segunda-feira, 19 de maio de 2014

Cupcake de manteiga de amendoim coberto com buttercream de chocolate





Há um tempo atrás vi esta receita em um blog torturante só sobre cupcakes, o Cupcakeando.

Na hora que li a receita, morri de vontade de fazer, mas tive que deixar a vontade de lado por falta do açúcar de confeiteiro e do açúcar mascavos.

Como este final de semana foi o de fazer compras de mês....munida da minha extensa listinha... comprei tudo e mais um pouquinho e em um ímpeto quase que incontrolável, resolvi colocar a receita que estava guardadinha na minha pasta de favoritos em prática.

O cupcake ficou simplesmente divino. Eu A-D-O-R-O manteiga de amendoim e sempre tenho um pote aqui em casa. Ou trago das viagens ou a minha sogra trás de presente para o primogênito. (hehehehehehe).

A massa ficou levinha, com um gostinho de amendoim tudo de bom e eu simplesmente amei fazer buttercream !!!!!! (nunca tinha feito na vida).

Vamos a receita ??? (lembrando que a autoria é do blog Cupcakeando).

Cupcakes de manteiga de amendoim

Rende: 12 cupcakes
Receita por Sallys Baking Addiction, com adaptações.

1 1/4 xícaras (170g) de farinha
1 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1/4 de colher de chá de sal
2/3 de xícara (180g) de manteiga de amendoim
110g de manteiga
3/4 de xícara (140g) de açúcar mascavo
2 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha
4 colheres de sopa de leite

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, bata a manteiga e a manteiga de amendoim juntas, até que fique bem incorporado. Em outra tigela, peneire a farinha, o sal e o fermento juntos e reserve.

2 – Adicione o açúcar mascavo e bata por mais 2 minutos, até que fique bem fofo e mais claro.

3 – Acrescente os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Acrescente também a baunilha e bata até incorporar tudo.

4 – Alterne a adição dos ingredientes secos e do leite, terminando com os secos. A massa vai ficar bem grossa. Divida entre as forminhas de papel e asse por 16 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.

Buttercream clássico de chocolate

Rende: cobre 14 cupcakes com a voltinha clássica

115g de manteiga
70g de chocolate meio amargo derretido
1 1/3 xícaras de açúcar impalpável
2 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de extrato de baunilha
uma pitada de sal

1 – Em uma batedeira fixa, bata a manteiga por 6 minutos na velocidade média, até que fique bem mais clara e bem fofinha. Em seguida, pare a batedeira e adicione o chocolate meio amargo derretido. Ele não deve estar quente senão vai derreter a manteiga. É preciso que ele esteja quase em temperatura ambiente, mas ainda líquido. Bata novamente, incorporando os dois. Raspe a tigela com uma espátula, se necessário.

2 – Adicione todo o açúcar, a baunilha e o sal de uma vez, com a batedeira parada. Cubra com um pano (pra impedir a nuvem de açúcar na sua cozinha) e bata na velocidade mínima primeiro, até incorporar. Depois ligue na velocidade média e bata por 6 minutos sem parar.

3 – Por fim, teste a consistência. Se estiver muito firme, adicione uma colher de leite por vez. Para mim, precisei de duas, mas pode variar para você. Bata novamente, coloque em um saco de confeitar e mande bala!

Minhas observações:

1- Não usei açúcar mascavo. Não encontrei no mercado que fui.Utilizei o açúcar refinado mesmo

2- O cupcake não cresce quase nada. Então, encha bem as forminhas.

3-  Quando fui fazer o buttercream, achei que a cor da cobertura ficou muito clarinha. Acabei usando uma barra inteira de chocolate meio amargo e mantive as outras proporções.


Beijinhos

*Créditos: http://www.cupcakeando.com.br/


5 comentários:

Marta disse...

Nossa! Deve ter ficado bom demais!
Beijos

Telma disse...

Oi Maitê, que delícia que deve ser esse cupcake! Eu gosto muito de cupcake, rsrs. Respondendo às perguntas que fizeste lá no meu blog, a minha princesinha está prevista para nascer à 27 de Junho, mas sei que pode nascer 2 semanas antes da data prevista, tal como aconteceu com os meus meninos. Os pequenos estão bem, graças a Deus e também muito ansiosos por conhecer a irmã. Já aumentei o post com todas essas informações, rsrs. Um óptimo dia para ti querida. Beijinhos

Unknown disse...

Maitê, eu adooooro fazer cupcakes!!! Comprei até a maquininha da Britania para ajudar e são uma mão na roda.
Buttercream é o máximo, sempre que faço para festinhas uso ele como cobertura. Costumo fazer de baunilha, e já fiz de Nutella que também fica divino!!!

Seu cupcake ficou lindo! Deu água na boca. Um dia eu experimento a sua receita.

Beijoks
Menina Enxaqueca

Em Nome dos Pais de Múltiplos disse...

Manteiga de amendoim não é legal comigo... :/

Mayra disse...

Deu água na boca a foto! Me explica uma coisa, essa manteiga de amendoim , como que se retira a casca? Quero fazer a um tempinho mas não acho a informação completa, eu torro o amendoim antes de bater? Bjos