segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Mercat El Born - Centro Cultural El Born

 O mercado El Born, foi construído em 1873, teve a sua inauguração em 1876 e até 1920 foi o mercado de bairro. Perdeu sua importância na década de 70 e nos anos 80 passou a abrigar exposições por certo tempo. Acabou sendo fechado por mais de 1 década a espera do que seria feito do espaço.

Somente em 2002 quando ficou decidido transformar o lugar em uma biblioteca e durante as escavações, foram descobertos vestígios arqueológicos da idade média, quando o local onde o Mercat El Born está, ainda se chamava La Ribeira, no século XIV e que foi totalmente destruído após a Guerra de Sucessão Espanhola para a construção da Cidadela.

 A restauração do lugar, se deu em 2011 e em 2013 foi reinaugurada ao público.

O lugar por si só já é incrivelmente fantástico !! Sua estrutura de ferro e vidro é de deixar qualquer amante de arquitetura de queixo caído.


É possível visitar a exposição com os restos arqueológicos pelas passarelas superiores. Caso você queira visitar tudo de pertinho e ter acesso a algumas áreas que não são vistas das passarelas superiores, você precisa comprar ingresso.







O local ainda conta com salas de exposição (uma delas com exposição permanente sobre pedras) e um restaurante bem bacaninha com várias opções de lanches e comidas.



É um passeio bem bacana de ser feito.

O Centro Cultural El Born fica no bairro chamado Born, pertinho do Arco do Triunfo, Parque da Cidade, da Igreja de Santa Maria Del Mar e Museu Picasso. Ou seja... dá para reunir vários programas imperdíveis no roteiro... tudo em "um só lugar" !!!









Para chegar no Mercat del Born, as estações de metrô mais próximas são a Jaume 1 da linha 4 (amarela), a Barceloneta também na linha 4 e a Arc de Triomf na linha 1 (vermelha).
 




Nenhum comentário: