segunda-feira, 6 de julho de 2020

Aracaju - parte 2

Quando decidimos ir para Aracaju, nossa primeira pesquisa foi por passeios pela cidade e confesso que não saiba a quantidade de lugares lindos para se conhecer. Quem me segue há mais tempo, sabe que roteiros de lugares de praia não é a minha preferência, então a cada lugar que decidimos ir e vou pesquisar acabo me encantando com as possibilidades de passeios.

Diante de tantas possibilidades e com vontade de fazer uma viagem realmente relaxante (sem carro), saímos de Brasília já com os passeios contratados e nosso segundo dia na cidade foi dedicado ao Lago dos Tambaquis e ao Mangue Seco, dois lugares fantásticos diga-se de passagem.

Saímos cedinho do hotel e cerca de 53 Km depois (1 hora) , chegamos na Lagoa dos Tambaquis que fica no Município de Estância, uma lagoa que nasceu com a água da chuva  e hoje é considerada a maior lagoa de água natural de Sergipe tendo cerca de 9km de extensão. . A lagoa, que já se chamou Lagoa Azul, começou a ser chamada de Lagoa dos Tambaquis por causa dos moradores da redondeza se encarregaram de habitá-la com tambaquis com o objetivo de manter a lagoa limpa, sem caramujos, livre da esquistossomose.

Na área que dá acesso a lagoa, você encontrará vários restaurantes e com opções para todos os bolsos. O nosso receptivo nos levou para o restaurante Tempero Baiano de Lagoa Dourada que pelo que percebi é o mais tradicional por lá e tem uma boa estrutura para receber visitantes com mesas, cadeiras, guarda sol, restaurante com boas opções no cardápio, banheiros e etc.

Como estas visitas com receptivos não são longas, optamos por ir direto para a lagoa ver os famosos "peixinhos" que de inhos não tem nada, porém são bonzinhos e calmos. Ficam ali nadando entre nossas pernas tranquilamente. Para a experiência ser mais completa, compramos alguns saquinhos de ração (3 reais cada) para alimentar os peixes e trazê-los para mais perto de nós. De quebra, ainda alimentamos os patos que estavam ali por perto competindo por comida com os tambaquis.

Cerca de 2 horas depois, nos direcionamos novamente para o ônibus para seguir em direção a Mangue Seco.

Para chegar até o famoso Mangue Seco, terra de Tieta (quem se lembra da novela??), tivemos que pegar um barco no povoado do Pontal, o que tornou o passeio ainda mais fascinante. Caso vc esteja de carro é possível deixar o carro por lá e pegar um dos barcos que saem a toda hora do local. Este povoado fica a cerca de 80 km de Aracaju.

Mangue seco fica no município de Jandaíra, bem na divisa da Bahia com Sergipe. Um lugar que apesar de ser tão turístico, parece que parou no tempo com um mini vilarejo de casinhas coloridas, uma pequena igreja, chão de areia e pequenas lojinhas de artesanato.

Assim que chegamos em Mangue Seco, fechamos o passeio de buggy para dar uma volta nas principais dunas e pontos turísticos do lugar. O preço é fechado e inegociável pois é uma cooperativa que coordena todo o serviço (paga-se no final do passeio). O que é possível fazer é dividir o buggy com outro casal, porém como éramos 3... não tivemos como dividir e tivemos um tour privado que nos custou 130 reais.  Para quem não quiser fazer o passeio de buggy é possível chegar na praia através de uma caminhada de 15 minutos.

O passeio é incrível, com vistas deslumbrantes e faz 5 paradas em locais onde a novela Tieta foi gravada. A vista, as dunas... valeu cada centavo pago.

No final do passeio, nos deixaram na Praia do Saco. E que praia... que águas quentinhas!!!! O mar até que é bravo, mas dá para ficar tranquilamente longe da arrebentação e curtir a água. A faixa de areia é bem extensa, então vc pode caminhar até cansar e não ver mais nada ao seu redor além de água e dunas. Nós optamos ficar na área que possui um restaurante (só tem ele em toda a imensa extensão). Com estrutura de barracas de palhoça, redes, banheiros e um restaurante, o local é super agradável !! Assim que chegamos, colocamos nossas coisas na mesa e fomos curtir o mar. Porém o aconselhável é já escolher sua comida e marcar a hora de comer pois a quantidade de turistas é grande e todos pedindo ao mesmo tempo, o restaurante não dá conta.

Passamos horas ali curtindo o lugar e no horário combinado o buggy voltou para nos buscar. E foi com tristeza que deixei aquele paraíso.

Para quem quer curtir bem o lugar, li que é possível fazer passeios de barco pela Praia do Saco e pela Ilha da Sogra, que se forma de acordo com as marés. Para quem quiser se hospedar, existem opções de hotéis simples e hostel.

Voltamos para Aracaju já era tarde e ainda nos animamos a curtir a piscina do hotel e jantamos em um dos restaurantes que ficava na orla.