quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Rio Grande do Norte - Parte 3

Bom dia meninas !!!!!

Voltando com as minhas aventuras em terras Natalenses ... hoje falarei de um dos passeios que mais gostei de fazer : GALINHOS !!!!



Por incrível que possa parecer, os receptivos locais não fazem este passeio, pois a procura é muito pequena. E para a minha enorme surpresa, este local é super divulgado no exterior !!!! Ou seja, encontrei mais americanos passando as férias nas praias de Galinhos do que brasileiros.O motivo disto acontecer eu realmente não sei. Talvez seja a distância e a dificuldade para se chegar no local ou talvez seja porque o local é super rústico e não chama a atenção dos brasileiros. Para conseguirmos uma empresa que pudesse nos levar foi um pouco complicado ... mas a dificuldade valeu a pena !!!!

Galinhos fica numa península com 30 Km de extensão no litoral do Rio Grande do Norte, com areia fina e branca a 166 quilômetros de Natal. O jeito mais rápido de chegar é por barco a partir de uma praia próxima, Pratagil, em uma travessia de 20 minutos.

Pratagil é um lugar feio. Para se chegar até ali, porém, passamos por um cenário agradável, com salinas e fazendas de camarão. Já o caminho de barco é lindo de morrer, com dunas, salinas e mangues. Nas árvores baixas e retorcidas descansam garças, brancas em sua maioria, mas também as azuis, mais raras e belas. Neste ambiente natural fantástico uma das coisas que mais chamam a atenção não são os bichos nem as plantas ou a cor das águas: são as montanhas de sal que se acumulam no terminal de embarque de navios. Em Galinhos, um das principais zonas produtoras do estado, a flor de sal pode ser encontrada em caixinhas, com ou sem tempero de ervas. É o tipo de presente baratinho que vai agradar em cheio aquele seu amigo que curte cozinhar.  

O que faz de Galinhos um destino especial é a paisagem intacta, a rusticidade, o ambiente ainda imaculado de uma vila de pescadores onde vivem pouco mais de 2 mil pessoas e que mal começou a se abrir aos turistas.
Foto: Google

Assim que atravessamos de barco a praia e observamos os manguezais fascinantes que tinham no caminho, nos deparamos com várias "charretes" a nossa espera. O passeio por toda a orla de Galinhos era feita por estas carretes que percorrem toda a extenção da ilha e nos levam a conhecer locais com uma natureza intocada, com uma brisa do mar perfeita e um mar calminho e quente (rs....).O passeio valeu MUITO a pena, o dono da charrete explicou que com excessão de alguns buggys e motos, não há carros na península e que a locomoção normal é via charrete. Pagamos 10 reais por pessoa.

OBS: O povoado de Galinhos ganhou esse nome por causa de pequenos peixes-galos que habitam o recife na península. Diversas famílias de pescadores se mudaram para formar o povoado em busca desses peixes. Lá encontraram salinas naturais, que é outra fonte de renda da região. Se tornou município em março de 1963.

Galinhos, nada mais é que um povoado muito humilde, com pessoa simples e que vivem basicamente do turismo e do trabalho nas Salinas existentes ali por perto.

Por longos momentos não consegui me imaginar morando naquele lugar ... Fiquei com pena da população local e imaginei o quanto deveria ser difícil morar por ali, mas me enganei redondamente com estes meus pensamentos. Apesar de todas as dificuldades, os moradores nem pensam em deixar aquela terra abençoada por Deus... e se eu fosse eles e tivesse nascido e crescido por lá, eu também não abandonaria. A pracinha principal é uma gracinha e super organizada (mais organizada do que muito cidade do interior que vemos por aí), os colégios estão super bem cuidados (sim .... colégios !!!! Na minha rápida visita, passei por 3: Uma creche, uma escola primária e uma escola de ensino fundamental), eles possuem uma agência dos Correios localizada no centro da ilha, as casinhas ficam o dia inteiro com as portas abertas e as crianças brincam tranquilamente sem se preocuparem com os perigos da vida, o almoço é pescado na própria praia e para quem acha que turismo por lá é tendendo a zero, engana-se ... Galinhos conta com pelo menos umas 8 pousadas simples, mas super charmosinhas !!!! (pena que 90% dos turistas são estrangeiros). E se você pensar novamente que os donos destas pousadas são os nativos ... vai se enganar de novo. A maior parte das pousadas pertence a FRANCESES, ITALIANOS e até JAPONESES.

Após nosso passeio pela península, paramos em um restaurante a beira mar, onde pudemos beber uns sucos e aproveitar um pouco da praia mais que perfeita.

Cerca de 2 horas depois ... hora de subir novamente na charrete e pegar o barco rumo a Galos. A Vila de Galos é uma vilazinha de cerca de 1300 habitantes, constituida praticamente por pescadores... um lugar de dunas BELÍSSIMAS !!!!!! E aos pés das Dunas podemos encontrar uma lagoa de águas bem escuras que liberam um gás que não nos deixa afundar !!!

Eram quase 16 hs, quando finalmente paramos para almoçar. Como disse anteriormente, Galos também é um lugar super simples, com isto eu já não esperava um restaurante chique.A comida é bem caseira porém não menos deliciosa !!! Um bom endereço para uma refeição é o restaurante Irene, na praia de Galos. Filha de pescador, a dona sabe lidar com pescados, montando um pequeno bufê onde se destacam a tainha frita, o camarão ao alho e óleo, as iscas de bagre (sim, bagre) e a mariscada, uns pequenos mariscos, primos do sururu, afogados em molho espesso, com leite de coco, coentro, tomate e cebola.  Nós almoçamos no restaurante da nora da Dona Irene e posso afirmar que a comida também é deliciosa. Pagamos 20 reais por pessoa para comer quantas vezes tivéssemos vontade  e de sobremesa nos foi oferecida uma cocada tão boa quanto o almoço. Apesar de ser afastada de tudo, a ilha oferece comidas, bebidas e hospedagem com preços bem mais acessíveis do que na cidade grande. Para vocês terem uma idéia do que quero dizer com isto, apesar de toda a dificuldade em se transportar bebidas (lembre-se que só chegamos nestes locais de barco ou de carro 4X4 pela praia) cada latinha de refrigerante custou R$2,50 ... enquanto que em Natal o preço mais barato encontrado foi de R$ 3,30 !!!! Dá para entender ???


Manguezais

Chegando a Galinhos








Na maré alta, reparem como o farol fica LINDO !!!!
Foto: Alêx Uchôa - Google



Pracinha de Galinhos




Salinas

Lagoa

Dunas


Marido parecia criança brincando nas dunas



Informações:

Passeios para Galinhos : Marazul
Passeio de charrete : 10 reais por pessoa
Passeio de barco : Já incluso
Almoço: 20 reais com sobremesa






7 comentários:

aninha disse...

Oi flor!
Nossa que passei maravilhosoooo
amei aquele de charrete!
Mto bonito os lugares!
Adorei as informações no rodapé...
ate que não é tão caro os passeios e almoços por lá!
me falaram que era um absurdo de caro.!
gosto mtooo de ver suas viagens!
bjO

aninha disse...

Adorei as suas dicas no meu blog!
MTOOOO OBRIGADA!
quem sabe não nós encontramos por lá em julho?
kkk
bjO

Sandrinha disse...

Oi Tetê!
Este passeio deve ter sido bem legal msm.
Eu não fiz este não!
Ninguém falou dele p/ nós...rsrsrs.
Acho q ía adorar conhecer um lugarzinho assim!
As vezes tb penso q não conseguiria morar em certos lugares.Mas na verdade só quem nasce e cresce em um lugar deste, fica feliz em morar nele.Nós nascemos em cidade grande, não nos adaptaríamos jamais!Só msm por forças das circunstâncias...hahaha.

Suas fotos estão maravilhosas!!
Desfile de biquinis hein!!


Mil beijinhos!!

Taise Pottier disse...

Oi Tetê!
Que bom que aproveitou bastante sua segunda lua de mel...rsrsrs, fala sério conhecer Rio Grande do Norde com maridão é maravilhoso, sem contar que vcs terão belas fotos de recordação!Respondendo sua pergunta de ontem, estarei no Brasil em Julho.bjs

Mari e Eder disse...

to louca pra viajar!!!!!!!!!
em abril to indo pra recife/ porto de galinhas!
mas aqui...vc ta participando do sorteio da caixa???é pra todo mundo!
e mes que vem tem mais uns 2 sorteios!!!
bj

Marta disse...

Ahhh Tetê.. quando fomos, não conseguimos visitar Galinhos.. falta esse lugar!
Beijocas

Liliane disse...

Que delícia de viagem! Ai ai...estou babando nas suas fotos e relatos...kkk
A foto do farol ficou super bonita mesmo!
Beijocas, Lili