quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Como pegar um trem para percorrer a Itália

Bom dia meninas !!!!!

O post hoje é de excelente ajuda para quem está indo para a Itália e pretende (assim como eu pretendi), viajar pelas cidades usando o trem como meio de transporte.

Quando decidimos viajar para a bota (hehehehehehe), uma das coisas que eu tinha em cabeça era reservar os hotéis, comprar as passagens de avião e pesquisar tudo o que poderia ser visitado.

Durante as minhas exaustivas pesquisas (exaustivas mesmo meninas ... cheguei a passar 4 horas por noite só pesquisando sobre a Itália), descobri este post mais que perfeito do blog TÔ INDO PARA A ITÁLIA.

Neste post a dona do blog, explica perfeitamente tudo e como funciona o serviço de trens no país. Como este post me ajudou MUITOOOOOOOOOOOO resolvi transcrevê-lo aqui com os devidos créditos.

Espero que vcs gostem !!!! E para quem se interessar ... dê um pulinho no blog, pois lá tem dicas SUPER interessantes !!!!

Este é um tópico importante: as viagens de trem pelas cidades da Itália... Pesquisei muito e decidi reunir todas as dicas e passo-a-passo para conseguir comprar e embarcar em um trem italiano. No final do post, indico onde consegui as informações... Respirem - porque é um pouco complicado -, peguem um papel e caneta e vem comigo:


TRENS - Sinônimo de tranporte na Itália, eles são o melhor meio de percorrer as cidades italianas e, normalmente, o mais barato. A rede ferroviária mais famosa é a Trenitalia. No site, você pode ver os horários de partidas, ver sua rota e até comprar bilhetes com seu cartão internacional. Vi em alguns sites que é muito difícil conseguir comprar a passagem pelo site - às vezes você consegue na primeira, mas pode ser que demore muito e, ainda, não dê certo.


Há diferentes tipos de trens na Itália: os comuns, os que param também nas pequenas estações e os de alta velocidade. Nesta última categoria estão o Intercity, o Eurocity, ou o EuroStar, nos quais a reserva é obrigatória.


Os tipos de trens:


Frecia Rossa - alta velocidade: o mais moderno e veloz... novinho em folha. Diretamente proporcional em relação ao preço: é o mais caro. Os bilhetes já vem com o lugar reservado.


EuroStar - É o segundo, em relação a velocidade e fatores moderno. Mas, a passagem ainda é alta.


Intercity - É o preço "médio". Veloz, com tarifas intermediárias. Você tem a opção de reservar o seu assento - recomendável - senão, você poderá viajar no corredor ou em pé, pois o número de passageiros é grande. Há a opção do Intercity Noturno. A diferença é que ele viaja durante à noite e há a opção de reserva de cabines com cama (reservar neste caso é altamente recomendável).


Regionale - Viajam entre as Regiones (Estados) da Itália. Lentos e econômicos, não percorrem grandes distâncias.


Os trens locais comuns na Itália estão freqüentemente atrasados e não são particularmente rápidos, mas atendem bem às necessidades daqueles que não estão com pressa ou que não querem gastar muito, uma vez que as passagens custam metade do preço daquelas dos trens de alta velocidade.


Agora, como funciona o processo?


Chegando na estação, você possui duas formas de comprar sua passagem: no guichê ou nas máquinas self-service (estas possuem a opção de idioma em Português).

OBS: Em todas as estações que fui, não encontrei esta opção ... a mais próxima do Português foi o Espanhol.



Nas máquinas você pode calcular seu roteiro, verificar valores... etc... Bem, então você escolhe a cidade onde deseja ir, o horário, quantidade e a forma de pagamento. Após essas transações, aparecerá na tela da máquina o NÚMERO e o HORÁRIO DO TREM. Anote esses dados a caneta no seu bilhete, assim que ele for impresso.


Lembre-se: Partenza: origem / Arrivo: destino / via: por quais cidades o trem passará / Carrozza: vagão / Binário: plataforma;


Para bilhetes Regionais (ex: De Florença para Pisa)

Não possui númeiro e nem horário de partida porque ele pode ser utilizado em qualquer horário, em até 6 horas depois de convalidado (já vamos ver o que é isso). Nos outros trens - como o Eurostar - já vem impresso o número, horário, etc...



Bem, após você estar com o bilhete em mãos, vem a segunda parte da jornada: encontrar o seu binário (plataforma) de saída. Para descobrir, procure os cartazes de Partenze ou nos Visores (quadros eletrônicos de partidas) que existem na estação. Procure pelo nr. do trem e pelo horário, que o número do binário estará ao lado.


Após comprar o bilhete e encontrar o binário vem a parte de suma importância: CONVALIDAR SEU BILHETE. Existem vária máquinas pequenas e amarelas com a expressão CONVALIDA pela estação. Basta inserir o bilhete e ele imprime o horário, data e estação em que você está. ATENÇAO: Se você não fizer isso, os agentes dentro do trem podem pedir para verificar seu bilhete e, se não estiver convalidado, você poderá pagar uma multa de 117 a 300 euros, mais detenção.



Em resumo (para bilhetes regionais)

1) Compre seu bilhete nas máquinas self service ou nos guichês
2) Anote o número e o horário do trem
3) Procure o binário
4) Convalide seu bilhete
5) Não se marca assentos nas viagens regionais. Vc senta onde quiser.


Para bilhetes Inter Regionais (ex: De Veneza para Milão)

O procedimento é praticamente o mesmo citado acima. As diferenças são :

1) Compre seu bilhete nas máquinas self service ou nos guichês
2) O número e horário do trem vem impressos na passagem
3) Vc vai precisar marcar o seu assento
4) Procure seu binário e fique atento a carroza (vagão) - Existem avisos luminosos na plataforma mostrando quais são os vagões
5) Não é preciso convalidar os bilhetes. Eles são convalidados durante a viagem pelos agentes.




 

BOAS DICAS:


- Se você quiser comprar seu bilhete pela internet, aqui está um ótimo passo-a-passo do blog Brasil na Itália: http://www.brasilnaitalia.net/2009/01/como-entender-o-site-da-trenitalia.html , inclusive com as telas do site. Muito bom!


- Para ver suas rotas, lembre-se do nome das cidades em italiano - Florença: Firenze - Veneza: Venezia - Milão: Milano ...


- Cuidado: às vezes, podem trocar o trem de binário (plataforma). Para informar, eles avisam pelo sistema de som. Verifique também os painéis para ver se houve alterações. Preste atenção também na movimentação das pessoas...


- No Eurostar, o assento já vem marcado;

- Cuidado com furtos no interior do trem, principalmente se você for viajar à noite;


- Viajar de segundo classe é tranquilo;As poltronas são confortáveis mas não reclináveis o que chega a ser incômodo para longos percursos. Tem um bom espaço para as malas mesmo elas sendo grandes. A cada parada eu levantava para dar uma olhadinha nelas (nunca confie demais !!! ).



- Viajar de primeira classe é tudo de bom ... poltronas confortáveis, reclináveis, mesa para laptops e lanche. Das 3 viagens inter regionais que fizemos, duas foram de primeira classe. Confesso ... me senti !!! rs..........



Café, Coca-cola, biscoitinho salgado, chocolate e toalhinhas perfumadas.


- Dizem que o site do Trenitalia, as compras de bilhete são reservadas somente para quem mora na Itália, ou seja, quem mora no Brasil, com cartão de crédito daqui, não consegue, por isso que às vezes dá vários erros no site quando se tenta realizar a compra... Masss... vi várias pessoas que conseguiram, então não custa tentar... (eu Maitê não consegui, deixei para comprar tudo na hora e os preços estavam os mesmo da época em que eu apenas pesquisava)

- Não se esqueça que seu trem pode fazer escalas ou trocas em outras cidades...


- Às vezes, comprar a passagem na hora tem suas compensações: existem trajetos que o site da Trenitalia não mostra que são mais baratos para chegar ao seu destino;


- Se você não for comprar suas passagens on-line, entre no site do Trenitalia, faça a simulação da sua rota e leve impresso os horários, valor da passagem, etc... irá facilitar sua vida...

- Peça informações para funcionários uniformizados. Há relatos de pessoas que se oferecem para auxiliar ou dar informações e depois cobram por isso.

- Atenção as pessoas que se oferecem para carregar a sua mala.  "ajudam" e depois tentam extorquir você !!! Marido caiu nesta (eu não deixei encostarem na minha mala, cheguei a brigar com a mulher). O marido só não se deu mal, pq a polícia chegou e prendeu as duas mulheres.


- Ao comprar a passagem pelo site do Trenitália - Ferrovie dello Stato, veja se a tarifa AMICA está disponível. Ela garante descontos de 20% em relação a tarifa normal. Não há necessidade de carteirinha ou qualquer outro fator... esta tarifa está disponível a todos, é só você comprar o bilhete com antecedência.


*Créditos:
http://www.mochileiros.com/


Um comentário:

Cynthia Barreto disse...

Bom Maitê, eu não pretendo ir para a Itália (pelo menos não agora), mas adorei ler este post e ver como funcionam as coisas por lá!

Beijos!!