segunda-feira, 8 de julho de 2013

Cupcakes de morango e chocolate com cobertura de brigadeiro de morango

Para as festinhas de mesversário da biscoitinha, eu sempre procura fazer um bolinho. Seja cupcake ou um bolo grande independente do tema. Não sei pq, mas acho importante ter um bolinho, senão não é festa (rs......).

Para esta última festinha de mês, eu queria inovar, fazer algo diferente ... até pq a minha ideia naquela altura do campeonato era caprichar na decoração e fazer uma verdadeira festinha junina (coisa que não deu muito certo). Por indicação, acabei chegando nesta receita D-I-V-I-N-A de cupcake.

Eu não sei se ela dá muito trabalho mesmo ou se eu estava cansada demais naquele dia e fiz tudo meio que me arrastando. Na verdade, acho que o que me "incomodou" um pouco, foi passar o purê de morangos na peneira ... Foi algo chato e demorado. Fora isto, só tenho uma coisa a dizer : A receita entrou para o meu top 10 de favoritos. A massa ficou extremamente leve e macia. O brigadeiro de morango só me fez ficar com vontade de comer mais e mais.

A minha única consideração é que provavelmente por conta do clima seco aqui de Brasília, o bolinho em si, ficou um pouquinho ressecado no dia seguinte, mas este "problema" é bem fácil de ser resolvido nas próximas vezes. Sim ... próximas ... pq vou repetir esta receita muitas e muitas vezes ainda !!!

Quem se interessar em fazer ... FAÇA.



Cupcakes de morango e chocolate com brigadeiro de morango


Cupcakes

3/4 de xícara (170g) de açúcar

1 pacotinho (35g) de gelatina de morango

113g de manteiga

2 ovos

1 1/2 xícaras (170g) de farinha
1 colher de sopa de fermento

1/4 de colher de chá de sal

1/2 xícara de leite

1/2 colher de sopa de extrato de baunilha

65g de purê de morango, com ou sem sementes (aproximadamente 1/4 de xícara, mas o ideal é ser pesado)

1 – Para fazer o purê de morango, em um multiprocessador ou no liquidificador, bata alguns morangos lavados e sem as folhas. Dependendo do tamanho dos seus morangos, você pode precisar de mais de uma bandejinha das frutas. Você pode passar por uma peneira, mas não é necessário para a massa, somente para o brigadeiro.

2 – Ligue o forno em 180˚C. Em uma tigela, misture o purê, o leite e a baunilha. Em outra tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal.


3 – Bata manteiga, gelatina e açúcar, até que fique bem fofo.


4 – Acrescente os ovos, um por um.

5 – Alterne a adição dos ingredientes secos e molhados, terminando sempre com os secos.

6 – Divida nas forminhas e asse por 22 minutos ou até que um palito inserido no centro de cada um saia limpo. Essa massa pode ficar um pouco a mais no forno, uns 3 minutos além do ponto, para retirar a humidade.

Recheio

120g de chocolate meio amargo
110g de creme de leite em caixinha (uht)

1 – Pique o chocolate em pequenos pedaços e despeje em uma tigela.

2 – Acrescente o creme de leite e leve ao microondas por 15 segundos. Retire e mexa. Leve novamente ao microondas em intervalos de 15 segundos, mexendo sempre, até derreter tudo. Espere esfriar antes de rechear os cupcakes.

Brigadeiro de morango

1 lata (395g) de leite condensado
1 caixa (200g) de creme de leite uht
4 colheres de sopa de purê de morango (sem sementes)
1 colher de sopa de leite em pó
1 colher de sopa de manteiga com sal
1 gota de corante vermelho (eu usei o rosa que tinha em casa e precisei colocar bem mais do que uma gota)

1 – Misture todos os ingredientes, menos o corante, em uma panela de fundo grosso, no fogo baixo, e mexa com uma espátula. Leva mais ou menos 30 minutos para ficar pronto. O ponto certo é quando o brigadeiro cai da espátula em pedaços que demoram para se incorporar novamente à massa, e não em fio.

2 – Quando pronto, acrescente uma pequena (pequena mesmo) gosta de corante vermelho e misture bem. Uso o corante para deixar a cor do brigadeiro mais bonita, pois, se você notar o resultado final, fica com uma cor levemente desbotada do purê de morango.

3 – Em seguida, despeje em uma tigela, cubra com papel plástico encostando sobre toda a superfície do brigadeiro e espere esfriar completamente.


 Esta receita foi retirada do blog Cupcakeando e se eu fosse vc, dava uma passadinha por lá pq só tem receitas maravilhosas !!!

Infelizmente eu não tinha o bico 1M da Wilton do saco de confeiteiro, então minha cobertura não chegou nem aos pés da cobertura do cupcake da Juliana (dona do Cupcakeando), mas se vc tiver este bico ... se joga, pq fica LINDO DEMAIS !!! (rs...........)



Beijinhos !!!

*Créditos: www.cupcakeando.com.br



2 comentários:

Sandrinha disse...

Aí Tetê, q
ta maldade!
Dá vontade de comer pela tela......imagino a delícia q isso não tava!
Beijinhos!

Flicka disse...

CARACA!!! Mas vc ta muuuuito prendada!!! Cada coisa linda!!!! Meu Deeeeeus!!!!