quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Cartas para Julieta

Oie meninas !!!!!

Ontem eu estava meio tristinha ... morrendo de tédio e sem vontade de fazer qualquer outra coisa que não fosse ficar na cama. Até que mexendo nas minhas pastas do notebook me lembrei que tinha baixado alguns filmes. Como eu já tinha lido em algum canto sobre o filme Cartas para Julieta, resolvi encarar o desafio de assistí-lo em um dia tão melancólico.

Sophie é uma jovem que trabalha como checadora de informações na redação de uma famosa publicação de Nova York, e busca uma oportunidade para mostrar seu talento também como repórter. Ela e seu noivo, Victor, um chef de cozinha, viajam para Verona para uma quase-lua-de-mel, que, no entanto, não parece estar indo muito bem...
Nesse meio tempo, Sophie descobre a Casa de Julieta, inspirada na eterna heroína de Shakespeare, onde mulheres de todas as partes do mundo deixam cartas presas em um muro com suas histórias e dramas de amor. Essas cartas são encaminhadas às chamadas 'secretárias de Julieta', um grupo de mulheres que responde as missivas. Encantada com aquele quadro, Sophie acaba se aproximando delas e, inesperadamente, descobre uma carta deixada no muro de Julieta datada de 50 anos atrás. Uma linda e triste carta. Sem poder resistir, e com o apoio das secretárias, Sophie responde a carta sem muitas pretensões... e ela acaba por descobrir que o amor verdadeiro pode resistir por até 50 anos de ausência, e mais: o amor verdadeiro pode surgir quando menos se espera.

Título original: Letters to Juliet


O que dizer sobre o filme ???? LINDO !!!!!!!!!
 
Após ver o filme e me encantar pela história e pelas paisagens, resolvi pesquisar um pouco sobre as "secretárias de Julieta". Fiquei curiosa para saber se isto era verdade ou apenas ficção de filmes "hollywoodianos". E não é que é verdade mesmo ????
 
Em Verona, na Itália, uma casa foi construída com o objetivo de mostrar aos turistas a mansão em que a Julieta morava e deixar os turistas admirar a famosa sacada onde aconteceram tantas juras de amor entre Romeu e Julieta. A casa tem um estilo medieval e possui um muro onde pessoas (na maioria das vezes, mulheres) do mundo inteiro escrevem cartas falando de suas vidas amorosas e pedindo conselhos. As cartas são pregadas no muro e são destinadas a Julieta. A personagem de Julieta chega a provocar devoção.
 

A primeira carta endereçada a Julieta foi escrita em 1937. Hoje à cidade de Verona chegam mais de cinco mil cartas por ano. Apaixonados do mundo inteiro procuram os conselhos da heroína italiana consagrada por Shakespeare e que morreu tragicamente por amor. E se transformou em uma espécie de protetora dos namorados.

E o que acontece? As cartas ficam lá paradas? Não, de jeito nenhum. Existe um grupo de 10 mulheres que são chamadas de “Secretárias de Julieta” e o trabalho delas é responder TODAS as cartas, isso mesmo, TODAS as cartas que possuem remetente. Elas respondem com conselhos amorosos e dão esperança as pessoas que estão se sentindo desamparadas e desiludidas.


As Secretárias de Julieta são pagas pelo governo da Itália, possuem conhecimento em diversas línguas e por isso conseguem responder a cartas do mundo todo.

Achei extraordinário o trabalho das Secretárias de Julieta, que correspondem com pessoas que elas nunca viram, não sabem nem quem são, mas que com uma simples resposta podem transformar a vida dessas pessoas dando esperança a elas.

E parte da história do filme "Cartas para Julieta" retrata muito bem o trabalho destas mulheres. Apesar da história do filme não ser real, é apenas uma forma de mostrar como as cartas a Julieta podem mudar a vida da pessoa que está recebendo a resposta e a importância do trabalho das Secretárias.

Bem ... acho que é isto ... se você é como eu ... uma apaixonada por histórias de amor (com final feliz), se encanta em ver lugares lindos e sonha em receber uma declaração de amor na  la casa di Giulietta ... não perca isto filme !!!! Valeu a pena !!!!

-> Alguns locais onde o filme foi gravado.


-> Algumas curiosidades
 
@A Casa di Giulietta fica na Via Cappello, 21 e funciona todos os dias. No 1º domingo de cada mês a visita ao interior da casa custa apenas 1 Euro. Mais informações no site da comune di Verona .
Horário de abertura:

de terça a domingo - 8:30 às 19:30 (a bilheteria fecha às 18:45)
nas segundas-feiras - 13:30 às 19:30 (a bilheteria fecha às 18:45)

@A idéia de "medievalizar" uma taberna antiga de Verona, e transformá-la na "Casa de Julieta" , foi do diretor de museu Antonio Avena. Com pedaços de um sarcófago do século XIV, construiu-se um balcão na antiga taberna. Recuperaram o portão gótico e adicionaram um belo vitral na fachada da casa.


@ Ao mesmo tempo que Antonio Avena trabalhava na casa, contratou-se Ettore Solemani como zelador do túmulo de Julieta. Solemani acompanhava os visitantes, mandou plantar rosas e treinou pombas para esvoaçarem pelo jardim e pousarem no ombro dos românticos turistas. As pessoas ficaram encantadas e escreviam agradecendo a experiência maravilhosa. Ettore respondia e assinava: secretária de Julieta. Parece que foi assim que tudo começou e Verona tornou-se a 4ª cidade mais visitada da Itália, atrás apenas de Roma, Veneza e Siena.



Beijinhos e ótimo final de semana para todas !!!!!!


* Créditos

-> http://coisas-da-fernanda.blogspot.com/
-> http://tribopublicitaria.blogspot.com/
-> http://bystarfilmes.blogspot.com/
-> http://www.comune.verona.it/




14 comentários:

Gabi disse...

Oi, Maitê. Eu usei umas fotos por vc postadas do seu casamento na Confeitaria Colombo num post que eu fiz. Indiquei exatamente o seu blog, se vc não se importar!

Abraço,
Gabriela Honorato
www.gabrielathiago.blogspot.com

Amor desde infância disse...

pelo post deve ser lindo vou assistir bj!

Jessica disse...

Nossa Tete, fiquei bem curiosa para ver o tal filme, amei toda essa história...
Amei a recomendação!!!
Seu bloguinho sempre trás ótimas dicas...
Bjoooo

Sandrinha disse...

Oi Maitê!
Estou encantada com td q vc escreveu.
É difícil de acreditar q um governo pague p/ ter um serviço tão bonito deste!
Q trabalho lindo destas mulheres, e com certeza elas devem ajudar mtas pessoas com suas respostas.
Realmente uma história linda!
Dá até vontade de ir correndo à Verona ver este lugar q deve ser encantador.....rsrsrs.
Tenha um lindo final de semana.
Mil beijinhos!!

Flávia Shiroma disse...

Oi Maitê!

Nossa, que postagem completa!
Há um pouco mais de um mês (creio eu) assisti a este filme e fiquei encantada por conhecer esse cantinho na Itália onde podemos deixar as cartas e pelas paisagens.

E os hotéis que os 3 se hospedam? Lindos não?!
Este filme é uma gracinha, eu recomendo.

A gente se sente tão leve depois.... Dá até vontade de mandar uma carta também! rs

Maitê, será que eu poderia inserir na minha postagem o link desta postagem que você fez hoje? É que está tão completo que acho bacana compartilhar as informações detalhadas e as curiosidades.

O meu post foi bem mais resumido.

Talvez eu e o meu marido iremos à Itália em Março. Ainda não estudamos o roteiro, mas adoraria conhecer Verona só para tirar uma foto na cada da nossa amiga Juju!

Bjs!
Parabéns pelas pesquisas!

Musa disse...

Hahahah, eu vou ver esse filme! Mas Tetê, francamente, hein... ver em um dia melancólico não deve ter sido legal... hehehe

Bjos de sua irmã e bom fds!

Danee disse...

A Thalita Dol que tem um blog escrevia cartas para lá e inclusive ganhou um prêmio por ter escrito a carta mais bonita e foi ela e o marido pra lá. Muito bacana.
bjs

Flávia Shiroma disse...

Oi Maitê!!!
Aquele meme dá um trabalhinho, mas adoooooro!!! rs

Já inseri seu link na minha postagem:

http://flaviashiroma.blogspot.com/2010/10/cartas-para-julieta.html

Beijos querida!!!!!!!

Pâmella disse...

Nossa, vou procurar ver o filme...deve ser lindooo, e que legal que a história existe!!!

Beijossssssss

Marta disse...

Tetê.. ainda não vi esse filme, mas é uma boa pedida para um fim de semana!
Beijocas

Carol disse...

Tê, onde vc baixou o filme?

Bjus!

Juh Sutti disse...

Tetê esse filme é mega lindo!! E tem o livro que inspirou o filme, em dezembro vai ter promoção dele no meu blog.

Tem selinho pra vc lá no blog =)
beijooos

Borbulhas Literárias disse...

Quero tanto assistir!!!!!!!!!!

Carol disse...

Pois é! Maitê!!!
E te digo mais! Uma brasileira já ganhou como a carta mais linda do ano! E ela é minha amiga! Eles pagaram a viagem e hospedagem pra ela e tudo.. muito legal! Ela sempre escrevia pra lá e no ano que ela conheceu o marido dela ela mandou. Nem sabia que tinha isso de melhor carta... muito legal!

Beijinhos!