Como virou tradição, todo início de ano, tiramos alguns poucos diazinhos para conhecer/curtir um pouco dos atrativos que ficam no entorno do quadradinho mais famoso do Brasil.
Já tem um tempo que estávamos querendo conhecer a Chapada, mas eu sempre achei meio inviável percorrer certos locais (trilhas) com uma pequena no colo, então achei realmente melhor esperar. E sinceramente??? Talvez teria esperado mais se não fossem tantos roteiros encorajadores na internet. O fato é que para se chegar na maior parte das Cachoeiras, o trajeto a pé não é fácil. Alguns foram bem complicados e Giulia precisou passar de colo em colo para atingirmos nosso objetivo.
Para quem não conhece, a Chapada dos Veadeiros, Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO,fica há 240 Km de Brasília e as estradas estão em estado perfeito de conservação. Confesso até que tomei um choque por elas estarem tão bem conservadas. Para quem mora fora de Brasília, é preciso pegar um voo para a Capital do Brasil e do aeroporto alugar um carro. Depois é só pegar a BR - 020 e depois de Formosa, pegar a GO -118
Portal de entrada
Eu diria que a melhor época para se conhecer a Chapada, seria na época de chuva (de Outubro a Abril). Nesta época as cachoeiras estão com bastante água e lindas de se ver, mas confesso que deve ser um baita perrengue percorrer as estradas de terra para chegar até a entrada das cachoeiras. Além disso, é preciso ter muito cuidado com as trombas d'água. Na época de seca (Abril/Outubro), os poços das cachoeiras, costumam ficar mais claros e bem bonitos de serem visto. Porém, a água está bem fraca e em algumas, o banho fica inviável. Desta forma, cada um precisa avaliar os prós e os contras da viagem e decidir qual o melhor período.Nós fomos agora em Janeiro e apesar de já estarmos no período das chuvas, tem chovido bem pouco na região, então pegamos as cachoeiras com um pouco mais de água do que o período da seca e não enfrentamos chuvas e perrengues em trilhas. Foi uma questão de sorte.
Para a nossa hospedagem de 4 dias, optamos pela Pousada Camelot. Foi indicação de alguns amigos e como o preço estava interessante, acabamos optando por ela.
Porta dos quartos com nome dos cavalheiros (se clicar em cima da foto, a visualização fica melhor)
Nosso roteiro foi o seguinte:
Dia 1 : Manhã - Saída de Brasília
Tarde - Cachoeira dos Cristais
Dia 2 : Manhã e Tarde - Vale Dourado
Dia 3 : Manhã - Cachoeira São Bento
Tarde - Vale da Lua
Dia 4: Manhã - Cachoeira Loquinhas
Tarde - Volta para Brasília
Existem inúmeras cachoeiras e atividades ao ar livre para fazer na Chapada. Acho que uma semana por lá é pouco. Mas, esta foi nossa primeira vez por lá e sendo bem pertinho de Brasília, dá para voltar mais vezes. Como estávamos com amigos, acabamos optando pelas cachoeiras mais perto da cidade e algumas das mais tradicionais (para reconhecimento de território).
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
1) Leve dinheiro em espécie. Todas as entradas para as cachoeiras são pagas em dinheiro e vários estabelecimentos da cidade não aceitam cartão de crédito. As que aceitam, ainda se sujeitam a internet que é péssima por lá.
2) Imprescindível tomar a vacina de febre amarela. Tome 10 dias antes da viagem.
3) Caso precise abastecer o carro, existe posto em Alto Paraíso e em Cavalcante. Não há postos em São Jorge.
4) Leve sempre na mochila, garrafa de água, repelente, protetor solar, uma muda de roupa e lanche. Não sou todas as cachoeiras que tem infra estrutura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário