segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Chapada dos Veadeiros - Parte 2

Roteiro: Dia 1

Como citei no post anterior, assim que chegamos na Chapada, fomos direto almoçar e de lá fizemos um rápido pit stop no hotel para deixarmos as malas e trocarmos de roupa.

Nossa primeira parada foi na Cachoeira dos Cristais.


Como falei anteriormente, nossa escolha foi baseada em dicas dos amigos, proximidade a cidade de Alto Paraíso e bons locais para banhos com crianças.

A Cachoeira dos Cristais, fica a cerca de 6 Km de Alto Paraíso e mais 3 km de estrada de terra. A trilha possui 7 diferentes quedas d`água : Poço da Vovó, Massagem, Paraíso, recanto da paz, corredeiras, segredo e a última, véu da noiva).

 Estrada de terra bem tranquila.

O poço da vovó é o primeiro poço e o que eu mais indico para as crianças pequenas ou para quem tiver dificuldades em descidas e subidas com muitas pedras.




Não li esta informação em lugar nenhum... mas por experiência própria... não é uma trilha fácil para crianças, idosos ou pessoas com alguma limitação. Em alguns trechos, tive que descer quase sentada. Como fizemos com a pequena??? Passou de colo em colo, entre os homens mais fortes do grupo (rs.....).

Os quedas Massagem, Recanto da Paz, Corredeiras e Segredo, são mais para admirar. Eles não tem poços para nadar.





Nossa primeira parada foi no Poço Paraíso. Bem fundo, mas por ser pequeno foi fácil o acesso a queda e nos divertimos bastante por lá.



A segunda parada foi no Véu da Noiva. É linda !!!!


Minha indicação é chegar e descer até a última queda (véu da noiva) e depois ir subindo aos poucos e parando nas demais quedas.

O local possui uma infra estrutura bem legal com mirante, bar, restaurante, lojinha, área de descanso, banheiros e para os que curtem um contato com a natureza, o local possui área de Camping.






Valor do ingresso: 15 reais por pessoa.

Passamos uma tarde inteira na Cachoeira (que fecha às 17 horas) e a noite fomos jantar na cidade. Acabamos optando por uma creperia que tinha em média preços de 17 reais.

Dia 2:

O nosso segundo dia, foi totalmente dedicado ao Vale Dourado, um Santuário Ecológico localizado a 20 km de Alto Paraíso (12 km de asfalto e 8 km de estrada de terra).



O Santuário é banhado por 4 km do Rio dos Couros, o que faz com que o lugar que já é paradisíaco, tenha uma variedade enormes de atrativos, como "praias", ilhas, corredeiras, cachoeiras e etc



E foi no Santuário que fiz o primeiro bóia cross da minha vida. rs.... Não vá achando que será a coisa mais radical que vc fará enquanto vivo. É um bóia cross bem tranquilo e perfeito para se ir com crianças. Radical será a última descida e mesmo assim não será aquela adrenalina. Mas eu gostei demais !!!!! Enquanto os mais novos foram na frente apostando corrida, os mais velhos ficaram atrás fazendo festa. Fizemos vídeos, fotos temáticas... foi muito legal. O bóia cross é realizada no Rio dos Couros entre duas praias e tem extensão superior a 1.200 metros. No período seco dura de 30 a 40 minutos e nas chuvas, entre 12 e 20 minutos. O Bóia Cross incorpora conceitos de Rafting, pois utiliza remos para propulsão.
 

 



Após o bóia cross, ficamos curtindo uma das praias e por volta da hora do almoço fizemos um lanche.

Dali fomos caminhando de volta para a sede e nos dirigimos para as cachoeiras. São ao todo 4 cachoeiras.

A primeira é a Cachoeira da Aliança. Fica a somente 700 metros da sede. É linda e possui um excelente poço para nadar, com profundidade entre 1 e 3 metros.


Um pouco mais distante, fica a Cachoeira do Altar com uma queda de 20 metros e poço de 3 metros de profundidade.. A trilha tem mais ou menos 1 km e também é super tranquila. Em algumas partes tivemos uma certa dificuldade pq tinha muita lama em alguns pequenos trechos da trilha, mas acredite.... valeu a pena. Só não ficamos mais tempo na Cachoeira do Altar, pq não há lugar para sentarmos. É algo bem natureza mesmo.



Do ladinho, fica a Cachoeira da Gruta. Confinada entre paredões de pedras, esta cachoeira é só para apreciação e chegar até um bom ponto de visualização é bem complicado.


A terceira cachoeira visitada, foi a Cachoeira do Guardião. É preciso subir 70 metros por uma trilha de 300 metros até chegar a este paraíso. Eu não cheguei a ir por conta da pequena que já estava cansada. Mas parte do grupo foi e adoraram a experiência. Foi onde eles passaram mais tempo.


 Das cachoeiras, fomos curtir um pouco as piscinas de águas naturais que estão terminando de construir. Já exaustos, saímos de lá depois das 17 horas.



Indico demais o Vale Dourado. Quem cuida de tudo são os donos do lugar, que por sinal são simpáticos demais !!!

O local possui lanchonete e serve somente tapiocas doces e salgadas, além de refrigerante, sucos, água e cerveja. Por isto, indico levar um lanche mais reforçado. Só tapioca não segura um dia inteiro de diversão.

O local funciona de Segunda a Segunda das 10h às 17 horas.
O ingresso para visitar o local (cachoeiras e praias), custa R$ 20 reais por pessoa. Crianças e Idosos pagam R$ 10,00. O bóia cross custa 70 reais por pessoa já incluso o ingresso local. Para crianças e idosos, custa R$ 50,00 já com o ingresso.

http://santuariovaledourado.com/ 



Nenhum comentário: