terça-feira, 6 de setembro de 2011

Barcelona - Parte 3

Nosso terceiro e último dia em Barcelona começou com a ida a Sagrada Família ... Como no dia anterior resolvemos não ir devido a enorme fila ... acordamos cedinho e munidos do nosso passe do ônibus turístico... lá fomos nós.

A Igreja realmente é tudo de linda e diferente ... Pelo menos eu que estou bem acostumada a frequentar Igrejas barrocas, tomei certo choque em ver algo tão modernoso ... mas não tenho como negar que dentro do estilo “diferente”, tudo por lá tem o seu simbolismo e a visita com toda a certeza vale e muito a pena.










Após uma longa visita, pegamos o ônibus e fomos passear pelo Montjuic, um lugar cujo nome vem de um cemitério judaico na Idade Média, e que hoje em dia é um dos lugares em que temos uma das mais espetaculares vistas da cidade e do mar Mediterrâneo. Com seus 250 hectares de extensão, o Parc de Montjuïc (Parque de Montjuïc) é um dos maiores pulmões verdes de Barcelona.

A vista lá de cima do parque é perfeita, mas como vocês vão observar nas fotos ... nosso dia começou com sol e de repente tudo foi sendo tomado por uma névoa (apesar do calorzinho se manter) (rs....)

Vários monumentos e instalações foram acrescentados ao parque em virtude da Exposição Universal de 1929 e dos Jogos Olímpicos de 1992.



Tem um monte de coisas bacanas para se fazer no Montjuic ... alguns exemplos.

 Fundação Joan Miró



 A Fonte Mágica - A noite a fonte fica LINDA ... pena que na hora que passamos por lá a era de dia e a fonte estava desligada.

Foto: Google

 Teatro Grego

 Estádio Olímpico, sede atual do RCD Espanhol de Barcelona



 Piscinas Picornell - Hoje abertas ao público

 Palau Nacional – Hoje abriga o Museu Nacional de Arte da Catalunha (construído para a Exposição Universal de 1929)





 Torre de Telecomunicações



 Poble Espanyol - O Poble Espanyol é um conjunto arquitetônico localizado na montanha de Montjuïc que pretende reunir os aspectos mais particulares da Espanha, por meio de uma reprodução em escala real dos edifícios e ruas mais representativos de cada comunidade autônoma. Esse complexo arquitetônico foi construído em 1929 e reúne, em um mesmo ambiente, réplicas das regiões mais representativas da Espanha, totalizando 117 edifícios em escala real. As reproduções vão das muralhas de Ávila aos bairros de Extremadura, juntamente com imitações de uma praça aragonesa, ruas típicas da Andaluzia ou igrejas da região dos Pireneus.



 Castell de Montjuic - é um imponente castelo que domina a cidade desde 1640. Foi usado principalmente para reprimir o povo, durante dois séculos. Repressão dos anarquistas no século XIX e prisão para os prisioneiros políticos

Pode-se chegar ao Castell pelo teleférico.








 Já era finzinho do dia e após uma boa melhorada no tempo ... demos uma rápida passada pela Barceloneta.

Antes um bairro operário que dependia da pesca e da indústria pesada, este pedaço triangular de terra é agora uma área privilegiada de frente para o mar, onde muitos dos pequenos apartamentos estão se transformando em flats para temporadas curtas.
A região também conta com uma impressionante quantidade de esculturas, especialmente no trecho em torno do Port Vell. A Rosa dels Vents (Rosa dos Ventos), de Lothar Baumgarten, tem os nomes dos ventos marítimos catalães inscritos na calçada e, do outro lado do Passeig Joan de Borbó, fica uma intrigante obra com cinco personagens enjaulados, a Una habitació on sempre plou (Um quarto onde sempre chove), impressionante. Logo atrás fica a popular piscina municipal, pontuada pela chamativa obra de Alfedo Lanz, Homenatge a la Natació (Homenagem à Natação) – uma comemoração do Campeonato Mundial de Natação, realizado em Barcelona em 2003.
Ao final do Passeig de Mar ficam o pomposo Fish, um peixe de cobre de autoria de Frank Gehry; o novo centro de pesquisas biomédicas em formato de U em frente aos deques de madeira da Plaça Charles Darwin; as torres gêmeas do Hotel Arts; e a Torre Mapfre. Juntos, eles formam um imponente portão para o Port Olímpic.







Da Barceloneta, passamos no hotel pegamos nossas malas e fomos em direção a Estação Barcelona Sants, pegar nosso trem de alta velocidade rumo a Madrid, mas isto fica para outro post.

Beijinhos



* Créditos : Google
wikipédia


Nenhum comentário: