segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Belo Horizonte - Parte 1

Como falei há uns posts atrás... este ano, nossa ida ao Rio de Janeiro, teve uma paradinha estratégica em Belo Horizonte.

Brasília - Rio de Janeiro, demora em média, umas16 horas. Como a biscoitinha ainda é muito pequena, damos algumas paradas para que ela possa esticar as perninhas, brincar um pouco, comer algo... Ano passado, paramos em Três Marias que fica há umas 5 horas de Brasília. Este ano, arriscamos mais e fomos até Belo Horizonte que fica há umas 8 horas de Brasília.

Assim que entramos em Minas Gerais, pegamos uma chuva incessante e vários acidentes na estrada. Por conta disto, atrasamos a nossa chegada em quase 1:30 h.

Nosso primeiro "compromisso" em Belo Horizonte foi em um Domingo e Domingo é dia de que ???? Feira de Artes e Artesanatos da Avenida Afonso Pena ou para os mais íntimos, Feira Hippie.

Saímos do hotel por volta das 9 horas da manhã, largamos o carro por lá mesmo e fomos de táxi. Acho que foi a decisão mais acertada. A feira fica abarrotada de gente e chega a receber cerca de 80 mil pessoas por Domingo.Eu não vi nenhum estacionamento por perto e algumas ruas são fechadas dificultando o acesso.

A Feira Hippie acontece todos os Domingos há mais de 43 anos e pelo que eu pesquisei, vc encontra mais de 2500 expositores !!! São bijus, artesanato, sapatos, bolsas, cintos, móveis, brinquedos, roupas,artigos para bebês, comidas e muito mais (só não espere encontrar roupa masculina... quase não tinham expositores de roupas masculinas). Uma verdadeira loucura !!!!!

Foto retirada do google para vcs terem a noção de como é grande

De acordo com o taxista, a feira começa por volta das 6 horas da manhã e quando dá 15 horas, as barracas começam a ser desmontadas.

Como em todos os lugares do mundo, vc encontra coisas baratas e outras nem tanto. Vi shorts para crianças do tamanho da biscoitinha por 35 a 50 reais. Por outro lado, encontrei bijus lindas por 5 reais e sapatilhas mega confortáveis por 20 reais (arrependida de ter comprado somente 2) (rs........).

Não vou dizer que me acabei na feirinha, pq era o primeiro dia das férias... e ir a falência logo no primeiro dia.... complica. Comprei um pouquinho,porém focando nos artigos mineiros, como a namoradeira fofa que comprei para enfeitar o nicho do meu quarto.

Depois de andarmos a feirinha inteira, aproveitamos para conhecer o Parque Municipal Américo Renné Giannetti que fica em frente a Feira. Considerado o Patrimônio Ambiental mais antigo de BH, o parque tem 117 anos e além de super bem conservado, é lindo.






Aproveitamos que o Sesc estava fazendo um evento no local e entramos para curtir um pouco os brinquedos e as atrações. Com criança pequena, um passeio é para adultos e o outro é para a criança. rs.... Biscoitinha se amarrou na máquina de bolinhas de sabão, no cineminha com pipoca, olhou atentamente a aula gratuita de dança e apesar de insistir absurdamente em ir... morreu de medo da cama elástica. hehehehehehehehe...



  Como começou a cair uma chuvinha fina e incessante, aproveitamos o horário do almoço para comer, descansar, buscar o carro e partir para a Igreja de São Francisco de Assis, mais conhecida como Igreja da Pampulha.

Para quem vai de carro, o estacionamento fica na Praça em frente. É preciso contorná-la.Como não existem placas indicativas,muitas pessoas estavam parando os carros em cima da calçada da Igreja correndo o risco de tomarem multa e/ou serem rebocados.

A Igreja de São Francisco de Assis, foi inaugurada em 1943 e faz parte  do Projeto Pampulha Patrimônio Cultural. O seu interior abriga a Via Sacra, composta por 14 painéis pintados por Portinari e os seus jardins foram criação de Burle Marx. Infelizmente não conseguimos entrar na Igreja. Domingo ela fechava às 14 horas e chegamos um pouquinho depois.







Da Igreja, partimos para o Museu de Arte da Pampulha, mas mais uma vez não conseguimos nada além de andarmos por fora. O Museu estava fechado por conta de uma festa particular e a nova exposição ainda não tinha sido montada.

O Museu de Arte, originalmente foi construído para ser um cassino.Projetado por Oscar Niemeyer, hoje abriga exposições de arte contemporânea.






 Do Museu, rodamos um pouco pela Lagoa da Pampulha, tentamos parar em outro ponto turístico (Casa do Baile), mas como não encontramos lugar para estacionar o carro (somente em local mais afastados) e já estávamos exaustos de carregar a biscoitinha, passamos pelo Mineirão para tirarmos algumas fotos e então resolvemos voltar para o hotel, descansar um pouquinho e mais tarde sair para jantar.

Casa do Baile




Beijinhos !!


*Créditos

Feira Hippie (Mapa e informações úteis) - http://www.feirahippie.com/

-> Igreja de São Francisco de Assis
Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 3000 - Pampulha
Horário de Funcionamento: 3ª a sáb.das 8h às 17h, dom. das 9h às 14h.

-> Museu de Arte da Pampulha 
 Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 - Pampulha
Horário de Funcionamento:   de 3ª a Domingo das 9h às 19h
 


Nenhum comentário: