segunda-feira, 24 de novembro de 2014

São Paulo - Parte 2

Nosso segundo dia em São Paulo começou com um City Tour que contratamos e eu particularmente não gostei nem um pouco.

Por azar do destino, o dia marcado para o City Tour, foi o dia que mais choveu em São Paulo durante a nossa estadia, então o primeiro ponto negativo foi este. O segundo ponto negativo foi o motorista que devia estar com pressa para alguma coisa. O passeio em sua grande maioria foi feito em uma van e pelo menos em determinados locais turísticos, ele deveria passar mais devagar, porém a velocidade média do cidadão foi de 60 Km/h e por fim...esperava mais. Passamos por vários lugares que a guia nem citou (exemplo: galeria do rock, Mosteiro de São Bento).

Mas, vamos por partes.

O city tour começava às 10 horas de manhã e o ponto de encontro era no Bar da Brahma, na tradicional esquina São João com a Ipiranga. Chegamos lá por volta das 9:30 h e a guia chegou logo após. Junto com a gente, tínhamos somente mais um integrante interessado em conhecer o lado histórico de Sampa.



Nossa primeira passagem foi pelo Bairro da Liberdade, demos apenas uma voltinha e como achei o lugar super bonitinho e interessante, decidi que voltaria depois.

Achei fofa a homenagem do Itaú em escrever seu slogan em Japonês.

Logo depois, na nossa primeira parada, nos dirigimos a Catedral Metropolitana (da Sé) que é um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo e tem a capacidade de abrigar 8 mil pessoas. Na cripta estão bispos e arcebispos de São Paulo e vários personagens importantes da história do Brasil como o Regente Feijó, governante do Brasil durante o Período Regencial.

Linhas de metrô que eu deveria ter pego caso tivesse ido de metrô.

Da praça da Sé... os lugares que eu poderia ter visitado a pé





 
Para quem se interessar,é possível fazer uma visita guiada por 30 minutos.

A Catedral é muito bonita e vale a pena a visita. O que mais me impressionou, foram os vitrais.



É possível visitar a cripta tb.

 Em frente a Catedral, fica a Praça da Sé. É nela que se encontra o marco zero da cidade. O monumento é simbolizado por um prisma hexagonal revestido de mármore, no centro de uma rosa dos ventos construída no chão da praça. Na parte de cima, em bronze, em cada lado do mini obelisco, estão os principais lugares brasileiros como Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Santos e Goiás.



 Da Praça da Sé, fomos caminhando até o Pateo Collegio que nada mais é que um sítio arqueológico onde foi levantada a primeira construção de São Paulo por padres jesuítas, que tinham por objetivo catequisar os índios. O local é pequenininho. Possui uma Igreja, um pequeno museu, uma pracinha e um café super charmoso. Em vários locais que procurei, vi indicações para se tomar um delicioso café da manhã por lá. Não foi o nosso caso, mas comemos uns pães de queijo enquanto esperávamos a van para nos buscar.

Adorei os sinais para pedestres temáticos. Em cada ponto turístico, um sinal representativo.



Foto da Igreja. Infelizmente dentro do museu não é permitido tirar foto.




Neste altar, o Papa João Paulo II, celebrou no Brasil a primeira missa após a beatificação do PE. José de Anchieta - Julho 1980.



De volta a van, passamos por mais alguns lugares como o prédio mais alto de Sampa, a Estação da Luz e a galeria do rock (que já apareceu em inúmeras novelas e séries). Queria muito tirar uma foto decente da galeria e visitá-la, mas não tivemos tempo de voltar lá.


Foto da galeria do Rock - Foto bonita que só # sqn

Nossa segunda e última parada do City Tour... sim... ele acaba aqui.... foi visitar o Mercado Municipal de São Paulo.


Achei SUPER bacana a visita. Sabe aquele local que volta e meia vemos na televisão ??? E naquele momento a imagem da televisão estava ali na minha frente ???? Foi bem bacana mesmo. Andamos pelas baias, vi frutas que nunca tinha visto na vida (pelo menos não identifiquei pelo nome), vi muita coisa boa para comprar e experimentar (e infelizmente como iríamos pegar um voo internacional, não rolava comprar)...








...  e depois de um tempinho nos perdendo pelos corredores, sentamos em um "restaurante" para comermos os famosos pastel de bacalhau e o mega sanduíche de mortadela. Gente, o que ela aquilo ???? Quando pedi um... pensei que era apenas uma metade do pão cheio de mortadela.... mas não !!! Era um pão inteiro !!!!!!!! Não consegui comer nem uma metade inteira. GIGANTE.



Depois de 1 hora passeando, a van nos buscou, para nos levar de volta ao Bar da Brahma (já sem a guia que se despediu e ficou pelo Mercado). Como estávamos livres a partir daquele momento, resolvemos então voltar em alguns lugares.

Depois de um mega sanduíche de mortadela, não estávamos com a menor fome, então aproveitamos o metrô para conhecermos a Estação da Luz, a Pinacoteca e o Museu da Língua Portuguesa.

Com estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a abadia de Westminter, a Estação da Luz tornou-se porta de entrada para imigrantes.



Mapas traçados por mim, caso tivesse feito este passeio a pé (como estava programado).






 O prédio em si é muito bonito, mas não muito bem frequentado. Depois soube pelas minhas amigas que ali a noite é a cracolândia e confesso que fiquei com medinho.Vi muito mendigos e prostitutas fazendo ponto ali em plena luz do dia.

Ao lado da estação (faz parte do complexo arquitetônico), está o Museu da Língua Portuguesa.

O museu é show !!!! Muito bem conservado e muito interessante.

Logo de início vc é encaminhado para o terceiro andar, onde assiste a um vídeo com duração de cerca de 40 minutos. Infelizmente só o marido assistiu o filme. Conheço bem a filha que tenho e filminhos sem músicas e desenhos não prendem a atenção dela nem por 5 minutos.


Terminando o filme, vc desce para o segundo andar, onde se depara com um espaço enorme onde "No lugar de paredes, vozes. No lugar de obras, espaços interativos."




Este sim foi um lugar interessante onde a biscoitinha pode colocar os dedinhos em tudo. Porém, chegou um momento que ela já não aguentava mais ficar ali... e marido lendo cada parágrafo do Museu... mais de 2 horas depois... saímos de lá e desistimos da Pinacoteca. Achei que este seria massante para a pequena, então resolvemos só curtir o parque que fica ao lado da Pinacoteca. É uma graça de parque !!! Cheio de esculturas, super bem cuidado e com direito a cachoeira e tudo.









Bem... depois deste dia intenso...já passavam das 17 horas... fomos para o hotel descansar e mais tarde sair.

No dia seguinte, meu roteiro se concentrava mais na parte "central" de São Paulo. O objetivo era conhecer o Mosteiro de São Bento, o Banespão, Theatro Municipal e o viaduto do chá.

Só que nunca pensei que seria algo tão rápido. (rs...........).

O Mosteiro é lindo por dentro e uma pena não poder tirar fotos dentro dele. De Segunda a Sexta às 7 horas da manhã, é possível assistir a missa com cantos gregorianos. No Sábado, o horário dos Cantos passa a ser às 6 horas da manhã.

Foto: site do mosteiro

Se vc estiver por São Paulo, no último domingo de cada mês, é possível participar de um brunch no Mosteiro. Ele abre as portas de seu refeitório monástico aos paulistanos. Com sofisticadas iguarias dos monges e da gastronomia de grandes chefs de cozinha de São Paulo, o brunch do Mosteiro tem atraído sempre mais os paulistanos.(é preciso comprar ingresso para participar).

Se vc como eu, não estiver em Sampa no final de semana, pode dar um pulinho no Café Girondino (rua boa vista 365 - Centro). A decoração inspirada no século 20... a cafeteria oferece dentre outras opções, um pão de mel recheado com geléia, feito pelo monges.... que nem tenho palavras para descrever. (rs...........).


Quase em frente ao Mosteiro, fica o Banespão.

"Situado no ponto alto do centro velho, a inspiração da arquitetura veio do famoso Empire State Building, em Nova York. Com 161,22 metros de altura, seus 35 andares, 14 elevadores, 900 degraus e 1.119 janelas, foi considerado nos anos 40 a maior construção de concreto armado do mundo. Por quase 20 anos foi o mais alto da cidade, identificado facilmente pelo seu logotipo luminoso. "

Foto tirada no nosso último dia em Sampa. (com um dia muito mais bonito)

Sua altitude proporciona perspectivas impressionantes. Do alto do mirante, o raio de visão é de 360º e atinge 40 Km. De lá é possível ver a Serra do Mar, o Pico do Jaraguá, os prédios da Avenida Paulista e as principais construções do centro.

Já na entrada do prédio, o lustre impressiona pela sua beleza e apesar de querer MUITO ter subido no mirante, não foi possível. Como o tempo estava instável, a visitação estava suspensa por conta da possibilidade de surgirem raios pelo céu.


Do Banespão, vi uma plaquinha indicando a rua 25 de Março... não resisti e lá fomos nós. Todo mundo fala tanto desta rua... não achei lá grandes coisas. Sei lá... não achei os preços aquela coisa e me pareceu tudo muito como o Saara no Rio de Janeiro. Rodei a rua inteira atrás de uma casinha de Natal com movimentos para a minha mini cidade e não achei. Procurei um enfeite de Natal que representasse São Paulo na minha árvore e não encontrei. Saí frustrada.

Atual prédio mais alto de São Paulo



Da 25 de Março, resolvemos pegar o metrô rumo ao Bairro da Liberdade.




O bairro é uma gracinha.Todo enfeitadinho com lanterninhas. Rodamos por cerca de 2 horas. Adorei entrar nos mercados e ver os produtos japoneses sendo vendidos. Fiquei com vontade de comprar várias coisinhas para experimentar. Entramos em algumas lojas com objetos típicos japoneses, mas confesso que achei tudo muito caro. Um enfeite pequeno de árvore de Natal por exemplo custava não menos que 30 reais.



 
Como não achamos nenhuma boa opção para comer com a biscoitinha (por isto que roteiro e programação é tudo), resolvemos pegar o metrô e voltarmos para a Paulista. Já passavam das 15 horas e naquele dia, era o dia de encontrar com as amigas Disneyfriends !!!

O encontro foi uma delícia e passou tão rápido que chega a ser frustrante. Conheci estas meninas, ano passado em um grupo do facebook, enquanto procurava dicas para viajar com a biscoitinha para a Disney. O tempo passou, a amizade estreitou e hoje conversamos praticamente todos os dias pelo whatsapp. (e confesso que morro de inveja delas fazerem tantos encontros em Sampa e eu perdida em Brasília.... se eu morasse no Rio, ainda rolava um ônibus e em 6 horas estaria lá.... já de Brasília... só avião e por uma bagalela). Adorei muito conhecê-las pessoalmente e a biscoitinha se acabou com os novos amiguinhos paulistas.





* Créditos:

-> Catedral Metropolitana de SP - http://www.catedraldase.org.br/site/
-> Wikipédia
-> http://www.pateocollegio.com.br/newsite/conteudo.asp?i=i1
-> http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/

->>  Para o brunch no Mosteiro:
Todo último domingo de cada mês
Ligar para (11) 2440-7837 com Silvia (para comprar os ingressos).
Maiores informações : http://www.mosteiro.org.br

->  Banespão (Edifício Altino Arantes): Rua João Brícola, 24 - Centro
Próx. Metrô São Bento –  De seg. à sex., das 10h às 15h
Entrada gratuita e não precisa agendar



Um comentário:

Marta disse...

Quanta coisa bacana Tetê!!! Pena ter chovido.. ms fazer o que, né? E biscoitinha tá linda demais!
Beijos