1-
Não demore semanas para responder um pedido de
cotação. Lembre-se que este alguém que está pedindo orçamento para você, está
enviando vários outros e-mails com o mesmo pedido para outros fornecedores
principalmente para ter noção de preços e serviços. Demora excessiva conta
pontos negativos
2-
Se você promete entregar a mercadoria em X dias,
1 ou 2 dias de atraso é tolerável. Uma semana pode ser contornável. Mais que
isto é absurdo e abusivo!
3-
Não entregue um produto de qualquer jeito. Se
você não tem como cumprir com a entrega no prazo estipulado, converse com o
cliente. Mas não deixe para fazer isto na véspera da entrega do pedido, você
certamente deixará o cliente sem uma segunda opção principalmente se ele tiver
pressa. O que não dá é você entregar produtos mal feitos, tortos, mal colados...
4-
Não adianta responder o e-mail de um cliente “reclamando”
do tema escolhido. Você não faz ? Ok. Invente alguma desculpa ou diga que a
data não está mais disponível. Ninguém troca o tema ou a cor de alguma festa
porque você fornecedor acha o tema difícil, feio, trabalhoso e etc.
5-
Se a pessoa avisa que quer fechar com você, pelo
menos a partir de agora, seja mais atencioso. Já fiquei 15 dias esperando uma
pessoa confirmar o meu pedido. Claro que ele foi cancelado por mim logo após o
contato.
6-
Não custa nada você tirar pelo menos 1 hora a
cada dois dias para responder pedidos de orçamentos ou fechamentos. Ninguém é
obrigado a passar o dia na internet, mas nada que um pouco de organização não
resolva o problema
7-
Não fale mal de clientes pelas redes sociais. Isto
é feio demais. Tenho visto verdadeiras barbaridades. Existem clientes sem
noção, mal educados, apressados e apreensivos? Sim. Mas a partir do momento que
você escolheu trabalhar com o público,
cabe a você ter paciência e educação para responder as perguntas e
principalmente jogo de cintura para contornar certas situações.
8-
Não pegue milhares de festas por semana. O
produto final certamente não terá a mesma qualidade e com certeza alguém vai
sair bem irritado, fora que você estará destruindo o sonho de alguma pessoa.
9-
Não fique justificando o valor do seu produto.
Outro dia vi uma fornecedora justificando o seu preço porque tinha muita gente
reclamando. Falar que gasta X, Y e Z em farinha, ovos, manteiga e etc, só fez
com que ela provasse por A mais B que o lucro dela estava acima dos 250%.
Ninguém está interessado nos seus gastos e trabalho. Cliente quer preço. Diga o
seu e dê desconto se quiser ... se o cliente não gostar, ele vai procurar outro
fornecedor. Ponto
10-
Se por algum motivo muito sério você não
puder cumprir com a encomenda, tenha um
plano B ou algum outro profissional do seu gabarito que possa assumir o seu
contrato. É uma tristeza contratarmos determinado produto, o fornecedor ter algum
problema e entregar algo mal feito, ruim e completamente diferente com o que
acordado.
11-
No dia da festa, não importa a sua função,
receba todos os convidados com educação cordialidade e sorriso no rosto. Faça o melhor evento possível principalmente
se a festa for para crianças. Não existe nada mais gostoso do que ver crianças
felizes. Há pouco tempo atrás li um caso de um mágico de falou palavrões e fez
uma criança chorar.
12-
Por último, entenda, a sua falta de
profissionalismo pode destruir o meses de planejamento para a realização de
algum sonho. Passei por isto no batizado da minha filha e foi extremamente
frustrante para mim.
Escrevi esta listinha baseada na minha última experiência, caso vc tenha algum outro item a acrescentar,me avise que adiciono ao post.
Beijinhos
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