terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Chapada dos Veadeiros - Parte 1

Mesmo ainda faltando muitos roteiros das viagens que fizemos na temporada morando em Barcelona, resolvi dar uma pausa neles e contar um pouquinho como foi a nossa experiência na Chapada dos Veadeiros.

Como virou tradição, todo início de ano, tiramos alguns poucos diazinhos para conhecer/curtir um pouco dos atrativos que ficam no entorno do quadradinho mais famoso do Brasil.

Já tem um tempo que estávamos querendo conhecer a Chapada, mas eu sempre achei meio inviável percorrer certos locais (trilhas) com uma pequena no colo, então achei realmente melhor esperar. E sinceramente??? Talvez teria esperado mais se não fossem tantos roteiros encorajadores na internet. O fato é que para se chegar na maior parte das Cachoeiras, o trajeto a pé não é fácil. Alguns foram bem complicados e Giulia precisou passar de colo em colo para atingirmos nosso objetivo.

Para quem não conhece, a Chapada dos Veadeiros, Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO,fica há 240 Km de Brasília e as estradas estão em estado perfeito de conservação. Confesso até que tomei um choque por elas estarem tão bem conservadas. Para quem mora fora de Brasília, é preciso pegar um voo para a Capital do Brasil e do aeroporto alugar um carro. Depois é só pegar a BR - 020 e depois de Formosa, pegar a GO -118

São 3 cidades principais que servem como base para se hospedar: Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante. Destas 3 cidades, a que tem uma melhor estrutura para o turista é Alto Paraíso e por isto escolhi me hospedar nela. A cidade é mínima, porém conta com um mercadinho que atende as necessidades, bancos (vi o BB, Itaú e CEF), várias lojas, bares e restaurantes. Existe uma rua principal e é nela onde vc encontra o Centro de Informações ao Turista, parada obrigatória para pegar os mapas, infos das cachoeiras e maiores informações. Li em vários locais que contratar um guia era quase que obrigatório. Nós fizemos tudo sozinhos e graças as ótimas sinalizações, não tivemos problema algum.

Portal de entrada

Eu diria que a melhor época para se conhecer a Chapada, seria na época de chuva (de Outubro a Abril). Nesta época as cachoeiras estão com bastante água e lindas de se ver, mas confesso que deve ser um baita perrengue percorrer as estradas de terra para chegar até a entrada das cachoeiras. Além disso, é preciso ter muito cuidado com as trombas d'água. Na época de seca (Abril/Outubro), os poços das cachoeiras, costumam ficar mais claros e bem bonitos de serem visto. Porém, a água está bem fraca e em algumas, o banho fica inviável. Desta forma, cada um precisa avaliar os prós e os contras da viagem e decidir qual o melhor período.

Nós fomos agora em Janeiro e apesar de já estarmos no período das chuvas, tem chovido bem pouco na região, então pegamos as cachoeiras com um pouco mais de água do que o período da seca e não enfrentamos chuvas e perrengues em trilhas. Foi uma questão de sorte.

Para a nossa hospedagem de 4 dias, optamos pela Pousada Camelot. Foi indicação de alguns amigos e como o preço estava interessante, acabamos optando por ela.

A pousada é temática e em todos os detalhes nos remetem ao "reino de Camelot". Até as portas dos quartos, fazem referência aos Cavalheiros.

Sala de café da manhã

Porta dos quartos com nome dos cavalheiros (se clicar em cima da foto, a visualização fica melhor)

Eu indico demais o local. Funcionários atenciosos, quartos confortáveis, piscina, ofurô, pertíssima da rua principal da cidade, café da manhã simples (sem grandes variedades) mas bem gostoso e reposto constantemente.

Nosso roteiro foi o seguinte:

Dia 1 : Manhã - Saída de Brasília
            Tarde - Cachoeira dos Cristais

Dia 2 : Manhã e Tarde - Vale Dourado

Dia 3 : Manhã - Cachoeira São Bento
            Tarde - Vale da Lua

Dia 4: Manhã - Cachoeira Loquinhas
           Tarde - Volta para Brasília

Existem inúmeras cachoeiras e atividades ao ar livre para fazer na Chapada. Acho que uma semana por lá é pouco. Mas, esta foi nossa primeira vez por lá e sendo bem pertinho de Brasília, dá para voltar mais vezes. Como estávamos com amigos, acabamos optando pelas cachoeiras mais perto da cidade e algumas das mais tradicionais (para reconhecimento de território).

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

1) Leve dinheiro em espécie. Todas as entradas para as cachoeiras são pagas em dinheiro e vários estabelecimentos da cidade não aceitam cartão de crédito. As que aceitam, ainda se sujeitam a internet que é péssima por lá.

2) Imprescindível tomar a vacina de febre amarela. Tome 10 dias antes da viagem.

3) Caso precise abastecer o carro, existe posto em Alto Paraíso e em Cavalcante. Não há postos em São Jorge.

4) Leve sempre na mochila, garrafa de água, repelente, protetor solar, uma muda de roupa e lanche. Não sou todas as cachoeiras que tem infra estrutura.