segunda-feira, 14 de abril de 2014

Em busca da escolinha


Senta, relaxa,  que lá vem um mega post, porque começou o meu dilema !!! rs....

Depois de quase dois anos agarrada a minha biscoitinha, chegou a hora de começar a procurar uma creche ou uma escolinha para ela começar a interagir mais com outras crianças.

Meu primeiro passo foi pesquisar na internet. Não tenho muitos contatos por aqui com filhos mais ou menos na idade da biscoitinha, então me cadastrei no e-family e comecei a saga, ou seria filme de terror ??? É ... comecei a ficar meio apavorada com os relatos de pais e mães.  Imagina vc deixar a sua filha, cuidada a pão de ló e um creche e ela voltar para a casa cheia de cortes do arame farpado que fica em volta da casa ? Ou então vc deixa em um local com a área da piscina totalmente vulnerável (por mais que me digam que não tem perigo ... eu sei bem o que tenho dentro de casa, e posso garantir ... para a biscoitinha, nada é seguro demais !!!! Ela já sabe abrir TODAS as travas de segurança que coloquei nas portas e gavetas e o próximo passo e conseguir abrir o portão que comprei para isolar a cozinha da criança). Outro ponto importante ... tem jardim ? Pedras !!!! Como assim, uma creche não se dá conta que tem pedras na sua grama ??? E por aí vai ... 

Li muito ... muito mesmo. E após uma seleta listinha cheguei a algumas conclusões do que eu queria e do que eu não queria.

Apesar de ser mais em conta, aboli a ideia de creche. De todas as que procurei, nenhuma delas me encantou pelo espaço. Eram simplesmente casas, com alguns brinquedinhos e crianças (a que não era ... tinha o tal arame farpado no meio da cerca viva que comentei acima). Com exceção das crianças ... pagar para a biscoitinha ficar trancada em uma casa ... eu deixo ela em casa comigo. Garanto que ela vai se divertir muito mais.

Todos os lugares que tinham piscina, foram abolidos também. Pesquisei uma escolinha super bem indicada na região onde moro, mas depois de ler uma mãe falando que foi visitar o local e a tia estava no celular (provavelmente no vício chamado facebook) ao invés de olhar as crianças que brincavam perto da piscina ... nem cogitei visitar.

Ok, metade dos meus leitores e das minhas leitoras, devem estar me chamando de neurótica e concordo que me senti exatamente deste jeito durante esta semana, mas se vc pensar friamente ... podemos impedir nossos filhos de se machucarem ? Não. Podemos proteger nossos filhos do mundo? Não. Mas podemos nos cercar de certas seguranças. Do jeito que já vi casos de bebês e crianças morrendo afogadas aqui no DF e em GO ... prefiro pagar natação por fora e acompanhar as aulas.

Voltando ... dentre as opções que procurei, acabei optando por matricular a biscoitinha em alguma escolinha, por conta da infra estrutura, do espaço e das atividades.  E caí para trás com o preço que esta escolha vai me custar.

A média dos preços que encontrei por aqui giram em torno de 1100 a 1300 reais. Na verdade, a que eu queria MESMO, está custando “apenas” R$ 1550,00 fora lanche, material, uniforme e uma taxinha extra que a escola cobra uma vez por ano. 

Então acabei optando por outras duas opções mais “em conta”. Uma escolhinha eu fui conhecer na Sexta e me apaixonei. Focada em bebês e crianças pequenas ( 1 ano e 3 meses até 5 anos), toda colorida, lúdica, cheia de brinquedos, 1 professora mais 1 assistente para cada 3 crianças (confirmado por mim ao visitar as salinhas de aula dos pequenininhos), aulinhas de músicas, educação física e a partir dos dois anos, balé (judô para os meninos), inglês (professores da Cultura Inglesa vão até o colégio dar aula para as crianças) e aulas de lego (que no futuro virarão aulas de robótica).

Aí vc pensa ... inglês para crianças de 2 anos ??? Balé para crianças de 2 anos ??? Dinheiro jogado no lixo certo ? Pode ser ... mas eu, Maitê, acho importante o contato da criança com outras línguas e movimentos. Além disso, não posso negar que morri de amores ao ver o ensaio das criancinhas de 3 anos para a apresentação da Páscoa. Coisa mais linda ver as baixinhas com roupinha rosa de balé !!! rs.......

A outra escolhinha, é super bem indicada por pais da cidade que moro, porém, a pediatra da biscoitinha acabou de colocar o filho dela lá e é só reclamações ... uma delas, foi ver o filho chegar em casa, reclamando que a tia tinha mordido ele. Um pé e meio atrás com esta escola... mas como só escutei reclamações dela ... estou tentando dar um voto de confiança. (mas confesso que anda complicado dar este voto ... estou há 3 dias tentando ligar para saber que horas eu poderia ir lá conhecer o espaço, mas ninguém atende o telefone).

