segunda-feira, 15 de setembro de 2014

A carteira de identidade da biscoitinha

Foto Google


Não vou dizer que somos uma família viajante. Seria pretensão da minha parte. De tantos grupos de discussão sobre viagens em família que participo,vejo o quanto as pessoas viajam e infelizmente esta vida viajante não faz parte da minha realidade. Mas posso dizer que dentro das nossas possibilidades, viajamos um pouquinho (nem que seja só na rota Brasília-Rio-Brasília).

Todas as vezes que viajamos (viagem nacional ou internacional), sempre levo a certidão de nascimento da biscoitinha (item obrigatório de viagem. Os novos passaportes não possuem filiação, por isto sempre ando com a certidão original) e convenhamos, não é nada prático. Ela é grande, de papel, fácil de amassar e não é o meio mais seguro de proteger a pequena. Digo proteger, pois quando se tem um documento com a digital da criança, no caso de sequestro por exemplo, tendo a digital do bebê no sistema, pode ser de grande ajuda.

Depois de muito adiar (por pura preguiça de enfrentar filas), aproveitei que tive que renovar o meu passaporte e fui com a biscoitinha tirar a identidade dela.

Aqui em Brasília não é possível agendar o horário e dia para fazer este documento. Ponto negativo para Brasília. Rio e São Paulo fazem agendamento e convenhamos... nada melhor do que chegar em determinado local, carregando a criança e toda aquela "tralha" que levamos para baixo e para cima e sermos logo atendidas.

Fomos cedinho no Na Hora (posto de atendimento para serviços gerais aqui em Brasília). Primeiro foquei na renovação do passaporte que tinha agendamento. E como foi tudo rapidinho... voltei no guichê de senhas e solicitei uma senha para a identidade (não me deram preferencial alegando que criança de dois anos não é mais preferencial) (oi??????).

Peguei uma atendente super simpática e cuidadosa. Vi vários relatos de atendentes sem a menor vontade, que praticamente se recusam a tirar identidade de crianças pequenas e dificultam o processo. Graças a Deus, isto não aconteceu comigo. Até pq se tivesse acontecido, biscoitinha só iria tirar o RG dela com 18 anos. Confesso não ter muito paciência... principalmente quando sou maltratada. Recolhidas as digitais dos dedinhos (apenas do polegar e do dedinho indicador), tiramos a foto (que não saiu a das melhores, pq biscoitinha queria mesmo era pegar a máquina da moça) e pronto. Esperamos 10 minutos pelo protocolo e fomos embora. Daqui há 4 dias úteis, volto para buscar (enfim) a identidade da pequena.

Informações básicas:

Onde tirar : Em Brasília, nos postos Na Hora.
Horário: Tente chegar o mais cedo possível. Pelo menos quando eu saí, tinham 5 pais com seus filhos a espera, fora os adultos que estavam ali para tirar uma segunda via.
Preço: A primeira via é gratuita.
Fotos: Não é preciso levar foto. Ela é tirada no local.
Documentos necessários: Certidão de Nascimento original e CPF (o cpf só é necessário caso vc queira que conste o número na identidade. Mesmo já tendo CPF, eu não levei o da biscoitinha) (por puro esquecimento mesmo)

Maiores informações: http://www.nahora.df.gov.br/passo-a-passo-identidade.html




Nenhum comentário: