sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Nuremberg

A primeira pergunta que sempre me fazem quando cito a Rota Romântica da Alemanha é porque saímos tanto do trajeto principal para pararmos em Nuremberg que fica a cerca de 1 hora e 15 minutos de distância de Rothenberg. E a resposta é simples: queríamos conhecer o Playmobil Fun Park e então alinhamos conhecer uma cidade tão linda e histórica com um dia de parque e diversão para a pequena.

Apesar de Nuremberg merecer bem mais tempo, separamos apenas um dia pela cidade e fizemos um roteirinho básico que vou descrever por aqui.

Nuremberg é 2ª maior cidade da Bavária, ficando atrás apenas de  Munique.  Devido a sua importância e sua posição central na Alemanha, a cidade foi escolhida para ser palco das grandes convenções do Partido Nazista e por conta disto sofreu com os grandes bombardeios da Segunda Guerra.

Conforme fomos nos aproximando do centro turístico, fomos observando que ele é bem delimitado por muralhas medievais.






Estacionamos nosso carro Parkhaus Hauptmarkt que fica pertinho da praça principal da cidade, a Hauptmarkt. É aqui que acontece o mercado da cidade, onde se encontra barraquinhas vendendo de tudo um pouco: comida, produtos agrícolas e artesanato. Foi aqui onde compramos o doce tradicional da cidade, o Lebkuchen que é uma espécie de biscoito (parecido com o nosso pão de mel). É  também nesta praça onde acontece o tradicional mercado de Natal. 





Lebkuchen


Além do mercado, aqui ficam dois dos principais pontos turísticos das cidade, a Schoner Brunnen (fonte bonita, em português). Uma bonita fonte de 19 metros de altura, em estilo gótica e que foi construída entre 1385 e 1396. A fonte possui 40 figuras coloridas que representam a visão de mundo do Sacro Império Romano. Enquanto estiver admirando a fonte, procure por um anel de metal que fica preso na grade ao redor da fonte. Reza a lenda de quem gira este anel, voltará à cidade.  


E a Frauenkirche (ou Igreja de Nossa Senhora) construída entre 1352 e 1362. Possui muitas esculturas e obras da Idade Média, mas o que chama a atenção é o Männleinlaufen, um relógio mecânico instalado na igreja em 1506. Todo dia às 12h o Imperador Romano é mostrado sentado com príncipes a seu redor em uma pequena apresentação com bonecos mecânicos. 



Foto de como a Igreja ficou após  bombardeio.

Seguindo pela Hauptmarkt, passamos por uma fonte muito bonita chamada de Narrenschiffbrunnen e chegamos a Ponte Museumsbrücke. Ao olhar para a direita, vimos o Heilig-Geist Spital , um belo prédio construído no meio do rio Pegnitz. Construído em 1332, este antigo hospital foi um dos maiores hospitais construídos na Idade Média. Hoje o local abriga algumas das jóias da realeza. 



Seguindo nosso caminho, atravessamos de volta o rio através da ponte Fleischbrücke e seguimos novamente em direção a Praça Hauptmarkt até encontrarmos com a SANKT SEBALDUS KIRCHE (Igreja de São Sebaldo) que é o patrono de Nuremberg. A construção da igreja começou em 1225 e sofreu sérios danos durante a Segunda Guerra Mundial sendo posteriormente, restaurada.

Vista da ponte Fleischbrücke




Bem em frente a Igreja de São Sebaldo, fica a antiga Rathaus (prefeitura) que é formada por um conjunto de vários prédios com estilos diferentes de construção. O prédio que vemos na praça  Rathausmarkt é a parte mais antiga da prefeitura e foi construído em 1332.



Seguindo em frente e subindo a ladeira calmamente, chegamos ao Castelo de Nuremberg, um dos mais importantes palácios imperiais da Idade Média e considerado um dos mais importantes Castelos da Alemanha.

                                                             Subida para o Castelo

Construído no alto de uma colina, ele é composto basicamente por 3 partes: Kaiserburg (Castelo Imperial); Burggrafenburg (Edifícios do Burgrave – comandante militar de Nuremberg); e Reichsstädtische Bauten (Edifícios Municipais da Cidade Imperial).

Ele começou a ser construído no início do século XI e foi moradia de todos os Imperadores do Sacro Império Romano Germânico entre 1051 e 1571.  









A Torre Sinwell do século XII é um dos destaques do complexo. Outro destaque é o Palas (edifício principal) decorado com pinturas, tapeçarias e mobiliário do séculos XVI e XVII. Dentro deste prédio também fica o magnífico quarto dos imperadores, além da Kaiserkapelle (capela do imperador).


O Castelo abriga uma exposição sobre o funcionamento do Castelo e detalhes históricos sobre o Sacro Império Romano Germânico.

Endereço: Burg 13, 90403 Nürnberg, Alemanha
Horários: de abril a setembro: de 9h às 18h / de outubro a março: de 10h às 16h

Entrada: vários tipos de tickets – a visita completa sai por 7 euros

Terminando a visita ao Castelo, siga pela Schiedgasse e vá até a casa de Albrecht Dürer famoso pintor renascentista que viveu no século XVI. A casa possui visita guiada em 5 idiomas. Nós fomos apenas tirar fotos da casa por fora. 


Horário: Aberto de 3ª-6ª-feira, das 10-17h; Na 5ª-feira, das 10-20h; Aos sábados e domingos, das 10-18h.
Ingressos: €6 adultos, reduzido €1,50.
Albrecht-Dürer-Straße, 39.
Continuando o passeio, nosso último ponto visitado foi a Weißgerbergasse, uma das ruas medievais mais bem preservadas de Nuremberg. São mais de 20 casas coloridinhas em estilo enxaimel  que sobreviveram a Segunda Guerra. Uma gracinha.


De lá caminhamos novamente rumo ao estacionamento e voltamos para o hotel.
Existem muito mais lugares interessantes para se conhecer em Nuremberg. Cada vez que eu pesquisava eu achava dezenas de informações e locais históricos para se visitar. Por isto, enfatizo, caso tenha tempo fique pelo menos mais um dia na cidade. Eu certamente teria passado mais tempo se pudesse.






No dia seguinte, antes de seguirmos para Stein (que fica a cerca de 10km do centro de Nuremberg), resolvemos passar de carro pelas áreas de desfile do partido nazista (Reichsparteitagsgelände, em alemão), compreende um conjunto de construções utilizadas pelo Partido Nazista nos congressos de 1933 a 1938. 


Algumas destas áreas não existem mais como o Deutsches Stadion, que seria o maior estádio do mundo, derivado do Circo Máximo de Roma e teria lugar pra 400 mil espectadores. Em 1938 as escavações começaram, mas foram interrompidas no início da guerra, em 1939. Ao fim da guerra, a parte norte das escavações acabou inundada, formando um lago chamado de "Silbersee".

Primeiro passamos pelo Nuremberg_Kongresshalle (Centro de Congressos Nazista). O centro de Congresso foi iniciado em 1930 e quando terminado teria lugares para 50.000 pessoas. O edifício tem 39 metros de altura e 250 metros de diâmetro. Seria a sede de convenções do partido. Hoje abriga o centro de documentação que esclarece sobre a história do nazismo e dos comícios de Nurembergue. O"Salão Dourado" é uma das atrações do antigo local dos congressos nazistas. Eu não tinha vontade de conhecer este local, então nosso objetivo foi só tirar fotos.




O segundo local que passamos foi o Nuremberg_Zeppelinfeld (Área de desfiles Nazista). O local estava todo cercado e só consegui fotos através das grades. O campo zeppelin está localizado a leste da Große Straße. Trata-se de uma tribuna com 360 metros de comprimento. Foi um dos primeiros trabalhos de Albert Speer para o NSDAP e foi inspirado no Altar de Pérgamo. Ao fim da guerra os norte-americanos explodiram a suástica no alto da tribuna e nos anos 70 os pilares foram removidos, o restante da estrutura esta intacta, apesar de um pouco abandonada.





Por fim, passamos pela torre de tv (Fernmeldeturm) da cidade .


Nenhum comentário: