quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Simplesmente complicado

Bom dia meninas !!!!!!

São exatamente 8 hs da manhã e aqui estou eu escrevendo para vocês !!! rs.....

Marido teve que madrugar no trabalho e a Pretinha foi tomar um delicioso banho com direito a tosa, então ... resolvi dar um pulinho rápido aqui para contar para vocês o filme que vi ontem a noite.

Outro dia, eu estava lendo alguns comentários sobre filmes e me interessei bastante pela sinopse do filme Simplesmente Complicado. Não sei pq, mas todos os filmes que de alguma forma estão ligados a gastronomia, tem me fascinado de alguma forma (hahahahahahahahaha).


Na trama, Meryl Strep é uma mulher divorciada que aos poucos está ficando sozinha em casa, já que seus filhos crescidos estão saindo para cuidar de suas vidas. Ela tem uma relação mais ou menos amigável com o ex-marido (Alec Baldwin), que hoje é casado com uma mulher bem mais jovem que ela. Em virtude da formatura de seu filho, os dois vão para NY e acabam começando um “affair”. Carentes de afeto e com umas bebidas na cabeça, os dois vão parar na cama e passam a ter um caso. Paralelamente a isso, Jane começa a flertar com o arquiteto Adam (Steve Martin), que também é um divorciado de coração partido.


A verdadeira diversão do filme são os momentos de comédia escrachada, como a sucessão de cenas envolvendo um baseado, a sequência da webcam e a hilária cena em que ela prepara croissants de chocolate para o Adam ....

Aí vc me pergunta ... onde está a parte da gastronomia nisto tudo ???

Jane é, na realidade, dona de uma Pâtisserie (linda por sinal ... e que faz qualquer pessoa passar a ter a vontade de ter uma dessas para cuidar ... ). O que faz as melhores partes do filme (para quem gosta de gastronomia) serem os deliciosos “pratos” que ela prepara. O magnífico Croque Monsieur que ela faz para Adam é praticamente o enredo do filme.

OBS: O que é Croque Monsieur ???? Como o prato chefe do filme é este ... assim que terminei de assistir, corri para o computador e fui me aprofundar um pouco mais sobre este prato ...

"O Croque-Monsieur é o mais famoso sanduíche francês. Segundo a Enciclopédia Larousse Gastronomique, o primeiro Croque-Monsieur foi servido no verão de 1910, num bar inglês chamado Le Trou dans le Mur, que ficava no Boulevard des Capucines, em Paris. De inspiração anglo-saxônica, o Croque-Monsieur é uma adaptação (melhorada) do Welsh Rarebit inglês, e a principal diferença é o acréscimo do presunto na receita francesa". (FONTE: http://www.correiogourmand.com.br/)".

Esta receita me deixou com tanta água na boca ... que daqui a pouco estarei indo ao supermercado para adquirir os ingredientes para preparar esta iguaria suculenta no final de semana.

A roteirista e diretora, do filme é Nancy Meyers, que também comandou várias comédias românticas, entre elas  O Amor Não Tira Férias e Alguém tem que Ceder.


Depois de escrever tudo isto ... fica aqui a minha dica de um filme que não chega a ser O filme, mas vale a pena ser assistido. Até pq, foi através dele, que finalmente tirei a minha grande dúvida sobre como fazer o croissant ficar naquele formato tão fofinho !!!! hehehehehe ...

E para as meninas super curiosas como eu e que adoram uma inovação gastronômica ... aqui vai a receitinha do Croque-Monsieur.



INGREDIENTES:


-> 1 pão de forma sem casca (para torta fria)
-> 200 g de presunto ralado
-> 200 g de queijo gruyère ralado (ou parmesão)
-> 1 copo de creme de leite fresco (daqueles que batem chantilly)
-> 2 ovos inteiros batidos
-> sal a gosto
-> pimenta a gosto


MODO DE PREPARO:


Passo 1: Bater os ovos com o creme de leite, o sal e a pimenta e reservar.

Passo 2: Forrar uma assadeira com papel manteiga.


Passo 3: Colocar uma fatia de pão sobre o papel manteiga. Por cima despeje o creme batido de ovos.


Passo 4: Agora adicione metade do presunto ralado e metade do queijo gruyère ralado. Depois repita novamente uma camada de pão, uma de creme batido de ovos, o restante do presunto e quase todo o restante do queijo (reserve um pouco do queijo para colocar em cima, na finalização do lanche).


Passo 5: Por último coloque a terceira camada de pão.

Passo 6: Finalize com o restante do queijo gruyère ralado e com bastante creme de ovos batidos.


Passo 7: Leve para assar em forno bem quente até que o lanche fiquei dourado.


Passo 8: Depois de dourado, retire o lanche do forno.

Passo 9: Porcione e sirva seus convidados, de preferência acompanhado com uma salada bem variada.

Eu peguei esta receita DAQUI. Então quem quiser ver as fotos do passo a passo ... é só dar uma passadinha por lá !!!!


É isto meninas !!!!!!!!

Beijinhos enormes e ótima Quinta-feira !!!!!!


7 comentários:

Liliane disse...

O filme parece ser legal...eu assisti "O Turista" semana passada e gostei.
Beijos

Carol disse...

Hmmmm tirando o presunto, isso tem uma cara maravilhosa!!!!!

Uma duvida, vc ja colocou a Pretinha na carga do aviao ou sempre viajou com ela na cabine? Barto nao pode ir na cabine pq ele tem 9 quilos _ 2.5 da caixa, passa de 10 :(

Beijos!

Taise Pottier disse...

Oi Tete!
Bom dia!!! vc tem que vim nos visitar, pois assim podemos descobrir a gastronomia francesa juntas!!bisous

Musa disse...

Só pelos atores já dá p se interessar pelo filme, né? Eu não vou ver receita coisa nenhuma, quero é provar o seu Croque-Monsieur... hahaha. O apelido de um dos meus padrinhos é Croque! hahaha

Bjos!

Carolina disse...

Q Legalll me deu mtaa vontade de comer esse Croque-Monsieur....
=) sempre visito seu blog... Parabéns! Bjinhussss

Sandrinha disse...

Oi Tetê!
O filme me parace bom.
Uma amiga me recomendou "O Turista", mas vou esperar melhorar p/ ver, agora fica impossível.
A receita tá ótima e parece bem fácil de fazer.
Vou passar p/ minha filha.

Beijinhos!!!

Sandra Portugal disse...

adorei esse filme e agora vou curtir a receita!!! bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//