terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Rothenburg Ob Der Tauber

A história de Rothenburg Ob Der Tauber começou em 970 e seu nome quer dizer "Rothenburg sobre o Rio Tauber", rio que corta a cidade. Durante a Segunda Guerra Mundial, 45% do seu território foi destruído e em 1950 toda a cidade já estava reconstruída tal qual antes da guerra.



É possível conhecer a cidade em algumas horas, mas recomendo muito pernoitar por lá. A cidade se enche de luz e na minha humilde opinião fica mágica.







Em vários blogs que baseei minhas pesquisas, indicavam hospedagem dentro da cidade amuralhada, mas como estávamos com malas grandes desta nossa longa jornada, não foi a minha opção. 
Acabamos nos hospedando no hotel  Rappen Rothenburg ob der Tauber que fica bem coladinho com o Galgentor, uma das torres mas interessantes do muro e onde antigamente era um local de execução.



 A cidade é totalmente murada e este muro construído inicialmente no século XII é uma das suas principais atrações (lembrando que o muro foi destruído durante a guerra e o que vemos hoje é a cópia de sua construção original).  Assim como vimos em outras cidades é possível caminhar sob os 4 km de muro e ver a cidade um pouquinho do alto. Caso você se interesse em caminhar pela muralha, repare nas várias plaquinhas presas ao muro. Estas placas foram colocadas como forma de homenagear as pessoas que doaram fundos para ajudar a reconstruir o muro.






Como chegamos na cidade a tardinha, optamos por tomar banho, jantar e conhecer a versão noturna da cidade. Meu objetivo era fazer o Nigth Watchman, um passeio com um vigia noturno vestido com roupas da idade média e que vai contando a história da cidade. Quando chegamos, o tour já tinha começado e acabei só acompanhando um pouquinho dos seus contos.

OBS: 
  • Não é necessário reservas para o passeio. Você  deve estar na praça Marktplatz  no horário da caminhada e acompanhá-lo no percurso; 
  • Os horários variam em cada época do ano. É preciso se informar no Centro de Informações Turísticas sobre o horário certinho quando vc estiver lá.
  • O tour na época custava 8 euros por pessoa e é pago no final do passeio.
O nome do tour vem de Nightwachman, os vigias noturnos que na época da Idade Média eram os responsáveis  pela segurança dos habitantes. Caminhavam na escuridão da noite com um cajado e uma lanterna de ferro.


Nosso passeio no dia seguinte, começou com uma pequena caminhada sobre a muralha, aproveitando o fato de estarmos bem em frente a um dos portões principais. 

Entre uma ruela e outra, admirando cada construção... nos dirigimos para a MarktPlatz, praça principal da cidade. 


O maior prédio da praça é a Rathaus (Prefeitura) é é possível subir os 220 degraus da sua torre para ver a cidade de cima. Nós não subimos, mas é possível por 2 euros por pessoa.

Na sua lateral, fica o Ratstrinkstube mit Kunstuhr (Câmara Municipal) que possui em sua fachada um relógio astronômico onde todos os dias às 11h, 15h, 20h e 22h um bonequinho aparece em uma das janelinhas do prédio encenando a  lendária cena do prefeito bebendo os 3,25l de vinho. 

OBS: “ Se um de vocês tiver a coragem e poder de tomar, em somente um gole, este cântaro de 3,25 litros de vinho, prometo não saquear e nem destruir esta cidade. ” (General Tilly)
E diz a lenda que foi assim que Nusch, prefeito de Rothenburg, em 1631, durante a Guerra dos Trinta Anos, conseguiu salvar a cidade da destruição das tropas do General Tilly. 


Nesta praça também fica o centro de informações turísticas, parada obrigatória para pegarmos mapas e maiores informações.


Bem em frente ao Centro de informações turísticas, fica a Georgsbrunnen, uma linda fonte datada de 1446 e que possui um chafariz de St. George e seus dragões.



Andando pela rua lateral da Prefeitura (Herrngasse), você se depara com o Museu de Natal Alemão (que não entramos) e a famosa loja Käthe Wohlfahrt. A loja é maravilhosa e fiquei feliz de conhecer mais uma das filiais da marca, mas acabei não comprando nada por achar os preços altos para a minha realidade. Acabei indo nas lojas ao lado para comprar uma casinha em estilo beixamel com espaço para colocar luzinha atrás. Não foi baratinha mas olhar para ela todos os dias me trás excelentes lembranças.


Seguindo pela Herrngasse, passamos pela Franziskanerkirche que é considerada a Igreja mais antiga da cidade, sendo construída em 1309.




Continuando a caminhada, chegamos ao Burg Tor e ao Burggarten. Era neste local que na Idade Média, ficava o Castelo da família Hohenstaufen que fundou a cidade. Infelizmente este Castelo foi destruído em um terremoto em 1356.

O lugar é lindo e merece uma lenta caminhada e muitas fotos pelo caminho.










Voltando para a Marktplatz e após uma rápida caminhada, chegamos na Igreja de St. Jakobs que é a maior Igreja da cidade e sua construção data de 1485. Para entrar é preciso pagar 2 euros por pessoa e a "atração" principal da Igreja é ver o Franziskusaltar, um altar construído entre 1495 e 1505 e reza a lenda de que  neste altar está guardado uma gota do sangue de Cristo. Como não pode tirar foto lá dentro e eu já tinha visitado outro local em Brugges que também alega ter o sangue de Cristo, preferi não entrar.




Logo depois, encontramos o weisser Turm, também conhecida como Torre Branca ou arco da forca, construída no final do século XII como parte da antiga muralha interna da cidade.

Após um almoço típico alemão na Markplatz, continuamos andando e passamos pela Markusturm e a fonte Röderbrunnen, dois pontos turísticos bem emblemáticos da cidade. 






Um pouco depois, chegamos na esquina mais famosa e fotografada de Rothenburg, a conhecida Plonlein. De um lado (esquerdo) fica a torre Siebersturm que foi construída em 1385, o outro lado (direito) fica o portão Kobolzeller.


 

Uma pena não ter conseguido a foto tradicional... a fonte que fica o meio estava em reforma e atrapalhou um pouco o esplendor do lugar.





De lá, seguimos em direção ao hotel para pegarmos as malas e seguirmos em direção a Nuremberg.

OBS: Quando estiver na cidade, não deixe de comer o Schneebälle, um doce que é uma bolota grande de massa frita e que vem coberta com chocolate, nozes e outras coberturas. Custou 2 euros e é muito gostosa !!!





 Nosso roteiro:



Nenhum comentário: