segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Sevilha - Parte 1



Um dos lugares que o marido mais queria conhecer na Espanha, era a Andaluzia. A ideia inicial era rodar por esta região, nos cerca de 20 dias de férias antes da volta para o Brasil. Mas por problemas logísticos (vide, falta de passagens em promoção), acabamos separando os passeios pelas principais cidades por vários finais de semana/feriados.

Dedicamos 2 dias inteiros para Sevilha e nosso roteiro foi bem intenso para conseguirmos conhecer tudo da nossa listinha sem desespero.

Saímos Sexta-feira de Barcelona rumo a Sevilha de avião. Teríamos a opção de ir de trem, porém saindo de Barcelona, a viagem é muito longa. (Caso vc esteja saindo de Madrid, existe trem de alta velocidade que liga as duas cidades e é uma excelente opção).

Sevilha é a quarta maior cidade da Espanha, porém é muito fácil caminhar a pé por todo seu centro turístico

Nossa primeira surpresa ao chegar na cidade, foi o hotel que reservei. Ok, não foi aquela surpresa pq como eu mesma seleciono e reservo os hotéis, já espero algo. Mas me hospedar em um hotel com um pátio típico das casas de Andaluzia, foi me sentir entrando verdadeiramente na atmosfera do lugar.
No dia seguinte da nossa chegada, acordamos cedinho e fomos em direção ao Metropol Parasol que ficava pertinho do nosso hotel.




Metropol Parasol surgiu da necessidade de revitalizar a Plaza de La Encarnación, localizada no centro de Sevilha. No seu terreno existiam um convento e um antigo mercado público, ambos demolidos em 1983, deixando assim a área abandonada. Em 2005 foram iniciadas as obras e em 2012 o novo ponto turístico da cidade, foi inaugurado.

Popularmente conhecido como Las Setas de La Encarnación (“Os cogumelos da Encarnación”), porque a combinação de seus pilares com a estrutura da construção lembram a forma de cogumelos. Com 150 m de comprimento, 75 m de largura e 28 m de altura, Metropol Parasol é a maior estrutura de madeira do mundo, a qual é suportado por seis colunas de concreto.



No piso térreo, encontramos o Mercado de la Encarnacion com diversas “barracas” de frutas, legumes, jamon ... e alguns restaurantes. No primeiro andar, temos um restaurante e parquinho para crianças e no andar superior, uma vista magnífica da cidade. Para subir você paga-se 3 euros. Li em algum lugar que ainda existe um piso subterrâneo com há vestígios arqueológicos romanos e árabes em exibição, mas confesso que não achei a entrada para isto (rs....).




Foto Google
Dalí fomos andando em direção ao Real Alcázar e no meio do caminho nos demos conta de estarmos atravessando o famoso Bairro de Santa Cruz, bairro onde vivia a população judaica. As ruas são estreitas, possuem casas em sua maioria brancas com bordas e adornos amarelos, laranja e vermelhos. 






O bairro é lotado de excelentes opções de bares, restaurantes e lojas. Porém como passamos por lá muito cedo, tudo ainda estava fechado, o que foi ótimo para tirar fotos sem uma multidão de pessoas na frente (rs....).

Continuando a caminhada, passamos em frente a Plaza del Salvador. O espaço leva esse nome devido à igreja construída ainda no século XVII. E mais uma vez, deixamos a visita para mais tarde, pois ainda estava cedo e o local não estava aberto para visitação.



Depois de mais alguns minutos caminhando, chegamos a bela Catedral de Sevilha. Rodamos o seu exterior, visitamos a Plaza del Cabildo...
 


... e acabamos por entrar por uma das portas abertas ao público. Se vc chegar cedo na Catedral, é possível entrar de graça durante a missa para visitar algumas áreas que ficam livres para os visitantes. Para uma primeira visão é até interessante, mas aconselho demais pagar a entrada e ver de pertinho a Catedral em sua magnitude.


Como a visita geral também começava mais tarde, resolvemos nos dirigir até o Real Alcázar para evitarmos longas filas na compra do ingresso.


O Real Alcázar é a construção mais significativa que mostra a influência árabe na cidade. São diversas construções simplesmente MAGNÍFICAS !!!! Datado do século XI, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e é o palácio real mais antigo (em uso) da Europa. E quando digo em uso, é porque o palácio é residência oficial da família real espanhola até hoje. 

OBS: Para os curiosos de plantão... o Real Alcázar foi cenário de uma das temporadas da famosa série Game of thrones.









Os jardins do Alcázar, complementam a beleza do Palácio e confesso que saí de lá totalmente encantada. Recomendo no mínimo duas horas no local para visitar tudo com calma.








De lá fomos caminhando em direção aos Jardines Del Cristina. Ali em frente encontramos boas opções de almoço como o 100 Montaditos, uma cervejaria super tradicional da Espanha, que oferece uma variedade enorme de montaditos (pequenos sanduichinhos) e que são conhecidos pelas quartas-feiras e domingos, o lugar fica lotado, porque todos os montaditos da casa, assim como a cerveja (500 ml) custam apenas 1€.

Aproveitando estarmos bem pertinho, fomos conhecer a Torre Del Oro que foi construída no começo do século XIII pela dinastia árabe com o objetivo de ser posto de vigilância, pra evitar invasões pelo rio Guadalquivir, que atravessa a cidade. Hoje a torre abriga o Museu Naval. Nós apenas tiramos fotos por fora.


Dali, fomos caminhando novamente pela Av. de la Constitución...
 


 ... em direção a Catedral com a sua belíssima torre conhecida como La Giralda, , a única herança da antiga mesquita, que foi remodelada para adotar o estilo cristão-gótico.


A Catedral de Sevilha é considerado o maior templo da Espanha e ocupa a terceira ocupação no mundo, perdendo apenas para a Basilica di San Pietro, em Roma, e pela St Paul’s Cathedral, em Londres. 

É dentro desta Catedral que se encontram os restos mortais de Cristóvão Colombo e um dos altares mais magníficos que já vi na vida.






De dentro da Catedral que vc consegue acessar a Giralda e pode ter a mais bela vista da cidade. Agora, se prepare. São 35 rampas que nos conduzem até lá em cima (depois mais 17 degraus) e eu confesso que pensei que não fosse conseguir. Marido carregando a pequena e eu empurrando o carrinho. Foi uma subida e tanto, mas consegui. E valeu cada rampa subida, acredite.




OBS: Para visitar a Catedral, é preciso pagar 9 euros  (crianças menores de 14 anos não pagam). Este ingresso dá direito a visita a Catedral (pavilhão principal, tesouro, Sacristias, túmulo de Cristóvão Colombo), a Giralda e inclui também a visita a Iglesia Del Salvador (a Igreja cor de rosa).

Saindo da Catedral, fomos fazendo o caminho de volta para o hotel, atravessando o Bairro de Santa Cruz, encontramos o prédio da Prefeitura (Ayuntamiento), construído em 1534 e nunca teve sua fachada terminada e a bela Plaza Nueva com seu piso todo em mármore.





Nas duas fotos superiores, reparem que metade das janelas não tem o mesmo adorno trabalhado das demais.
 
Dali enfim, pudemos visitar a Iglesia (cor de rosa) Del Salvador e seus altares belíssimos banhados a ouro e prata.



Fizemos umas comprinhas nas famosas Calles Sierpes, Velásquez e Tetuán. São ruas repletas de boas lojas para compras como Zara, H&M, Primor, Mango e etc. E enfim piscina do hotel. Estava quente demais e o dia além de maravilhoso foi exaustivo.


Nenhum comentário: