terça-feira, 3 de novembro de 2015

Rotterdam, Delft, Haia


E na ânsia de conhecer mais lugares, ainda aqui do Brasil, fechamos mais um passeio day trip vapt vupt. E mais uma vez não pude riscar estes locais da minha listinha, principalmente Haia. Talvez Roterdã e Delft não seja preciso voltar mais, mais Haia... como tem coisa interessante para se ver !!! Tínhamos o roteiro pronto nas mãos, porém o tempo não iria ajudar. Selecionamos as prioridades (o que cada um queria ver) e acabamos por optar por este passeio. Assim, teríamos uma visão geral destas cidades e quem sabe um dia voltamos com mais calma.

Rotterdam

Segunda maior cidade da Holanda, possui o maior porto da Europa e o segundo maior porto do mundo. Arrasada pelas tropas nazistas, se tornou durante a segunda guerra mundial, a cidade com o maior terreno baldio da história.

Totalmente reconstruída, se tornou a cidade da arquitetura da Holanda.

Nossa visita foi totalmente dentro do ônibus. Me impressionei com alguns prédios e pontos turísticos, porém fotos só pela janela do ônibus (Afffff).


 Estes dois prédios ao fundo são tradicionais em Rotterdam pq foram projetados para ficarem da cor do céu (por serem todos espelhados). Foto péssima eu sei... mas foi o melhor que deu dentro de um ônibus em movimento.

Foto dos prédios de pertinho - Créditos: ducsamsterdam.net

Central Station




Estátua memorial ao bombardeio da Segunda Guerra.


Casas Cubo - Projetadas por Piet Blom, em 1984, com um design que representa árvores que se unem para formar um bosque. Todas as casas estão ocupadas e uma fica aberta para visitação dos turistas. A construção inclina-se 45 graus sob o solo 
Ingresso: 2,50 euros por pessoa. 

Créditos: euandopelomundo.com/blog



 São esculturas por toda cidade




 
Do outro lado do Rio, Delfshaven. Um dos únicos bairros históricos não destruídos pelo ataque durante a Segunda Guerra Mundial. Bairro repleto de restaurantes, bares, lojas, museus, muitos canais e casas barco. Evite o local aos Domingos, pq nada abre.



Construído em 1898, o prédio tem 43 metros de altura e foi por muitos anos o maior prédio empresarial da Europa.



Hotel Nhow - é um hotel moderno e que me impressionou mesmo de longe. Pena que a minha foto não conseguiu mostrar toda a sua beleza. (passeios de ônibus a jato, tem estes problemas).

Hotel Nhow - Créditos: Site do hotel



Pavilhão Flutuante - Três pavilhões flutuantes no formato de meia esfera foram erguidos na região de Rijnhaven. A obra é uma iniciativa inovadora e inspiradora para questões relacionadas ao clima, energia e a água.  Aberto a visitação.

Ponte Erasmus



Ponte Willemsbrug, com quase 400m de extensão, do mesmo século e renovada em 1981


Nossa única parada foi no Euromast

A Euromast foi construído entre 1958 e 1960 com o intuito de ser o maior prédio de Rotterdam. Depois de perder o posto de prédio mais alto, construíram uma torre extra que abriga o Euroscoop que é um elevador panorâmico circular que leva você a uma altura de 185 metros. Eu não tive coragem de ir e preferi ficar com a Giulia passeando pela torre. Mas marido corajoso foi e adorou a experiência. (rs.....).

A torre possui um restaurante panorâmico a 96 metros de altitude e possui  duas luxuosas suítes para vc se hospedar a 112 metros de altura. O preço de se dormir no alto??? Cerca de 400 euros e é preciso antecedência de pelo menos 3 meses, porque lota rápido!!!!










-> Funcionamento:
    Abril – Setembro: de 9.30h até 23.00h
    Outubro – março : de 10.00h  até  23.00h
-> Preço : 9,25 euros por pessoa


Delft

Nossa segunda parada foi em Delft. Uma cidade muito gracinha e com ares de cidadezinha do interior.

Há 18 Km de distância de Rotterdam e há uma hora de trem de Amsterdam, super aconselho conhecer esta cidade.

No início do passeio, achei que Delft era uma cidade universitária. Nosso ônibus passou no meio da Universidade local e fiquei espantada pelo tamanho. Muitos prédios, alojamentos (aqueles típicos americanos que vemos em filmes), bicicletas para todos os lados... mas me enganei. Pelo que a guia nos contou, Delft possui pouco mais de 100 mil habitantes e possuiu alguns moradores ilustres.




 
O mais famoso,  Johannes Vermeer  que ficou conhecido aqui no Brasil por conta do filme  estrelado por Scarlett Johansson que leva o nome de uma de suas obras mais famosas: Mulher com brinco de pérolas.

Esta pintura de Vermeer está em exposição no Mauritshuis Museum em Haia.


É possível ver a antiga casa de Vermeer somente por fora, pois ela se tornou um hotel.


Vermeer está enterrado na Oude Kerk (Igreja Velha). Com 800 anos, construída em 1246, seu marco principal é sua torre torta que foi cedendo com o tempo.





Na Praça Principal da cidade, temos de um lado a Prefeitura (Stadhuis) e do outro lado, a Nieuwe Kerk (Igreja Nova), que possui  600 anos e onde está enterrado Guilherme de Orange, que comandou a Revolta Holandesa contra o domínio espanhol. A Igreja Nova possui uma torre de 100 m de altura. É possível subir e tirar fotos lá de cima. Não subimos por medo de faltar tempo de ver tudo o que queríamos. Mas quiser subir, o ingresso custava 7 euros por pessoa.

 Stadhuis - Prefeitura

Nieuwe Kerk (Igreja Nova)


Outra Igreja interessante para se conhecer é a Maria Van Jessekerk.


Delft também é mundialmente conhecida pela sua porcelana azul ( Delft Blue) e parte de nosso passeio foi conhecer a fábrica Koninklijke Porceleyne Fles que além de fábrica, é museu e possui uma loja enorme de coisas divinas para se comprar.  Foi uma visita super interessante!!! Aprendemos o passo a passo para criar as porcelanas e no final, só não comprei a loja inteira, pq me faltariam euros para continuar a viagem (rs.....).
















Eu ficaria fácil por mais um dia passeando pelas ruazinhas da cidade, mas.... fomos para Haia.









Haia


Nossa terceira e última parada do dia foi em Haia. E particularmente, se arrependimento matasse... como tem pontos turísticos interessantes para conhecermos !!!  Fiquei bem frustrada. Ainda mais porque tínhamos o roteiro prontinho em mãos. Acabamos optando passar mais dias em outros lugares, sem imaginarmos que o encontraríamos pela frente.

De Amsterdam até Haia, são 50 minutos de Trem. De  Rotterdam, são apenas 25 minutos.

As atrações são centrais e localizadas perto da Estação Central Ande pela Lange Voorhout, símbolo da realeza, onde hoje ainda passam charretes.

Entre os inúmeros pontos turísticos existentes em Haia, vou citar aqui somente os que conhecemos. Se eu fosse escrever sobre tudo, seria um ctrl+c, ctrl+v de outros blogs e não seria legal.

1- Palácio Noordeinde – local onde a Rainha Beatrix trabalha. Fechado para visitas. Fotos somente por fora. Vc pode conhecer os jardins que ficam na parte de trás do Palácio. Esta é aberta ao público e dizem ser bem bonito.



2 – Mauritshuis -  construção em estilo clássico do século XVII ,feita a pedido de Maurício de Nassau. Por isto o nome. Mauritshuis quer dizer Casa de Maurício.
Neste museu em que se encontra a obra de Veermer: “Moça com brinco de pérola” que citei um pouco acima. Além desta obra, é possível encontrar outras obras de Veermer, Rubens, Van Dyck, Rembrandt e etc.

Fica ao lado do Complexo de Binnenhof.



3- Complexo do Binnenhof, que abriga vários órgãos governamentais, incluindo os Estados Gerais dos Países Baixos
Só de olhar por fora, fiquei impressionada com a arquitetura do local e fiquei doida de vontade de entrar, mas... ficou para a próxima.



3- Palácio da Paz (Peace Palace) -  De longe já é possível ver a sua grandiosidade. Construído em 1913, O palácio se tornou realidade graças à cooperação coletiva dos países de todo o mundo.
Logo na entrada, temos o Eternal Peace Flame, que é uma pequena chama que está sempre acesa reforçando a paz mundial. E a árvore de pedidos.

É possível fazer uma visita pelo interior do Palácio, mas nem preciso citar aqui não visitamos.

4- Madurodam- Parque de miniaturas das atrações mais famosas da Holanda. Biscoitinha curtiu DEMAIS !!! Muitas as miniaturas se mexem, soltam fumaça... os trenzinhos circundam o parque. Muito legal mesmo !! Foi um passeio bem corrido. Apenas 1 hora e meia para ver tudo e acreditem em mim ... é muito pouco tempo. Principalmente com crianças. O lugar é enorme e MUITO interessante mesmo.














Funcionamento:
Abre todo dia às 9h00.
De 1 de janeiro até 31 de março fecha às 17h00. De 1 de abril até 30 de junho, fecha às 19h00. Daí, de 1 de julho até 31 de agosto, fecha às 21h00. Por fim, de 1 de setembro até 1 de dezembro, fecha às 17h00.

Outras fotos de Haia










E assim encerro a primeira parte sobre Amsterdam e arredores.  No dia seguinte,pegamos o trem rumo a Maastrich

2 comentários:

Marta disse...

Que delícia de viagem!!!!! :) Estou adorando!
Beijos

Musa Magalhães disse...

Adorei as fotos e o post. Deu até vontade de conhecer, não tinha me interessado pela Holanda antes. Saudades de você. Beijos.