terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Rio Grande do Norte - Parte 2

Boa Tarde meninas !!!!

Continuando a postagem sobre Natal e adjacências ...

No nosso terceiro dia de passeio, contratamos novamente uma empresa para conhecermos melhor Natal. Saímos do hotel às 7:30 hs da manhã (meninas, nunca fui para um lugar em que eu precisasse acordar cedo todos os dias para passear ) (rs..........) e fomos conhecer os principais pontos turísticos da cidade, as suas praias e um pouco da sua história.

Natal nasceu às margens do rio Potengi e do Forte dos Reis Magos. É conhecida como a "Cidade do Sol" por ser uma das localidades com o maior número de dias de sol no Brasil, chegando a aproximadamente trezentos. Também a chamam de "Capital Espacial do Brasil" devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno no município de Parnamirim.

Historicamente, a cidade teve grande importância durante a Segunda Guerra Mundial em 1942, já que os aviões da base aliada americana se abasteciam com combustível no lugar que hoje é o Aeroporto Internacional Augusto Severo, sendo classificada como "um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo" pelo Departamento de Guerra dos EUA.

O estado do Rio Grande do Norte é dividido no seu litoral pela capital – Natal, com suas seis praias urbanas e pelas praias localizadas no Litoral Norte e no Litoral Sul.

Em Natal temos as praias: Ponta Negra, Via Costeira, Praia dos Artistas, Praia do Meio, Praia do Forte, e depois do rio Potengi, passando por balsa a Praia da Redinha.


Praia Areia Preta

Praia dos Artistas

Praia dos Artistas

Depois de uma rápida visita por estas praias urbanas, subimos a ladeira do sol (local com vista previlegiada de toda Natal). E conhecemos a Nova Catedral, a Barreira do Inferno, a antiga cadeia onde hoje funciona o centro de turismo e durante as noites acontece o Forró com o Turista. Lá também se encontra uma galeria de artes antigas e contemporâneas, 40 lojas com os mais variados tipos de artesanatos.

Vista da Ladeira do Sol

Antiga Cadeia

Local que servia de abrigo subterrâneo contra os bombardeios durante a 2ª Guerra Mundial

Arco do Sol - Ponta Negra

Catedral Nova

Estádio Machadão

Palácio Felipe Camarão - Prefeitura de Natal

Portal de entrada da cidade - Os 3 magos

Centro espacial Barreira do Inferno

Centro espacial Barreira do Inferno


Centro espacial Barreira do Inferno



De lá fomos para Pirangi (a 12 Km de Natal) ... local onde se encontra o maior cajueiro do mundo !!!! O maior cajueiro do mundo foi registrado no Guiness Book no ano de 1994. Segundo os habitantes mais velhos da região, a árvore tem aproximadamente 110 a 115 anos de existência. Do seu tronco original saíram dezenas de galhos que, por sua vez transformaram-se em outros verdadeiros troncos. A explicação para isso é uma anomalia que os agrônomos caracterizaram de fitoteratológica – fito (planta) terato (monstruosidade) lógica (estudo).

Quando chega a época de safra, novembro a janeiro, o cajueiro chega a produzir de 70 a 80 mil cajus, o equivalente a 2,5 toneladas. O fruto não é vendido e os turistas podem levar, sem exagero, alguns para casa. Como estamos fora da época de safra do cajú, encontramos apenas alguns frutos e é claro que o marido caiu de boca em um deles (rs............).



O rapaz que trabalhava no local foi pegar um cajú para nós.

A felicidade do marido comendo o cajú não teve preço (rs........)

Vista do cajueiro do Mirante

O cajueiro fomos almoçar na praia de Pirangi ... e mais uma vez me decepcionei com a praia. Tinham muitas algas na areia ( o que dava um aspecto feio). Como nós não estávamos querendo levar mais uma facada de almoço, resolvemos pedir um petisco: Carne de Sol com macaxeira !!! Como acompanhamento ... uma bebida deliciosa chamada de Hula Hula (que por acaso aprendi a fazer e em breve esta receita será testada aqui em casa !!!!!!! ). O petisco veio super bem servido e apesar da "economia" pagamos muito bem no final da conta (eu avisei que comer em Natal era algo caro ... estranhamente quando visitei Recife, comi todas as iguarias da terra e não paguei um preço tão absurdo).

Vista do restaurante

A praia vista do restaurante

A praia vista da areia

Nós e o maravilhoso Hula Hula (rs....)

Após o almoço ... foi hora de conhecermos a Fortaleza do Reis Magos. A construção demorou 30 anos. O forte foi construído sobre os arrecifes, para garantir que o embasamento fosse sólido; foram utilizados principalmente areia, óleo de baleia, bronze e grandes pedras de granito trazidos de Portugal. A História é contada com riqueza de detalhes pelos guias que trabalham no forte.

OBS: O preço de entrada no Forte é de R$ 3 reais por pessoa e crianças pagam R$ 1,50. A curiosidade é a seguinte, os guias são voluntários !!! O governo não paga nenhum centavo pelo trabalho dos guias (apesar de cobrar entrada), então ao final do passeio o guia costuma pedir uma contribuição para o seu sustento.




Sobre a capela, ficava o depósito de munições. O formato da capela foi projetado de forma que, se houvesse explosões, o maior impacto seria para cima, e não para os lados

Marco de Touros -  O marco feito em pedra de lioz marca a posse portuguesa em terras que viria  a ser o Rio Grande do Norte - Pedra original de 1501.

