terça-feira, 27 de novembro de 2012

Vacina Pentavalente

Semana passada, por indicação da pediatra, chamei aqui em casa uma enfermeira para furar a orelhinha da Giulinha. Confesso que não era meu objetivo furar a orelha da fofinha, mas como ela ganhou brincos de uma amiga minha e da minha sogra, para evitar problemas principalmente com a minha sogra que poderia achar implicância, resolvi furar.

Conversa vai, conversa vem e a enfermeira veio me dizer que trabalhou anos em posto de saúde aqui no DF e me aconselhou a dar a vacina pentavalente em uma clínica particular.

OBS: Nas clínicas particulares a Pentavalente é chamada de Pentavalente Acelular

Eu perguntei o pq e me apavorei. A enfermeira me explicou que a vacina dada nos postos de saúde (PENTAVALENTE) pode dar reações gravíssimas e que os funcionários do posto são orientados a dizer que a reação é somente uma febrinha !!! A Giulinha teve febre alta por 2 dias e estes meus dois dias foram acordados controlando a febre a madrugada inteira... porém em grande parte dos casos, as reações variam entre febre, vermelhidão no local da vacina, CONVULÇÕES e em alguns casos sequelas !!!!! Como achei tudo muito exagerado, resolvi pesquisar no google e me choquei com a quantidade enorme de crianças que sofreram com estas reações fortíssimas.

A enfermeira me indicou ir a uma clínica particular e dar a PENTAVALENTE ACELULAR. Aqui em Brasília custa entre R$ 120 a R$ 160 reais e de acordo com as informações pesquisadas, quase não dá reações.

A diferença entre uma vacina e outra eu não sei. A moça até me explicou, mas não consegui guardar as informações devido ao choque em saber que mesmo tendo a tal vacina acelular disponível, que dá poucas ou nenhuma reação, que não faz a criança sofrer ...o governo não libera para o povo por ser mais cara a sua fabricação...

Aí eu pergunto ... e pq os pediatras não nos indicam a rede particular para dar esta vacina em específico ?? Pq os pediatras esperam as reações fortíssimas para depois dizer que existe uma outra vacina, como o mesmo efeito, sem reação e que pode ser dada ??? Eu jamais teria arriscado em dar esta vacina no posto se soubesse do que poderia acontecer ...

Enfim ... para quem puder, o aconselhável é dar a vacina pentavalente acelular nas clínicas particulares.Só não esqueçam de conferir a data de validade da vacina nos frascos ok ??

Caso alguém tenha mais informação sobre a diferença entre estas vacinas e quiser dividir por aqui... é só deixar nos comentários que eu publico aqui no post.

Beijinhos





7 comentários:

Karol & Bella disse...

Nossa, não sabia dessa não!
Essa informação veio em ótima hora, vou alertar minha irmã pois creio que meu sobrinho ainda não tomou a pentavalente!
É um absurdo o governo do nosso País, a cada dia nos deparamos com uma novidade como essa, infelizmente!

beijos
Karol

Sandrinha disse...

Bom dia Tetê!
Ah,tadinha da minha netinha!Ela chorou mto p/ furar a orelhinha?
Qta as vacinas..... minha filha optou por dar todas as vacinas da Alice em clínica particular, ela não teve reação nenhuma até agora!
Agora vc vê,quem não pode pagar ou não tem essa informação,acaba correndo risco!Esse governo é uma vergonha!
Beijinhos!!!

Karol & Bella disse...

Essa vacina tem outro nome? Minha irmã não encontrou esse nome na carteirinha de vacinação do Bernardo!
Beijos

JuGalante disse...

Eu tenho a mesma pergunta da Karol... para o que é esta vacina? Beijos

Ana Barbosa disse...

Maite mina PED me orientou sobre essa vacina e a diferença na rede publica e particular!
Ela é super seria e não me falou dessas super reações que a enfermeira disse não! De fato ela disse que poderia dar reações.

A Julia tomou no posto do SUS e não teve reação nenhuma!
Nem febre teve, so sentiu dores nas pernas o que é normal!
Teve amigas que deram a penta no particular e os filhos tiveram SIM febre!

Acho que a reação é de criança pra criança!

E porque vc não queria furar a orelha dela??? Ohhh é tão bonitinho bebe de brincos! Rsrsrs

Anajá Schmitz disse...

Que peninha do bebe, quase chorei quando furei a orelhinha da minha filha, dá uma peninha delas. Sempre tive certo receio quanto as vacinas, mas ficamos em duvida se não faz elas podem ter alguma dessas doenças, mas as reações sempre são terríveis.
Tenha uma ótima semana.

Marta disse...

Tetê.. dei todas as vacinas do Miguel em clínica particular.. é caro, mas agora só com 1 ano! Ele não teve reação nenhuma.. só uma vez uma febre bem fraquinha!
Beijos