quarta-feira, 4 de março de 2020

Weikersheim

Depois que saímos de Nuremberg, voltamos para a Rota Romântica para conhecermos as outras duas cidades que tínhamos escolhido passar:  Weikersheim e Würzburg, antes de finalizarmos a viagem em Frankfurt.

De Nuremberg até Weikersheim são aproximadamente 90 km, mais ou menos 1 hora e 20 min.

A pequena cidade foi documentada pela primeira vez em 837, ganhando o status de cidade apenas em 1313. É uma pequena cidade que pode ser visitada em apenas meio dia. Sua principal atração é o 

Schloss Weikersheim. Mas percorrer suas ruazinhas e observar as construções medievais bem preservadas considero uma atração a parte.




Estacionamos o carro em um parking fora da cidade medieval e confesso que só encontramos este estacionamento pq o gps mostrou. Era bem escondidinho mas com localização excelente pois já saímos pertinho do primeiro ponto turístico da cidade, o Gänsturm. Uma torre gótica que fazia parte do portão de entrada da cidade, mas que foi destruída nos últimos dias da 2ª Guerra Mundial, sendo reconstruída apenas em 2003 ! Hoje abriga o o Stadtmuseum (Museu da Cidade).


Caminhando mais um pouquinho, chegamos na Marktplatz, a praça principal da cidade. É nela que fica a  Evangelische Stadtkirche St. George (Igreja Protestante de São Jorge), construída 1419 e 1425 em estilo gótico.





Nesta mesma praça fica a Rathaus, prefeitura da cidade, construída entre 1709 e 1711, o 

Tauberländer Dorfmuseum que conta como era, no passado, a vida rural na região e no centro da Praça, chamando a atenção fica a fonte construída em 1768, em estilo rococó.


Passando pela Praça, já chegamos ao Schloss Weikersheim, construído no século 16 pelo Conde Wolfgang II de Hohenlohe. O Castelo em estilo renascentista possui um jardim magnífico, que ganhou o apelido de Versalhes de Hohenlohe.





No jardim, além das estátuas de Apollo e Diana, há a galeria dos gnomos com mais de 50 estátuas que são caricaturas dos empregados dos castelos, desde a camareira até o conselheiro particular, uma homenagem bem-humorada do Conde Carl Ludwig de Hohenlohe. 













Existem 2 tipos de ingressos para o visitar o Castelo, o mais completo engloba o interior do palácio e os jardins, e é realizado através de um tour guiado. Ele custa 6,50 euros por pessoa. O outro ingresso, pode-se visitar apenas os jardins e o pátio interno do palácio ( que foi a nossa opção). Este ingresso mais simples, também dava direito a exposição de alquimia  já que o conde Wolfgang II Von Hohenlohe, que morou no palácio, possuía um laboratório no local. 

O ingresso apenas para os jardins custa 2,50 euros no período de 01 de novembro à 31 de março e 3,50 euros no período de 01 de abril à 31 de outubro. (preços de Abril de 2019)

A cidade apesar de pequenininha é uma graça, a visita ao Castelo é linda.... um passeio que vale muito a pena !!




Nenhum comentário: