiolas minúsculas. Se eu pudesse, mandava interditar aquilo.
O que falar do restaurante ??? Bonito, gostoso, caro e nada demais. Ok... os garçons eram uma simpatia que só com a biscoitinha. Tentaram agradar a pequena de todas as formas e se encantaram por ela ficar quietinha assistindo Peppa enquanto almoçávamos. Além disso, trouxeram um pratão de ambrosia quentinha que tinha acabado de ser feita. A propósito, para mim,o ponto alto do restaurante, foram os doces. Não tenho nem palavras para dizer o quão divinos eram. Já os pratos quentes.... achei a variedade pequena e o sabor em si, nada demais para os R$ 59,90 pagos por pessoa. Particularmente, eu não voltaria. Prefiro o A Mineira que tem no Rio de Janeiro.
A Praça do Papa pelo que eu li, é uma das mais tradicionais de BH. Point de encontros, seja para passear, brincar ou apenas admirar a paisagem do bairro Mangabeiras e da Serra do Curral. Muitos eventos são realizados no local como por exemplo o Festival de Papagaios e a Casa do Papai Noel. Da Praça, já se tem uma vista muito bonita de BH.
O mirante faz parte do roteiro Mangabeiras, no qual também estão incluídos o Parque das Mangabeiras (que não fomos,apesar de ter lido que é muito lindo), a Rua do Amendoim, a Praça da Bandeira, a Praça do Papa e o Museu do Telefone.
* Informações
-> Palácio da Liberdade
Horário de Funcionamento: Sábados e domingos: das 10h às 15h, com
permanência até as 16h.
É possível fotografar o espaço desde que não se use flash.
Gratuito
Maiores informações: http://circuitoculturalliberdade.com.br/plus/
-> Mercado Central
http://www.mercadocentral.com.br/
-> Mirante das Mangabeiras
Como chegar:
de carro: do alto da Avenida Afonso Pena, na praça do Papa, pegue o acesso para a rua Bady Salum, continue pela rua Pedro José Pardo até a rua J do Mirante, no bairro Mangabeiras.
de ônibus:linhas 4103 ou 4108
Horário de Funcionamento: diariamente das 10 às 22 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário