quarta-feira, 14 de junho de 2017

Passeio de Maria Fumaça - Serra Gaúcha

Nosso quarto dia em terras gaúchas foi totalmente dedicado ao famoso passeio de Maria Fumaça na região conhecida como Vale dos Vinhedos, que abrange os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

Desde que você esteja de carro, é possível fazer o passeio por conta própria e escolher seus pontos de paradas. Nós optamos por contratar uma empresa por pura questão de comodidade. Fiquei meio arrependida, pois a comodidade teve um certo custo de ser levada a lugares que não gostei. Foram mais de 12 horas de passeio e um sobe e desce interminável do ônibus de turismo.

Em todas as empresas que cotei na época, a média dos passeios estavam custando uma média de 200 reais por pessoa. E aí entra o fator economia. Pesquisei muito, comparei muito e acabei comprando um passeio com a Shutz Turismo em um desses sites de compras coletivas (laçador de ofertas). Os passeios eram todos iguais, diferiam apenas na vinícula que iriam visitar (geralmente Garibaldi ou Tonet). Como a Shutz prometia levar na Garibaldi e eu queria visitar esta vinícula... fechei com eles pelo preço de 129 reais por pessoa.



O passeio começou com a empresa de turismo indo nos buscar no hotel às 6 da manhã e de lá fomos (dormindo) até Bento Gonçalves de onde partia o trem. Ingressos entregues pelo guia, fomos nos acomodar dentro do trem. Por "sorte", o nosso vagão era o vagão original da Maria Fumaça (os demais foram reformados e remodelados com o tempo).

                                              Vagão original                       Vagão reformado

O passeio dura aproximadamente 2 horas e onde percorremos 23 Km de trilhos. Durante todo o percurso um funcionário da empresa prestadora do serviço de trem, nos explica curiosidades e conta histórias sobre a colonização local. Além disso temos pequenas apresentações teatrais e shows de músicas regionais.





A primeira parada do trem é em Garibaldi, onde acontece degustação de espumante, vinho e suco de uva, ao som de música gaúcha e italiana.



A segunda e última parada é em Carlos Barbosa onde desembarcamos e seguimos rumo a visita a Fábrica Tramontina e a visita a loja de queijos Fetina de Formaio.


A loja de queijos fica em frente a fábrica da Tramontina. É muito boa, porém minúscula para atender aos inúmeros ônibus de turismo que param na fábrica da Tramontina. Muito gente, tumulto, filas... não consegui ficar nem 2 minutos lá dentro e resolvi me concentrar na loja da Tramontina. A loja é boa?? É. Você encontra muitos produtos que dependendo da onde você mora, dificilmente encontrará. Mas os preços não tem nada de competitivos e/ou atraentes. Acabei comprando apenas alguns itens por serem exatamente diferentes do que costumo encontrar por Brasília.




Saindo da fábrica da Tramontina, fomos assistir a Epopéia Italiana: um "parque" temático que conta a história de 2 imigrantes italianos rumo a uma nova vida no Brasil. São 9 cenários, em tamanho real, com um show de luzes e som. No final, somos convidados a degustar (novamente), suco de uva, vinhos e biscoitos.







O espetáculo dura 30 minutinhos e vale muito a pena.


Saindo de lá e mais um vez dentro do ônibus, fomos rumo a Bento Gonçalves, onde almoçamos no Via del Vino. Um buffet a kilo que já estava incluso no preço do passeio. Chegamos tarde e achei a variedade de comida bem escassa.





Do almoço, seguimos para nossa penúltima parada (já contaram quantas vezes subimos e descemos????), visita a vinícola Tonet. Pois é... para quem queria Garibaldi... foi meio decepcionante, inclusive pq a guia da vinícola não esperou todos descerem e eu como estava carregando uma criança dormindo no colo.... fui uma das últimas a descer e quando me aproximei do grupo para ouvir as explicações perto das parreiras... eles já se encaminhavam para os tonéis... e minutinhos depois... degustação de vinho. Acabei experimentando dois tipos de vinhos, mas não gostei de nenhum.





De volta ao ônibus... lá fomos nós para a última parada: malharias em Nova Petrópolis. E esta parada foi outra decepção. Paramos em um centrinho comercial com lojas de todos os tipos: sapatos, malhas, lanchonete, cremes hidratantes... e nada me chamou a atenção também.

E de lá, enfim... nos dirigimos a Gramado... já passavam das 19 horas quando chegamos no hotel.

O passeio valeu super apena por causa do passeio de trem e da Epopéia Italiana. Caso um dia retorne, farei o passeio por conta própria e escolhendo as minhas paradas.

Para quem quiser comprar os ingressos e fazer somente o passeio de Maria Fumaça:

https://www.giordaniturismo.com.br/mariafumaca/

É preciso comprar com antecedência.


Nenhum comentário: