terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Medina Azahara - Córdoba - Espanha

Nosso segundo dia em Córdoba foi totalmente dedicado as ruínas da Medina Azahara, datada do século X e que fica a 8 km de distância de Córdoba.

Idealizada para ser um rico palácio de Califa Abd al - Rahman III com o objetivo de ser um símbolo de força e poder, convertendo-se em um dos reinos mais sólidos de toda a era medieval. Para se ter uma ideia da grandiosidade do lugar, foram necessários 25 anos e 10 mil pessoas para se construir a Medina que teve sua construção iniciada por volta de 936 e teve o seu declínio por volta do ano 1010.

Para chegar até a Medina, vc pode optar pelo carro (pegar a estrada A-431) e percorrer 5,5 km, ou então pode optar pelo transporte da própria Medina, que foi o que fizemos.

Bem em frente ao hotel em que nos hospedamos (AC Cordoba Palacio), fica o primeiro ponto de parada do ônibus. Existe uma placa indicativa no local. E a Segunda parada fica em frente ao Mercado Victoria.




Como viajamos em baixa temporada, compramos os ingressos do ônibus na tarde do dia anterior. Mas caso você viaje em alta temporada, sugiro comprar os ingressos pela internet, pois li que a procura é enorme. A parte chata é que mesmo comprando pela internet, vc terá que levar a reserva impressa até o centro de informação turística para trocar o papel impresso pela passagem. (um dos postos mais bem localizados fica em frente ao Álcazar. Caso prefira, pode comprar o ingresso diretamente lá).

Os ônibus tem horários específicos. Exemplo, se você pegar o ônibus das 11 horas da manhã, terá que pegar o ônibus de volta para Córdoba às 14:15. Dá tempo de sobra para você fazer o passeio.

OBS: Fique atento ao horário, pois vc TERÁ que pegar o ônibus de volta no horário estipulado.

No site da Mesquita (AQUI), você encontra todos os horários de saída e chegada e pode comprar o ingresso que custa 8.50 euros por pessoa e inclui o ônibus que leva até a Mesquita e a lanzadera (ônibus menores) que levam do Museu até o sítio arqueológico.

Chegando na Mesquita, a primeira parada é no Museu. Caso queira visitar, a entrada custa 1.50 euros. Para cidadãos da EU, a entrada é gratuita. Como tínhamos carteirinha de residente na Espanha, não pagamos nada.






O museu é muito interessante. Você pode começar a visita, assistindo a uma vídeo de cerca de 20 minutos que conta toda a história da Medina. Infelizmente eu optei por não assistir por conta da minha pequena que poderia ficar impaciente. Após o vídeo, você passa para um outro salão onde encontrará várias placas indicativas, peças históricas e muito bem conservadas, artefatos utilizados na época. São dois andares de Museu.

De lá, saímos do Museu em direção a parada da Lanzadora que nos levaria em direção ao sítio arqueológico.


O ônibus deixa os turistas na parte de cima da Medina e é de lá que você tem uma visão completa do que foi aquela construção de 930 !! É simplesmente incrível !!














Em todos os relatos que li, “Salón de Abd al-Rahman III” também conhecido como Salão Rico, era a parte mais divina e interessante do lugar, mas infelizmente está fechado para manutenção já tem um tempinho e não faço ideia de quando reabre. Mas independente do Salão, a visita vale muitíssimo a pena. E quando chegar lá e achar que o lugar é grandioso, lembre-se de que você está vendo apenas 12% do que realmente foi o lugar. As escavações continuam até hoje.



Maiores informações: http://www.medinaazahara.org/






Nenhum comentário: