quarta-feira, 6 de março de 2019

Cartagena - Parte 2

Nosso segundo dia foi praticamente dedicado ao ônibus de 2 andares que percorre a cidade. Queríamos ter uma visão ampla de tudo, chegar aos bairros mais amplos (e curtir um pouco o ar condicionado).

O ponto inicial do nosso passeio ficava perto do hotel, bem em frente ao parque centenário e a Torre do Relógio. O que me incomodou sensivelmente no local foi o cheiro de urina fortíssimo que tinha no local. Nos dois dias que ficamos ali esperando o ônibus foi meio complicado respirar.

O passeio é composto por 14 paradas e o preço (20 dólares), incluía 48 horas de passeio (ticket para 2 dias), guide walking tour de 90 min pelos principais pontos turísticos dentro da cidade amuralhada, ingresso para o Museu do Ouro (em obras) e entrada para o Museu da Esmeralda (não entendi esta parte pq o museu era gratuito para qualquer pessoa).

-> Maiores infos:  https://city-sightseeing.com/en/15/cartagena/12/hop-on-hop-off-cartagena

Foi durante este passeio que vi que deveria ter me hospedado no bairro mais novo chamado de Bocagrande. É considerado o bairro mais rico da cidade, seguro, com hotéis novos, maiores, perfeitos para famílias por serem mais estruturados, com excelente comércio por perto e em frente a uma praia que considerei até bem legalzinha para se ir. Então, quando alguém já tiver ido para algum lugar que vc está querendo ir, considere pesquisar e insistir no que tem em mente. Eu cedi aos conselhos e não considerei boa a minha opção de ficar perto das muralhas.

O lado negativo seria ficar longe da parte mais turística, porém táxi lá não é caro e ainda existe a possibilidade do ônibus de 2 andares. Daria para pegá-lo, passar o dia na cidade amuralhada e voltar por ele.

Depois de duas voltas com o ônibus e parada para o almoço, paramos novamente na Torre Del Reloj e fomos caminhar um pouco por cima das muralhas e novamente reclamo dos inúmeros vendedores que te cercam até em cima das muralhas, que não nos deixam admirar a vista. Em todo espaço maior existente, tinham homens parados esperando turistas para oferecer passeios guiados, chapéus, dicas, charutos... e sempre com o papo de brasileiros são irmãos dos colombianos. Confesso que no segundo dia eu já estava irritada com este papo e tendendo a ser a brasileira mal educada. Meu marido dava um pouco de trela e eu simplesmente ignorava e continuava a andar. Não sei se a tendência do papo era dar um golpe (não li nada a respeito em nenhum local sobre golpes), mas fiquei bem incomodada com tanta abordagem.

A dica que peguei na internet era admirar o pôr do sol do Café Del Mar tomando uma limonada com crema de coco (que é um pouco mais denso que nosso leite de coco). Porém eu estava tão chateada com a importunação do pessoal local que só passamos pela frente e seguimos caminho.

Fomos caminhando até a Plaza Santo Domingo onde fica a Igreja de mesmo nome (para variar, não conseguimos entrar pois estava fechada). A Igreja só abre em horários de missa,então somente durante estes horários é possível visitá-la. É uma das Igrejas mais antigas de Cartagena, construída no século XVI e possui apenas uma torre externa.

Nesta praça vc vai encontrar vários restaurantes e a famosa La Gorda Gertrudis. Uma escultura de 650 quilos, feita por Fernando Botero e colocada na Praça em 2000.  La Gorda Gertrudis é uma mulher de muitas curvas e quilos extras que se mostra nua para as dezenas de pessoas que tiram fotos com ela diariamente. Reza a lenda que quem tocar os seis da Gertrudis garante longos relacionamentos românticos. Não é a toa que esta parte da escultura é a mais "desgastada".

De lá, resolvemos voltar para o hotel, descansar um pouco e curtir para voltar a cidade a noite.

Pelo caminho de volta, fomos admirando as construções que fazem de Cartagena uma cidade tão característica e colorida.

A noite, enfim, conseguimos admirar a Catedral por dentro e a Iglesia San Pedro Claver .

-> Catedral

-> Iglesia San Pedro Claver .