quinta-feira, 8 de setembro de 2016

CosmoCaixa




Um dos programas mais legais que fizemos com a pequena foi levá-la ao CosmoCaixa em Barcelona.
O CosmoCaixa  é o antigo Museu de la Ciència de Barcelona  e foi comprado pelo Banco La Caixa, sendo totalmente reformado e reinaugurado em 2004 mantendo a sua essência, ser um museu totalmente dedicado à ciência.

O passeio já começa de forma impactante quando se avista o prédio principal do Museu. Construído em 1904 por Josep Domènech i Estapà, arquiteto famoso pela região. 




O museu possui  “apenas” 9 andares, sendo 6 deles subterrâneos.

A visita começa pelo lado de fora com a Praça da Ciência. Um lugar super amplo com algumas experiências interessantes para os maiores.

Assim que vc entra no museu, vc é conduzido por uma rampa que o leva para o andar -5 e é lá que vc começa a visita realmente começa: pela sala da matéria. A parte aberta permanentemente aberta ao público é exatamente esta.


Assim que vc chega ao museu, vc é conduzido por uma rampa que o leva para o andar -5 e é lá que vc começa a visita: pela sala da matéria.

É nesta sala onde as crianças (e adultos também) surtam.  Neste espaço vc encontra diversos experimentos físicos e químicos e mesmo a minha pequena não entendo muita coisa, ela ficou maravilhada em ver as experiências. Quis tocar em tudo, apertar todos os botões e acompanhou atentamente o final de casa experiência. Só nesta sala (enorme por sinal), ficamos cerca de 2 horas e não fizemos todas as experiências e lemos todos os quadros indicativos sobre minerais, peixes e etc.








 

No final deste salão, damos de cara com o Bosque Inundado. Gente, o que era aquilo. Fiquei fascinada !!!  O bosque Inundado é uma réplica de 1000 metros quadrados da Floresta Amazônica. Vc fica ali olhando a vida aquática embaixo com tartarugas, peixes (um pirarucu gigante), jacarés.... e logo ali em cima, patinhos, pássaros, plantas diversas...  é simplesmente incrível... acho que nem consigo descrever direito o quanto achei maravilhoso aquilo. 



E o jacaré ali entre a água e o ar. 



Você ainda pode entrar dentro deste ecossistema. Sim... do lado esquerdo tem uma portinha onde vc passa “por dentro” do tanque dos bichinhos aquáticos e depois passa pelo meio das árvores (e pode até sair meio molhadinho por conta da chuva que cai a cada 15 minutos para umidificar o ambiente). 






A capivara brasileira


Neste salão da matéria, vc ainda encontra um mezanino com diversas “vitrines” mostrando cortes da estrutura geológica. Esta parte não encantou a pequena, então passamos rápido.


As demais áreas do Museu são pagas a parte e nem sempre estão abertas. Geralmente costumam funcionar nos finais de semana e por conta disto não pude aproveitar em sua totalidade o museu. Como todos os finais de semana e feriados viajávamos para algum lugar, passeios por Barcelona eram durante a semana, então acabamos abrindo mão de algumas outras atrações.



Uma parte do museu que eu adoraria ter conhecido é o planetário 3D. Adoro planetários (apesar de nunca ter ido ao planetário de Brasília) (rs.....).

Outras atividades voltadas para as crianças e que geralmente só abriam no final de semana (e precisam de reserva pq fazem muito sucesso), são o Click, com espelhos, moinhos e aparelhos que imitem diferentes sons, o Planetário Borbulha que visa ensinar as crianças o sistema solar (estes dois para crianças de 5 a 8 anos) e o espaço Toca Toca para os pequenininhos a partir de 3 anos onde as crianças podem tocar os bichinhos (peixinhos, pintinhos, sapos e etc).

Em todas estas atrações, as atividades são monitoradas e as crianças precisam estar acompanhadas dos pais.

Para saber de todas as informações sobre estas atividades, preços e horários, vc pode clicar AQUI.
Eu acho que vale super a pena fazer uma visita neste museu, principalmente com crianças. Só a parte permanente já vale a visita e o ingresso é bem barato. Caso vc more na Europa e tenha conta no La Caixa, a visita ainda é gratuita na parte permanente e nas demais atrações vc tem 50% de desconto.

Se ficar com fome, o Museu ainda conta com uma lanchonete de lanches rápidos e um restaurante.

Para chegar, vc deve pegar o ferrocarriles da Generalitat (na praça da Catalunha, vc pode descer na primeira entrada para o metrô na Rambla, do lado direito vc vai para o metrô. Do lado esquerdo vc vai para o ferrocarriles),  linha Av. Tibidabo. Ao saltar (na última estação), vc pode pegar o ônibus 196 que vai parar quase em frente ao CosmoCaixa, ou pode ir a pé (são cerca de 800 m de caminhada e com uma boa subidinha quando se está com carrinho).



* Créditos:

https://obrasociallacaixa.org/es/ciencia/cosmocaixa/que-hacemos
 


Nenhum comentário: