quinta-feira, 11 de julho de 2013

Regras básicas para quem é fornecedor ou trabalha com o público.

Regras básicas para quem é fornecedor ou trabalha com o público (criada por mim)



1-      Não demore semanas para responder um pedido de cotação. Lembre-se que este alguém que está pedindo orçamento para você, está enviando vários outros e-mails com o mesmo pedido para outros fornecedores principalmente para ter noção de preços e serviços. Demora excessiva conta pontos negativos
2-      Se você promete entregar a mercadoria em X dias, 1 ou 2 dias de atraso é tolerável. Uma semana pode ser contornável. Mais que isto é absurdo e abusivo!
3-      Não entregue um produto de qualquer jeito. Se você não tem como cumprir com a entrega no prazo estipulado, converse com o cliente. Mas não deixe para fazer isto na véspera da entrega do pedido, você certamente deixará o cliente sem uma segunda opção principalmente se ele tiver pressa. O que não dá é você entregar produtos mal feitos, tortos, mal colados...
4-      Não adianta responder o e-mail de um cliente “reclamando” do tema escolhido. Você não faz ? Ok. Invente alguma desculpa ou diga que a data não está mais disponível. Ninguém troca o tema ou a cor de alguma festa porque você fornecedor acha o tema difícil, feio, trabalhoso e etc.
5-      Se a pessoa avisa que quer fechar com você, pelo menos a partir de agora, seja mais atencioso. Já fiquei 15 dias esperando uma pessoa confirmar o meu pedido. Claro que ele foi cancelado por mim logo após o contato.
6-      Não custa nada você tirar pelo menos 1 hora a cada dois dias para responder pedidos de orçamentos ou fechamentos. Ninguém é obrigado a passar o dia na internet, mas nada que um pouco de organização não resolva o problema
7-      Não fale mal de clientes pelas redes sociais. Isto é feio demais. Tenho visto verdadeiras barbaridades. Existem clientes sem noção, mal educados, apressados e apreensivos? Sim. Mas a partir do momento que você escolheu  trabalhar com o público, cabe a você ter paciência e educação para responder as perguntas e principalmente jogo de cintura para contornar certas situações.
8-      Não pegue milhares de festas por semana. O produto final certamente não terá a mesma qualidade e com certeza alguém vai sair bem irritado, fora que você estará destruindo o sonho de alguma pessoa.
9-      Não fique justificando o valor do seu produto. Outro dia vi uma fornecedora justificando o seu preço porque tinha muita gente reclamando. Falar que gasta X, Y e Z em farinha, ovos, manteiga e etc, só fez com que ela provasse por A mais B que o lucro dela estava acima dos 250%. Ninguém está interessado nos seus gastos e trabalho. Cliente quer preço. Diga o seu e dê desconto se quiser ... se o cliente não gostar, ele vai procurar outro fornecedor. Ponto
10-   Se por algum motivo muito sério você não puder  cumprir com a encomenda, tenha um plano B ou algum outro profissional do seu gabarito que possa assumir o seu contrato. É uma tristeza contratarmos determinado produto, o fornecedor ter algum problema e entregar algo mal feito, ruim e completamente diferente com o que acordado.
11-   No dia da festa, não importa a sua função, receba todos os convidados com educação cordialidade e sorriso no rosto.  Faça o melhor evento possível principalmente se a festa for para crianças. Não existe nada mais gostoso do que ver crianças felizes. Há pouco tempo atrás li um caso de um mágico de falou palavrões e fez uma criança chorar.
12-   Por último, entenda, a sua falta de profissionalismo pode destruir o meses de planejamento para a realização de algum sonho. Passei por isto no batizado da minha filha e foi extremamente frustrante para mim.

 Escrevi esta listinha baseada na minha última experiência, caso vc tenha algum outro item a acrescentar,me avise que adiciono ao post.

Beijinhos



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