Desde que você esteja de carro, é possível fazer o passeio por conta própria e escolher seus pontos de paradas. Nós optamos por contratar uma empresa por pura questão de comodidade. Fiquei meio arrependida, pois a comodidade teve um certo custo de ser levada a lugares que não gostei. Foram mais de 12 horas de passeio e um sobe e desce interminável do ônibus de turismo.
Em todas as empresas que cotei na época, a média dos passeios estavam custando uma média de 200 reais por pessoa. E aí entra o fator economia. Pesquisei muito, comparei muito e acabei comprando um passeio com a Shutz Turismo em um desses sites de compras coletivas (laçador de ofertas). Os passeios eram todos iguais, diferiam apenas na vinícula que iriam visitar (geralmente Garibaldi ou Tonet). Como a Shutz prometia levar na Garibaldi e eu queria visitar esta vinícula... fechei com eles pelo preço de 129 reais por pessoa.
O passeio começou com a empresa de turismo indo nos buscar no hotel às 6 da manhã e de lá fomos (dormindo) até Bento Gonçalves de onde partia o trem. Ingressos entregues pelo guia, fomos nos acomodar dentro do trem. Por "sorte", o nosso vagão era o vagão original da Maria Fumaça (os demais foram reformados e remodelados com o tempo).
Vagão original Vagão reformado
A loja de queijos fica em frente a fábrica da Tramontina. É muito boa, porém minúscula para atender aos inúmeros ônibus de turismo que param na fábrica da Tramontina. Muito gente, tumulto, filas... não consegui ficar nem 2 minutos lá dentro e resolvi me concentrar na loja da Tramontina. A loja é boa?? É. Você encontra muitos produtos que dependendo da onde você mora, dificilmente encontrará. Mas os preços não tem nada de competitivos e/ou atraentes. Acabei comprando apenas alguns itens por serem exatamente diferentes do que costumo encontrar por Brasília.
Do almoço, seguimos para nossa penúltima parada (já contaram quantas vezes subimos e descemos????), visita a vinícola Tonet. Pois é... para quem queria Garibaldi... foi meio decepcionante, inclusive pq a guia da vinícola não esperou todos descerem e eu como estava carregando uma criança dormindo no colo.... fui uma das últimas a descer e quando me aproximei do grupo para ouvir as explicações perto das parreiras... eles já se encaminhavam para os tonéis... e minutinhos depois... degustação de vinho. Acabei experimentando dois tipos de vinhos, mas não gostei de nenhum.
E de lá, enfim... nos dirigimos a Gramado... já passavam das 19 horas quando chegamos no hotel.
O passeio valeu super apena por causa do passeio de trem e da Epopéia Italiana. Caso um dia retorne, farei o passeio por conta própria e escolhendo as minhas paradas.
Para quem quiser comprar os ingressos e fazer somente o passeio de Maria Fumaça:
https://www.giordaniturismo.com.br/mariafumaca/
É preciso comprar com antecedência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário