segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Colônia (Alemanha) - Roteiro de 1 dia

Colônia (Köln em alemão), é a quarta maior cidade da Alemanha e possui mais de 1 milhão de habitantes.  Como ficamos somente um dia por lá visitando somente a parte mais turística, confesso que não me pareceu uma cidade tão grande assim.

A melhor forma e a usada por nós para chegar a Colônia partindo de Bruxelas é pegando o trem de alta velocidade da Thalys. Uma viagem rápida, de cerca de 1 hora e 45 minutos e com somente duas paradas de minutos (e sem troca de composição). De todos os trechos de trem que fizemos durante a viagem, este foi o único de usamos a Thalys. Primeiro pq queríamos chegar rápido em Colônia (quando mais cedo, mais atrativos e mais calma para vê-los) e segundo que nos foi informado de que os preços na hora da viagem poderiam estar bem mais carinhos, então optamos por comprar este trecho pela internet, aqui do Brasil mesmo. Devido a alta discrepância nos preços  entre primeira e segunda classe, optamos pela segunda classe, que não deixou muito a desejar. Achei confortável.

Em Bruxelas, o Thalys parte da estação de trem Bruxelas Midi (nós pegamos em Brussel Zuid... vc pode optar de comprar o ticket partindo de outra estação e fazer a conexão em Bruxelas Midi) e em Colônia, o desembarque é feito na estação de trem Köln Hbf.

Infelizmente, devido a problemas na linha, o trem atrasou mais de 1 hora e acabamos chegando bem tarde na cidade (por volta das 11:30h).

O principal ponto turístico de Colônia é a sua famosa Catedral (chamada der Kölner Dom). Sua construção demorou mais de 600 anos e seu estilo gótico resistiu aos severos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Foram 7 bombas  que atingiram a Catedral e nenhuma delas foi capaz de abalar as suas estruturas. Suas torres, possuem 157 metros de altura e só perdem para as torres de Ulm. É nesta Catedral, onde dizem estar os restos mortais dos Três Magos. Não sei se é verdade, mas a urna onde possivelmente eles estão, é linda e pelo que notei, é o lugar mais fotografado da Catedral.

Urna com os restos mortais dos 3 Magos

De todas as que já visitei na vida, acho que a der Kölner Dom realmente, é a maior de todas. Muito bonita por dentro e por fora e impressiona pela sua história e tamanho.

A visitação é gratuita (até mesmo a guiada) e paga-se somente caso vc queira subir até o topo da Catedral para ter uma vista panorâmica da cidade. Nós optamos por não subir. Muitos degraus !!! E a pequena não resistiria (e nem eu ao ter que carrega-la no colo).

Como já passava do horário do almoço, saímos da Catedral, passamos no centro de informações turísticas para pegar um mapa da cidade (quase a Catedral) e fomos para um fast food mesmo. Estávamos com pressa.

Bem ao lado da Catedral, fica o Römisch- Germanisches Museum, o Museu Românico Germânico. Um prédio bem moderninho, todo em vidro e que contrasta com a Catedral em estilo Gótico.  O Museu guarda achados arqueológicos do período romano e pré-romano encontrados em Colônia e no vale do Reno. É um dos pontos turísticos mais visitados, porém com o atraso do trem, acabamos optando por tirar o Museu da lista de locais a serem visitados.

De lá, fomos nos dirigindo para as Praças Rathausplatz e Alter Markt, que pelo que o marido pesquisou, abriga parte do governo da cidade, incluindo o conselho da cidade e escritórios do prefeito. O prédio da Prefeitura, é considerado um dos mais antigos da Alemanha. O prédio da prefeitura é constituído pelo prédio principal datado do século XIV, a torre em estilo gótico construído no século XV, e o Pátio dos Leões, em estilo renascentista com arcos no século XVI. Uma pena que o local estava passando por obras e não pudemos admirar o local direito.

Logo alí, pertinho da Prefeitura, fica a Alter Markt, considerada a maior praça de Colônia.

