segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Caxambu - Minas Gerais

Boa noite meninas !!!!!!!

Hoje vou falar um pouquinho sobre Caxambu.

Aproveitamos que estávamos em São Lourenço, alugamos um carro e fomos conhecer algumas cidades que ficam ao redor da onde estávamos. Como o marido conhece mais esta parte do país do que eu (como se eu conhecesse muito ... ), ele optou por me mostrar Caxambu e Lambari.

As duas cidades não possuem nenhum atrativo diferente a não ser os seus respectivos parque das águas. A visita em Lambari foi frustrante ... a cidade estava mega decadente, as ruas todas esburacadas e o parque é do tamanho de uma pracinha, em resumo, não vale nem a pena conhecer. O marido que sempre passava por lá na infância ficou decepcionado (com a maior carinha de cachorro pidão) (hehehehehehehe).

Caxambu, fica a 22 Km de distância de São Lourenço e é o maior complexo hidromineral do mundo.

A única atração da cidade é o Parque das Águas. Com uma área de 210.000 m² e 12 fontes de águas minerais de alto poder diurético e desintoxicante, o parque é conhecido desde os tempos do Império.


Dentro de sua área, encontram-se bosques, jardins, alamedas, quadras de volêi, peteca, tênis, piscinas, rinques de patinação, playground, mesa com jogos de xadrez e bolinas, quadra de areia com arquibancada para 100 pessoas, barras de ferro para exercício físico, dois sanitários femininos e dois masculinos, um balneário hidroterápico, lagoa com pedalinho, teleférico que vai do Parque ao Morro de Caxambu, com capacidade para 80 lugares, percorrendo 904 metros.






O parque possui também um balneário hidroterápico equipado com aparelhagem eficaz e completa. O Parque tem duas piscinas de água mineral radioativa corrente, que são abastecidas pelas águas das fontes Mayrink, consideradas bacteriologicamente puras.


Algumas fontes: (não consigo me lembrar de todas)

* Fonte Beleza

Trata-se de um pequeno prédio, possuindo teto acupulado pintado, erguido por finas pilastras de ferro. O acesso à fonte, que tem a sua volta azulejos decorados, se dá por uma escada que possui nove degraus e corrimão de ferro.



A água da fonte é mineral alcalina bicarbonatada e férrea, indicada para os males do aparelho digestivo.


* Fonte Dona Leopoldina

Prédio em que se encontra a fonte possui cúpula erguida por pilastras. Tanto o teto quanto as pilastras são decorados com pinturas. Arcos de ferro ligam as pilastras ao centro. Por ser todo aberto, tem-se acesso ao seu interior por qualquer um dos seis lados, descendo-se sete degraus.



A fonte está protegida por uma grade de ferro. O chão é de cerâmica antiga e em estilo greco-romano. A água é mineral alcalino-bicarbonatada, alcalino-terrosa e sulfurosa.É indicada para os males do fígado e intestino.


* Fonte Cond D´eu e Dona Isabel

O prédio possui teto acupulado, sustentado por pilastras. Na entrada, encontra-se uma escada com cinco degraus em mármore que conduz à fonte. O piso é de azulejos decorados e antigos.



Água mineral alcalino-gasosa e alcalino-terrosa, altamente ferruginosa, indicada para anemia.


Foi com as Águas desta fonte que, em 1868, a Princesa Isabel curou sua esterilidade. Gratos a este fato, a Princesa e Conde D\'Eu, cumprindo uma promessa, determinaram a construção em Caxambu, da Igreja Santa Isabel da Hungria, dedicada à Rainha da Hungria.

* Fonte Duque de Saxe

É uma das mais antigas fontes do Parque das Águas. Muito parecida com a fonte Beleza. Seu teto é todo pintado de rosa e é sustentado por pilastras.



O piso é de cerâmica. As escadas que dão acesso à fonte possuem nove degraus cada uma e são cercadas por corrimão de grade de ferro. Em volta da fonte, encontram-se azulejos decorados. A água é mineral alcalino-bicarbonatada, alcalino-terrosa e sulfurosa, contém enxofre. É indicada para vesícula biliar e fígado e também como auxiliar do tratamento de sífilis.


* Fonte Dom Pedro

Fonte Dom Pedro é um dos cartões postais de Caxambu. O prédio em que ela se encontra possui cúpula apoiada por pilastras grossas, não tendo paredes. Em seu interior, encontra-se uma réplica da coroa que pertenceu a Dom Pedro.



A fonte está em uma pilastra de mármore encimada por Coroa Imperial. A água sai de uma torneira inox. Sendo a principal fonte do parque, possui interessante construção em estilo greco-romano. A água é mineral radioativa, supercarbônica, gasosa forte. É tônica e digestiva.



* Fontes Mayrink

FONTE MAYRINK 1



As fontes estão sob um prédio muito bonito. Há uma sala de espera para 30 pessoas, onde o piso é de azulejos antigos e decorados. O prédio possui três janelas em arco e contém toldos.


A escada que dá acesso às fontes possuem 11 degraus e balaustrada de ferro. As fontes saem de um cano e caem sobre uma pequena pia quadrada. A água mineral é acídulo-gasosa e radioativa e é indicada para a garganta.

FONTE MAYRINK 2



A água mineral desta gruta é acídulo-gasosa e radioativa e é um ótimo colírio, desafia qualquer irritação nos olhos.


FONTE MAYRINK 3


Esta fonte fica atrás do prédio Mayrink 1 e 2. O prédio é protegido por uma balaustrada. As paredes, no alto, têm decoração de volutas. O chafariz possui desenhos de volutas e conchas. O acesso é feito por escadas e vias laterais.


Sua água mineral é neutra e sem gás. É usada para engarrafamento.

Caso você queira conhecer Caxambu, uma boa opção é se hospedar em São Lourenço e passar um dia na cidade vizinha. Fizemos isto e apesar de não ter muitos atrativos, vale a pena observar como os parques de duas cidades tão próximas são tão diferentes.

Beijinhos enormes !!!!!

6 comentários:

Unknown disse...

ahhhhh Como é bom viajar né ?
São Lourenço é uma graça mesmo !!

Querida,que bom q nos achamos novamente né ? Vc é tão querida !!

Estarei sempre por aqui !

Bjs

Ale Lima da Selva

GIL disse...

Que lindo e essas fontes todas de água mineral, uma beleza....como são construções antigas, amo isso...bjks..Gil

Sandrinha disse...

Maitê.
Vendo estas fotos,dá uma vontande mto grande de conhecer este lugar.
Que fotos lindas!
Nem parece, q tem tantos defeitos,comentados aqui por vc.
Se bem q nas fotos, sempre faz com q pareça td tão perfeito.
Bjks!!!

aninha disse...

Que viajem maravilhosa heim...
aki no Brasil tem varios lugares bonitos q pela distancia acabamos não conhecendo, não é mesmo?!
Mais essa viajem foi mara, né?!
bjO

Aline Vicentin disse...

oi MIgaaaaaaaaaaaa....
SAUDADES DE VC MULHER!!!
Ando sem tempo, mas não podia deixar de passar por aqui e agradecer pelo carinho, ando tão ansiosa esses dias menina, vc nem imagina...
É tanta coisa pra ver do casamento, tem meu TCC que tá me matando,é o meu trabalho que está a todo vapor...
Sem falar que estou comendo que nem doida e engordandooooooo...
Tô desesperada!!!!
Que eu faço miga???Acho que preciso de ajuda profissional...hahaha
Mas enfim, vamos ver no que dá...rs
Qto a Caxambu, que lugar lindo miga, que sonho...adorei...
Sem falar que essa sua máquina é sensacional heim?As fotos saem perfeitas, as da minha maquina saem tudo embaçadas...aff...
Bjinhus linda, saudades de vc...

Marta disse...

Que passeio gostoso.. nesses lugares eu não fui.. não deu tempo de visitar quando fui a São Lourenço..rss
Beijocas