A porta ao lado da escada (na direita) era a entrada da masmorra; segundo o guia, muitas pessoas foram mortas nesse quarto.


Os canhões são originais


Saindo deste passeio extremamente cultural ... foi hora de ir as compras !!!!!!! Lá fomos nós para o Mercado de Artesanato Potiguar (em Ponta Negra) e aí sim compramos algumas lembrancinhas, uns caminhos de mesa bordados, umas toalhinhas lindas bordadas para lavabo (AMO estas toalhinhas) e castanhas ... muitas castanhas !!!!! Comi de vários tipos e a que mais encantou o meu paladar foi a castanha com canela ... Que delícia !!!!!

E depois de tantos passeios, foi hora de voltar para o hotel , tomar banho, descansar um pouco e sair novamente para jantar ... O local escolhido foi o Midway Shopping ! Um pouco longe de Ponta Negra, mas incrivelmente lindo e grande !!!! Fiquei louca com o tamanho da praça de alimentação !!!! Gigante !!!! (acho que me acostumei mal as micro praças de alimentação dos shoppings de Brasília). Além das opções na praça de alimentação, vc encontra também espaços exclusivos de restaurantes ainda mais exclusivos !! Outra coisa interessante neste shopping são os painéis de diversos países ... várias pessoas ficam tirando fotos em frente a estes painés. Reza a lenda de que a foto fica tão perfeita, que parece que você realmente estava no país da foto ... eu ainda estou aqui tentando me convencer de que a montagem fica péssima. Enfim ... marido me vez pagar o mico de ficar tirando a foto dele em 99% dos painéis (rs.............)

Vocês conseguem ver o final da praça de alimentação lá no fundinho da foto ??? Não ??? Pois é ... a praça era realmente gigante !!!



Ok, Ok ... não resisti e tirei foto em frente a este painel ...



No dia seguinte fomos conhecer Galinhos ... porém o lugar é tão fantástico ... tão rústico ... tão lindo ... que vou precisar de um post especial !!!

Volto amanhã !!!!!

Beijinhos enormes !!!


*Para maiores informações sobre o Forró com Turista, acesse : http://www.forrocomturista.com.br/


8 comentários:

Carol disse...

Maitê!!!!!!!!!!!!!!
Tava louca aqui achando que vc tava de mal comigo ahahahha Depois que vi que vc tava viajando! Desculpa! hahahaha

Viajar é maravilhoso! Preciso fazer isso urgente!!!!!!!! Ai caramba!

AMEI as fotos! Os lugares! TUDO!!

Beijos!

aninha disse...

Oi minha linda!
Obrigad pelos comentarios no meu blog!:D
Que delicia esse passeio!!!!
E o melhor vc documenta tudo... preciso aprender mais com vc!
eu não tiro foto de nada afff
:(

Tudo mtooooo lindo...
bjO

Sandrinha disse...

Tetê querida!
Se não me engano ficamos em um hotel nesta Praia da Via Costeira

Este cajueiro tava tão grande, na época q fui lá, q invadia a rua.

Eu tomei essa bebida Hula Hula.
Tb achei uma delícia!
Agora concordo com vc tudo mto caro.
Dizem q nesta época, de alta temporarada, eles aumentam td.
Pois o q não falta é turista p/ pagar né!

Não conseguimos ir ao shopping.
Pois como fomos no carnaval, tava td fechado.
Não conseguimos entender isto!

Tenho um monte de foto na Fortaleza dos Reis Magos.

Suas fotos estão maravilhosas.
E não vi ninguém gordinho nelas...rsrsrs.

Vou te falar uma coisa.
Viajar cansa!
Pq temos q acordar cedo p/ não perdemos tempo.
Acho q qdo regressamos, acabamos sentindo vontade de tirar outras férias.
Só p/ descansar e não fazer nada....hahaha.

Quero mais hein!!

Mil beijinhos!!

Anita Campos disse...

Ai a LinChic émt chic mesmo hein... viajou por lugares tãolindos to orgulhosa rsrs

amore to amando as fotos, to bem bem ausente, meio trsite, mais amei as fotos.
coponversamos em breve

um bjão e vc tava lindona com o biuine viu.

bjos

Helen disse...

Que lindas as fotos! Adorei o cajueiro e a prefeitura. Uma graça!!! Pelo visto vocês conseguiram aproveitar bem :)
Beijinhos!

Marta disse...

Ahh Tetê. fui para Natal quando pequena com meus pais e depois na lua de mel.. adorooooo!
E sempre acordando cedo para aproveitar o dia!
Beijocas

Taise Pottier disse...

Tetê eu sempre quis conhecer o maior cajueiro do mundo e as fotos ficaram lindas, esses painéis são bem criativos, pensei que tivesse vindo em Paris e não me avisou.bjs

cabelolisoptbrasil disse...

Adorei o seu blog e já estou seguindo!

Esta rolando um SORTEIO DE ESCOVA PROGRESSIVA E UM POTE DE BRIGADEIRO

Basta seguir os BLOGS:

http://cabelolisoptbrasil.blogspot.com
http://brigadeironline.blogspot.com

Espero você por lá.

Boa Sorte!

Bjokas
Cris