Caminhando por mais uns 10 minutos, chegamos a Heumarkt, uma praça que possui uma enorme estátua equestre do rei da Prússia Friedrich Wilhelm III. Na época dos romanos, esta praça era um enorme pântano que com o passar dos anos foi drenado e virou uma grande praça do comércio da cidade.

Da Heumarkt, fomos caminhando em direção a região de Fischmarkt, ou Mercado dos Peixes. É uma região histórica de Colônia,  a Altstadt, repleta de casinhas coloridas, bares, restaurantes, lanchonetes, às margens do Rio Reno (de onde saem inúmeros cruzeiros) e onde fica a Igreja de São Martinho (na hora que passamos estava fechada).

Fomos então margeando o Rio Reno até chegarmos na famosa ponte Hohenzollernbrücke. Esta é uma ponte ferroviária, construída entre 1907 e 1911 e parece com a famosa ponte de Paris no quesito cadeados. NOSSA... são milhares de “cadeados do amor”.

Atravessamos a ponte e seguimos em direção ao  prédio Köln Triangle. É bem pertinho da ponte e possuiu um super mirante no seu último andar. A visão é bem privilegiada e nos vidros que rodeiam o local, fizeram uns desenhos mostrando exatamente o que é cada prédio que está na sua visão.

Prédio Köln Triangle

De lá é possível ver como Colônia é grande. Quando estiver lá, procure 3 prédios no formato de guindastes. São chamados de “Kranhäuser” e possuem este formato em homenagem ao antigo porto. Tem um jogador de futebol famosinho que mora ali, mas não lembrarei do nome dele. Rs...

A plataforma abre de 01/10 a 30/04, de segunda a sexta das 12:00-20:00; sábados, domingos e feriados das 10:00-20:00. De 01/05 a 30.09, se segunda a setxa das 11:00-23:00; sábados, domingos e feriados das 10:00-23:00. Ingressos a €3,00 adultos e crianças até 12 anos é grátis.

Voltamos novamente pela ponte e como ainda tínhamos um tempinho antes de pegarmos o trem de volta (como compramos as passagens pela internet, tínhamos horário marcado), fomos margeando o Rio Reno em direção ao Museu do Chocolate da Lindt ((Schokolade Museum). O museu conta a história do chocolate e como o chocolate da Lindt é fabricado. No final vc se depara com uma loja cheiaaaaaaaaaaa de chocolates Lindt e de uma marca alemã. Os preços são mais baratos do que no duty free por exemplo, mas confesso que gostei da variedade de sabores que nunca tinha visto. Outro dia, comi um sabor Mocha, só digo uma coisa... MARAVILHOSO. Mas precisei guardar todos na geladeira, pq infelizmente não estavam resistindo ao calor do Brasil.

Do museu, voltamos para a Catedral. Acabamos parando em algumas lojinhas para comprarmos nossos tradicionais imãs e uma água de colônia de lembrança. Sim... as famosas águas de Colônia, levam este nome por terem sido criadas na cidade. A marca mais famosa hoje em dia é a 4711, mas a primeira marca lançada e a mais antiga é a Casa Farina.

Acabei comprando um frasquinho deste, mas dos de 50 ml, confesso que achei o preço salgadinho.

Ainda tivemos tempo de dar uma paradinha para o lanche, Salsichas alemãs (muito, mais muito gostosas . Evite se vc não gostar de pimenta, pois mesmo a mais leve, estava picante) ...

... e como dentro da estação de trem tinha um mercado de cosméticos, acabei entrando e comprando shampoo, perfume e creme nivea a preços incrivelmente baratos. Muito mais baratos do que eu tinha visto em Amsterdam.

Saímos de Colônia por volta das 18 horas rumo a Bruxelas.

Depois que voltei ao Brasil, comecei a pesquisar um pouco mais sobre Colônia e cheguei a conclusão que tem muito mais coisa legal para ver por lá. Acho que o ideal seriam pelo menos 2 dias na cidade. Este nosso roteirinho foi bem básico, apenas para termos uma visão da cidade.