terça-feira, 29 de outubro de 2013

Como tirar um passaporte para menores de 3 anos

Boa Tarde, meninos e meninas !!

Nossa, como o blog anda paradinho...

Para quem não sabe, fui viajar de férias e resolvi tirar férias do blog também e não deixei nenhum post programado para entrar durante a minha ausência. Não quis ficar preocupada em ficar entrando no blog para conferir se o post entrou ou não, liberando comentários ... enfim ... quis esquecer um pouco do meu cotidiano.

Nós passamos 16 dias fora e fomos conhecer o Panamá e apresentar a biscoitinha para o Mickey (rs....).

Como ainda estou enrolada com o desfazer das malas, as roupas para lavar e a casa para colocar em ordem, vou começar publicando alguns posts informativos que fui escrevendo conforme fui planejando a viagem.

O primeiro passo foi o passaporte da biscoitinha.


O PASSAPORTE:
 
 Depois de entrar no site da Polícia Federal e agendar o atendimento pra um mais de um mês pra frente, descubro que passaporte pra menor de três anos não é tão trivial assim:
- Você se vira pra levar a foto 5X7 (acima de três anos eles se responsabilizam por tirar a foto). Eu tirei a foto da biscoitinha na lojinha de fotos do WalMart aqui da cidade em que moro. Graças a Deus, um bonequinho e a música da Galinha Pintadinha, nos ajudaram a tirar uma foto boa para o passaporte.
- Ambos os pais tem que comparecer na DPF, além da criança no dia da entrevista e no dia de retirar o passaporte. Caso não seja possível um dos pais comparecer, deve ser levada uma autorização para o outro pai poder solicitar o passaporte. Essa autorização tem um texto livre, mas deve constar minimamente nomes completos, números de documentos e o motivo. É preciso que ser com firma reconhecida.
- O passaporte tem validades diferentes dependendo da faixa etária da criança
Vejam o prazo de validade do passaporte para crianças menores de 4 anos:
0 a 1 - 1 ano
1 a 2 - 2 anos
2 a 3 - 3 anos
3 a 4 - 4 anos
4 em diante - 5 anos

- Ao imprimir a autorização (no site da PF), este papel deverá ser assinado no momento da entrevista, na frente do atendente. Se vc assinar em casa e levar assinado, este não será aceito.
A FOTO DO PASSAPORTE:
 
- Tem que ser em formato 5X7, impreterivelmente
- Fundo branco
- Olhando pra câmera, cabeça retinha

OBS: Tirar o passaporte não significa que vc vá conseguir embarcar tranquilamente SÓ com ele. O novo passaporte brasileiro não POSSUI FILIAÇÃO !! Ou seja, para embarcar, vc vai precisar da certidão de nascimento original ou do RG da criança.


Maiores informações : AQUI



2 comentários:

Helen disse...

Ai, o Brasil e suas burocracias...
Seja bem-vinda de volta e POR FAVOR, conte TUDO sobre Disney!!! Faz 5 anos que não vou a Orlando e estou morrendo de saudades! Quero vivenciar Disney através dos olhos da biscoitinha, você deixa? :)
Espero que a volta a rotina esteja caminhando tranquilamente...
Beijinhos!

Raquel Silva Figueiredo Lopes do Valle disse...

Olá Maitê!!!

Já estou anotando as dicas!!! Espero um post falando sobre as dicas de levar os pequenos!

Bjinhos!