segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Sitges - Bate e volta a partir de Barcelona

Sitges é uma cidadezinha que fica há uns 40 quilômetros de distância de Barcelona e fica na chamada Costa Dourada que compreende várias outras cidades como Tarragona. Este nome Costa Dourada se deve a cor das areias e de suas largas praias.

Conhecida como a cidade branca, devido as suas inúmeras casinhas todas pintadas de branco, Sitges possui 11 praias,um centrinho comercial super charmoso composto por ruazinhas estreitas repletas de lojas, bares e restaurante, famosa por conta do Sitges Film Festivas (festival internacional de cinema da Cataluña) e seu animado Carnaval e por ser o point mais badalado do público LBTG.

A forma mais fácil de se chegar em Sitges partindo de Barcelona é usar o trem. A viagem demora cerca de 50 minutos. Você pode pegar o trem nas estações Passeig de Gracia ou Barcelona Sants.
A linha que leva até Sitges é a R2 e cada 20 minutos sai um trem em direção a cidade.


Bem ao lado da Estação de trem, você encontrará o centro de informações turísticas onde é possível pegar mapas da cidade.

Nosso roteiro de um dia por Sitges, começou pela Carrer Francesc Gumá e Carrer  l'Illa de Cuba. Nestas duas ruas, você encontrará várias construções modernistas que tanto marcaram a Cataluña.





Dalí, fomos caminhando por entre as ruas estreitas...
 



... até chegarmos a Platja de San Sebastiá. Rodeada por restaurantes e uma pequena orla.





Caminhamos pela Orla, seguindo em direção a Ermita de Sant Sebastiá onde tivemos uma bela vista da orla da praia. Dizem que o por do sol de lá é lindo, mas infelizmente por estarmos no verão, anoitece muito tarde, então não ficamos lá para ver.


                                                            Ermita de Sant Sebastiá



Caminhando novamente pela Orla, fomos em direção ao Casc Antic que é o centro histórico de Sitges e que reúne construções a beira mar. No caminho, passamos pelo Museu Cau Ferrat e pelo Museu Palau Maricel, que infelizmente estavam fechados.




No final da pequena caminhada, encontramos a Paróquia Sant Bartomeu i Sant Tecla que fica no alto de uma colina em cima da antiga muralha da cidade.




Fomos caminhando um pouco pelo Passeig de la Ribeira, admirando as praias lotadas que possuem uma infra estrutura bem legal, dispondo de banheiros químicos, duchas, aluguel de espreguiçadeiras, guarda sol e etc...bem diferente das praias de Barcelona.







Paradinha rápida para almoço, nos perdemos um pouquinho pelas ruas atrás de nossos tradicionais imãs que marcam todas as nossas viagens e depois seguimos em direção aos outros pontos turísticos a serem conhecidos.






A primeira paradinha que foi somente para fotos, foi no Ajuntament de Sitges (prefeitura) e a Casa Bacardí. Eu queria demais visitar a casa Bacardí, mas como estava com criança pequena e como a visita inclui aprender a fazer o seu próprio drink, não daria para curtir isto com uma criança pequena para cuidar sozinha.

                                                                        Prefeitura

A Bacardí foi criada em 1862, em Santiago de Cuba, pelo Facundo Bacardí Massó que nasceu em Sitges e que imigrou para Cuba em 1830. Facundo foi o típico imigrante que fez de tudo um pouco até conseguir fabricar o seu próprio rum e montar uma mega empresa. A Bacardí é a maior destilaria de rum do mundo. Atualmente, a sede se encontra em Porto Rico, para onde se mudou depois da Revolução Cubana.

A visita consiste em conhecer a história da marca, do seu fundador e como o rum é fabricado. No final, você aprende a fazer o verdadeiro Mojito e o tradicional Cuba Libre. A visita custa 9 euros por pessoa e na alta temporada é aconselhável fazer reserva no site. AQUI. Na hora da compra, você pode optar pela visita guiada em espanhol ou inglês.

 
Para finalizar nosso tour, fomos atrás das Casas dos Indianos. 


"O termo indianos é usado para designar os espanhóis que emigraram para as “Índias” (no caso, a América), e voltaram para sua cidade de origem depois de ter juntado uma grande fortuna. Uma das formas que os indianos encontraram para mostrar para todo mundo seu novo status social foi através da construção de grandes mansões, as tais Casas de Indianos. Elas podem ser vistas em vários endereços de Sitges. De novo, aproveite o mapa El llegat dels Americanos oferecido pelo escritório de turismo para ajudar na localização das casas mais importantes. A maioria fica concentrada no pedaço de Sitges entre a estação de trem e o mar. O indiano mais famoso de Sitges foi Facundo Bacardí, que em 1862 fundou a famosa marca de rum."  (info retirada do blog passaporte BCN).





Foi um dia super interessante e recomendo demais a visita a Sitges. Nosso passeio foi um day trip, mas há quem opte por passar um final de semana para curtir as praias. Como nosso objetivo foi só passear mesmo, algumas horas na cidade, nos bastaram.



- > Sitges Festival - acontecerá este ano (2016) de 7 a 16 de Outubro.
   Maiores informações: http://sitgesfilmfestival.com/

-> http://www.visitsitges.com

-> http://www.passaportebcn.com/sitges/



Nenhum comentário: