segunda-feira, 25 de julho de 2011

Espanha - Madrid - Parte 2

Bom dia meninas !!!!!

Depois de um final de semana bem relaxante em casa ... (não sei se vocês se lembram mas na semana passada eu ainda estava no Rio comemorando o níver da minha mommy). Aproveitei para fazer algumas coisinhas que gosto (jogar wii !!!!! Comprei joguinhos novos na viagem) e consegui montar alguns posts sobre a viagem e sobre amenidades (hehehehehehehehehe) para postar durante esta semana.

Hoje continuarei a falar mais um pouco sobre Madrid !!!

Nosso segundo dia em Madrid começou com um passeio super gostoso : Parque Del Retiro. Aproveitando que ele era pertinho do nosso hotel, fomos caminhando até uma das entradas do parque.

O Retiro é o parque mais famoso de Madri e está instalado na cidade desde 1630. Com uma extensão de 118 hectares, conta com 11 zonas de jogos infantis, fontes e estátuas. Projetado no séc. XVII para estar localizado sobre umas terras que eram destinadas à lavoura, o parque foi fundado para uso exclusivo da monarquia.Com o passar do tempo, foram sendo acrescentados mais terrenos com açudes, lagos, canais, pequenas capelas e inclusive uma "casa de fieras" (uma espécie de zoológico). A partir de 1869, o parque foi aberto ao público em geral e atualmente é um dos mais freqüentados de Madri, contando com diversos monumentos entre as suas atrações. A Real Academia Española (também conhecida pela sigla RAE, a academia espanhola de letras) também está situada dentro do parque e dispõe de um museu com obras de arte de grandes pintores espanhóis e estrangeiros, tais como Goya, Murillo, Rubens ou Tintoretto.

Depois deste breve resumo ...

Meninas, que parque mais gracinha !!!! E como ele é grande !!!!!! Se você quiser caminhar por todo o parte, saiba que você perderá boas horas por alí (rs....). Como fomos de manhã cedo, pudemos apreciar o parque com toda a tranquilidade que ele poderia nos dar (rs....). No verão, principalmente a tardinha, a Glorieta costuma ficar LOTADA !!!!






Além da Real Academia Española, uma das principais atrações é o lago retangular localizado bem no meio do parque. Neste mesmo local nós encontramos a Glorieta ... e ali resolvemos sentar um pouquinho para apreciarmos a vista e a beleza do lugar.






Pertinho da Glorieta, fica a entrada principal do parque. Aproveitando que estávamos assim tão perto, fomos caminhando até esta entrada para tirarmos uma foto da Puerta de Alcalá.


Desta porta, tivemos que fugir de algumas ciganas (rs..........). Não que eu tivesse medo, mas antes de viajar, li muito a respeito sobre golpes nos quais a maior parte de turistas caem quando viajam para a europa e entre eles é aceitar estes papos de ciganas e acabar sem dinheiro e documentos.

Uma observação super importante: Não é só sair do Brasil que vc não corre riscos de ser assaltado !! Claro que na Europa a probabilidade de um assalto a mão armada é praticamente nulo, porém ter a bolsa levada quando alguém passa correndo ao seu lado é algo bemmmmm possível !!! Assisti um casal de brasileiros procurando ajuda dos policiais espanhóis, pois a filha deles que chorava desesperadamente, teve a bolsa furtada. O detalhe: na bolsa tinha o passaporte, 3 celulares e máquina fotográfica. Então se vc pretende viajar, não dê bobeira com a bolsa em lugar nenhum !!!!

Voltando a falar sobre o parque novamente (rs....).

Outros pontos interessantes do Parque del Retiro são : Palácio de Cristal, Paseo de las Estatuas e o  Palácio de Velázquez.

* Palácio de Cristal: Levantado em 1887, por motivos da Exposição das Ilhas Filipinas, sua função inicial era ser uma estufa com finalidade de cultivo ou manutenção de plantas exóticas.




* Paseo de las Estatuas : é uma alameda formada por uma série de estátuas dedicadas a todos os monarcas espanhóis.




* Palácio de Velázquez: foi originalmente construído para uma exposição nacional para comemorar as indústrias de água de mineração, metalurgia, cerâmica, fabricação de vidro e mineral. Quando a exposição terminou, o governo decidiu manter o pavilhão, que pretendia utilizar como um museu para exposições no exterior.  Hoje em dia, é propriedade do Ministério da Cultura, e é usado para exposições organizadas pelo Museu Reina Sofia .





Depois de passearmos bastante pelo parque, fomos conhecer a Caixa Forum e o Museu Reina Sofia (ok, eu confesso ... a esta altura da viagem, eu não aguentava mais ver nem um museu na minha frente !!!!).
 
A CaixaForum Madrid é uma galeria de arte pós-moderna aberta em 2008. Perto do famoso Museu do Prado, do Reina Sofia e do Thyssen-Bornemisza museus, foi projetado pelos arquitetos suíços Herzog & de Meuron.
 


Já o Museu Reina Sofia é um dos mais importantes museus de arte moderna espanhóis. Este museu forma parte do conhecido "Triângulo de Ouro da Arte de Madrid" - que inclui o Museu do Prado e o Museu Thyssen-Bornemisza Atualmente, o museu conta com excelentes colecções de arte do século XX.
 

Como neste momento já tínhamos terminado tudo o que constava na nossa listinha de "lugares que queremos conhecer em Madrid" (como falei anteriormente, Madrid é uma cidade relativamente pequena em termos de pontos turísticos), resolvemos pegar uma excursão de um dia para conhecermos Toledo. Claro que poderíamos voltar na Gran Via ou no El Corte Inglês para fazermos novas comprinhas ... mas confesso que não sou uma consumidora compulsiva e depois de 15 dias fora, as malas já estavam um pouco abarrotadas. Como a minha sogra falou que Toledo era isto, Toledo era aquilo ... que valia a visita ... lá fomos nós !!!!

Amanhã volto contando nossas aventuras no último dia de Europa e passeando por Toledo.

Beijinhos



2 comentários:

Anna Thereza Di Maximo disse...

Maite,

Bom passeio aqui na terrinha...


Bjs da Espanha
http://balzaquieanna.blogspot.com

Janaína Bentinho! disse...

Aih q post lindo e de dar invejinha!
Hhauhauhaua..mas posso saber pq a senhorita sumiu?! Não me gosta mais?! =o bjoca!

Jana do Rafa!