Diante de tudo que escrevi ... vou passar para vcs todas as dicas que reuni em relação ao que deve ser observado por nós papais e mamães ao visitar o local onde vamos deixar nossos pequenos.

Entrada: verifique se o acesso é controlado. É recomendável que tenha alguém responsável pela portaria. Verifique se o responsável pela portaria tem contato com as pessoas autorizadas para buscar a criança. Será mais fácil dela identificar estranhos. 

Área externa: verifique os muros e/ou cercas. Em caso de cercas, avalie a vizinhança e possibilidade da entrada de pessoas por estas cercas. Na área ao ar livre, verifique se tem toldos para proteger do excesso de sol e/ou chuvas. Eu acho importante ter área ao ar livre para as crianças brincarem. No caso de tanque de areia, pergunte sobre o tratamento desta área. Precisa ser uma areia especial contra fungos (a coordenadora da escolinha que fui visitar quem me falou sobre isto).

Cozinha:  No caso de refeições dadas pela escolinha e/ou creche, avalie as condições de higiene da cozinha, o local onde armazenam  os alimentos e o vestuário das manipuladoras (touca, luvas e etc).

Cardápio:  Avalie se são oferecidos frutas, verduras e legumes diversos e como é feita a higienização destes alimentos.

Sala de aula: a sala deve ser  limpa e organizada. Pergunte sobre a exposição do sol, da ventilação, se há lugar para as crianças guardarem seus pertences e o principal ... se as janelas tem telas de proteção. As tomadas também devem estar longe do alcance das crianças ou protegidas. Se tiver TV, pergunte a que horas ela fica ligada. TV o dia inteiro não é indicado.

Professores:  Não sei a quantidade ideal de professores. Pelo que me foi passado e visto na escolinha que visitei. Para crianças de 1 a 2 anos, temos `professora e uma assistente para cada 3 crianças.

Sonecas: Pergunte sobre os horários de soneca, se há colchões para todas as crianças da turminha e no caso da creche possuir berços, pergunte sobre a periodicidade da troca dos lençóis (que devem ser passados). Os berços precisam ter selo do INMETRO.

Banheiros:  Atenção ao sabonete, papel toalha e papel higiênico. Avalie o número de banheiro para o número de crianças. Verifique se está limpo. Avalie se há vasos sanitários adequados para as crianças. Para os bebês, devem haver cubas para o banho ou banheiras.

Telefone: ligue para a escola, mais de uma vez, e verifique se demoram muito a atender o telefone. Pode ser angustiante quando você desejar informações sobre o seu filho.

Atendente: avalie se é educada e prestativa. Tem atendente que só mostra a escola depois de verificar se você tem noção do preço da mensalidade ou é ríspida, quando você vai visitar em horários não agendados.

Recreio: Verificar que o horário de "recreio" das crianças, são em horários diferentes para cada idade. Eu não acho legal crianças grandes com as pequeninhas no mesmo espaço.

Adaptação da criança

Rotinas: solicite a programação das atividades e verifique se está sendo cumprida. Atividades de música, judô, karate, capoeira, natação e psicomotricidade devem ser ministradas por profissional competente, verifique se há estes profissionais na escola.

Piscina: Muita atenção neste item. A piscina tem que ficar fechada.

Técnico de enfermagem: preferencialmente que tenha uma profissional da área para ministrar medicamentos ou medir temperaturas.

Grama: se tiver, pois poucas tem,
deve ser sempre aparada para não servir de abrigo para animais, pedras ou algum objeto perfurante.

Troca de fraldas: não deve ter horário fixo para esta atividade. As fraldas devem ser trocadas, tão logo, estejam cheias. 






2 comentários:

Marta disse...

Tetê, os preços aqui no Rio tb são assim. A escola do Miguel é 1.100 e ele só estuda na parte da manha.
Não dorme lá e nem almoça. Tem lanche que eu mesma mando. A escola e grande e bem organizada. Não tem piscina e as crianças ficam sempre seguras. Tem uma professora e outra assistente. E uma moça para trocar as fraldas e levar a galera ao banheiro para lavar as mãos. O espaço e ótimo. Eles tem aula de música e psico motricidade. Espero que v encontre uma para essa lindona do jeito que vcs querem!!! Beijos

Amor desde infância disse...

e mt difícil escolher a melhor escolinha na escolha a segurança e mt importante mais da uma dozinha ter q deixar ir na crehe srrs um bj!