quinta-feira, 9 de julho de 2020

Aracaju - parte 3

Nosso terceiro dia começou com um city tour pela cidade, o que foi sinal foi bem engraçado. Enquanto o passeio para Mangue Seco, tivemos um ônibus cheio de turistas, para o City Tour fomos de carro totalmente sozinhos. De acordo com o guia que dirigiu o carro e foi nos contando um pouco mais sobre a cidade, o tour por Aracaju não é muito procurado o que achei uma pena pq visitamos lugares muito legais.

O passeio começou por áreas que  estão sendo completamente destruídas pelo mar que pede seu espaço de volta. O interessante foi que apenas paramos lá por sermos só nós 3. O local não é atração turística e já achei vantagem do tour "privativo".  Seguindo o passeio, passamos pelo Calçadão Formosa Aracaju e confesso que mais uma vez fiquei encantada com a conservação das áreas públicas.







De lá, chegamos ao Monumento Personagens sergipanos que simplesmente achei lindo. O guia nos explicou o quanto os moradores não gostaram da ideia e do valor astronômico que foi gasto com este monumento, porém para nós turistas... achei lindo !!! Em cada estátua uma plaquinha explicativa sobre a importância do personagem.  O monumento Personagens Sergipanos fica bem em frente Museu da Gente Sergipana que também é um lugar fantástico que falarei um pouco mais para frente, pois só visitamos ele no dia seguinte.






Paradinha rápida para algumas fotos na nova ponte Ponte João Alves e seguimos para o Parque da Cidade onde fica o teleférico da cidade (que não estava funcionando no dia). No parque da Cidade é onde fica o Mirante Nossa Senhora da Conceição. A vista seria perfeita caso cortassem o mato gigante que tem em volta. Uma pena um lugar tão bonito está abandonado. 






Nossa próxima parada foi na Igreja da Colina Santo Antônio que também tem uma vista bem bonita da cidade, sem falar que a Igreja também é uma gracinha.





Passamos também pela Catedral que estava em reforma e seu belos vitrais também estavam em manutenção.


Bem ali pertinho, fica o Centro de Turismo onde vi as rendas mais lindas da vida. As rendeiras de Aracaju confeccionam a Renda Irlandesa que é considerado Patrimônio Imaterial do Brasil desde 2009. A presença do lacê (um cordão achatado, sedoso e flexível) é o que diferencia, de forma mais visível, a renda irlandesa de outras formas de renda produzida no Brasil. E posso dar a minha opinião pessoal??? Que trabalho belíssimo !!! Acabei comprando alguns caminhos de mesa para a minha casa e se pudesse comprava muitos outros.







De lá fomos conhecer o Mercado Municipal e eu que nem gosto de passear neste lugares, só lamentei de não ter comprado uma mala extra na franquia da empresa aérea. rs....
O local tem vários restaurantes de comida típica, lojinhas de artesanato e lojinhas de delícias locais. 







Depois de algum bom tempo passeando pelo mercado, voltamos para o carro e rodamos mais um pouco pela cidade e nosso city tour terminou na Passarela do Caranguejo, lugar cheio de bares e restaurantes que fica simplesmente lotado e animado durante a noite. Nós ficamos por lá, pois tenho uma grande amiga que apesar de morar em Brasília, veio de Aracaju e gentilmente a mãe dela se ofereceu de nos levar para passear em alguns lugares que turistas tradicionais não costumam ir. E posso confessar??? Adoro conhecer lugares não tradicionais. Neles ficam as melhores experiências.


Já acompanhados de nossa super guia, fomos almoçar no tradicionalíssimo O Miguel, que desde 1989 serve uma deliciosa carne de sol com um cremoso pirão de leite e farinha. Nossa, só posso dizer uma coisa: Que delícia !!! Apenas vá. Vale muito a pena. Ficamos por horas lá batendo papo. 



Do restaurante fomos conhecer a Orla do Pôr do Sol. Um lugar super gracinha com um grande deck onde funcionam quiosques com bebidas e tira gostos.




Mais uma voltinha pela cidade, terminamos nosso passeio na Casa Alemã, tradicional confeitaria da cidade. O lugar é lindo e tem cada torta... e assim terminou nosso passeio delicioso.





Nenhum comentário: