segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Continuação : O cupcake

Continuando o post de ontem ...


Este final de semana o marido decidiu que queria comer churrasco. Ele estava com um enorme desejo (parecia uma grávida) (hehehehehehehe), então resolvi pensar em alguma sobremesa a altura do nosso churrasquinho na laje ... ops ... na varanda.


A idéia da sobremesa surgiu durante um bate papo com a minha amiga candanga Úrsula. Desde que voltei dos Estados Unidos, ando prometendo para ela uma festinha aqui em casa, mas com as mudanças que estamos fazendo, as paredes estão destruídas e algumas com vários pontos de massa dos consertos que o marido tem feito e isto significa que só tenho coragem de receber alguém aqui em casa depois de pelo menos pintar as paredes. Mas ... voltando ao assunto sobremesa ... ela veio me dizer que quando vier aqui em casa, ela quer comer um cupcake. Para quem não conhece a Úrsula, a menina é um verdadeiro monstrinho na cozinha. Ir na casa dela é ter a certeza de participar de uma orgia gastronômica. Com isto vocês podem imaginar a minha cara enquanto ela falava que queria comer um cupcake.


Como ainda tenho um tempinho, resolvi testar uma receita a altura da visita dela. Tudo bem que eu já fiz alguns tipos de cupcakes aqui em casa, porém os que eu fiz são bem tradicionais e eu queria algo mais. Pesquisei bastante várias receitas e escolhi uma bem especial para ser a minha vítima.


A receita escolhida foi de Cupcakes recheados com mousse de morango e cobertura de ganache de chocolate. Retirei esta receita do blog da Simone Izumi. Eu AMO as receitas dela !!! Já testei várias e posso garantir que não tem nenhuma que não fique mais que perfeita.


Primeiramente, eu vou colocar a receita aqui no blog. Depois farei meus comentários sobre ela e sobre as mudanças que fiz e logo após ... as fotos. (hehehe)


Vamos lá.


Cupcakes de Morango e Chocolate


Ingredientes do Cupcake: (rendeu cerca de 13 Cupcakes grandes)


125 g de farinha de trigo
125 g de açúcar
125 g de manteiga
2 ovos
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
essência de baunilha
2 colheres (sopa) de leite


Ingredientes da Mousse:


4 xícaras de morangos
1 envelope de gelatina sem sabor
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
3 claras
1 pitada de fermento em pó
1 1/2 xícara de creme de leite fresco


Ingredientes da Ganache:


250 grs de chocolate ao leite
250 grs de chocolate meio amargo
300 grs de creme de leite
3 colheres de conhaque


Modo de Fazer o Cupcake:


Bata à mão (ou na batedeira) todos os ingredientes, com exceção do leite que deve ser adicionado somente após a mistura estar homogênea. Disponha forminhas de papel em assadeiras próprias para muffin/cupcake ou forminhas de empada acondicionadas em uma assadeira maior. Preencha cerca de 1/3 da capacidade da forminha com massa e leve ao forno pré-aquecido (200º C) por cerca de 15 -20 minutos. Deixe esfriar.


A massa


Caso você queira rechear o seu cupcake, uma dica é congelá-lo em aberto no freezer por alguns minutos, para que fique “mais firminho” e consequentemente mais fácil de cortá-lo, com o auxílio de uma faquinha afiada e sem serra. Faça um corte circular profundo, tomando o cuidado de deixar uma borda e um fundo no seu bolinho. Não vá comer a tampinha(rs…), pois você precisará dela para selar o recheio.


Recheie com a mousse de morango ou qualquer outro recheio (firme), coloque a tampinha e leve à geladeira por cerca de 4 horas






Modo de Fazer a Mousse:


Lave e limpe os morangos e seque com papel absorvente. Bata-os no liquidificador , uma xícara de cada vez e vá despejando em uma vasilha. Misture a gelatina com 1/4 de xícara de açúcar na panela. Adicione a água, leve ao fogo baixo e mexa sem parar até que a gelatina e açúcar estejam dissolvidos. Deixe esfriar um pouco e acrescente ao purê de morangos. Coloque a vasilha sobre gelo para ficar firme mais depressa (não fiz isso e deu certo…). Bata as claras com o fermento em pó e acrescente 1/2 xícara de açúcar restante, 1 colher de sopa de cada vez, batendo até que se formem picos moles. Em outra vasilha, bata o creme de leite até que se formem picos moles. Misture o suspiro e o creme de leite com o morango e coloque a mistura em um saco de confeitar. Recheie os cupcakes, tampe e leve à geladeira por 4 horas.


"Mingau" de morangos com a gelatina


Modo de Fazer o Ganache :


1. Corte a barra de chocolate meio amargo e ao leite em pedaços grandes e coloque em uma vasilha própria para microondas.


2. Derreta (sempre) em potência média (potência 5) por cerca de 2-3 minutos. Misture bem o chocolate, até que este esteja completamente derretido.
3. Adicione o creme de leite e o conhaque.
4. Misture com o auxílio de um fouet, até que esta esteja homogênea e brilhante. Aplique a ganache sobre o bolinho, com o auxílio do saco de confeiteiro.



Antes de mostrar as fotos do resultado final, vamos as minhas considerações.

1- Eu achei a quantidade de mousse exagerada. Sobrou muita coisa !!! Na sobra, acrescentei uma lata de leite condensado e levei ao freezer. Virou um sorvete.

2- O meu ganache não ficou durinho como acho que deveria ter ficado. Como o chocolate endureceu, acho que eu deveria ter esperado esfriar um pouquinho para que o ganache ficasse mais durinho (alguém sabe me dizer se esta linha de raciocínio está certa ??? ).

3- Como não sou uma pessoa tão prendada na cozinha, quase não tenho nenhum acessório digno de uma confeiteira (hahahahahaha). Então, quando fui ao supermercado com o marido comprar as carninhas do churrasco, aproveitei e comprei um kit confeiteiro. Meninas, que desastre !!! O saco veio todo furado !!! Saía chocolate por todo canto !!!! Joguei o saco fora, improvisei e usei somente o bico para tentar fazer o efeito que eu queria, porém como o ganache estava mole ... não rolou.

4- Usei forminhas forneáveis. Quando fui passear com a Rach no Saara, ela veio me dizer que as tais forminhas forneáveis de papel não precisavam de forma alguma. Era apenas colocar a massa na forminha e levar direto ao forno. É LÓGICO que duvidei disto !!! Comprei algumas poucas (90 forminhas) e resolvi testar (morrendo de medo) e é verdade meninas !!!!! Estas forminhas forneáveis são perfeitas para quem não tem aquelas formas de alumínio (que cá entre nós, eu acho bem caras).

Bem ... vamos as fotos do resultado final ????

Eu queria que os meus cupcakes tivessem ficado assim :



Porém eles ficaram assim :



Pelo menos, ficaram bonitinhos e MUITO GOSTOSOS !!!

Quem fizer a receita, depois passa aqui e me conta qual foi o resultado.

Beijinhos enormes !!!!


7 comentários:

JuGalante disse...

É por isso que me tornei seguidora desse blog. Alegria, animação e muito alto astral. Tudo isso dentro de um ser humano que pode sim ficar tristinha de vez em quando, porque passa rápido, sacode a poeira e vamos que vamos...
orgulho da tia...rs
beijos lindona

Juh Sutti disse...

Meu Deus meninaaaaa, eu engordei só de olhar!!!
Tetê vc é demais, adoraria te conhecer pessoalmente e provar essas delicias que vc sabe fazer!! (eu sou um zero a esquerda na cozinha!)
bjocas

Elaine disse...

ai q vontade de comer um docinho!! deu um trabalhão, hein? por enquanto não me arrisco, preciso de um pouco mais de treino na cozinha... rs
mil bjos

..Mônica.. disse...

qe lindos ficaraaam!
eu querooo! hahah
dieta já lá em casa, ou seja, cup cakes no Natal Ok?!
hahaha
beijos.

Unknown disse...

Nossa, ficaram lindos e com uma cara ótima...
Meu noivo não gosta de morango, mas vou tentar com mousse de limão pra ver como fica. Ai volto aqui
Beijos

Sandrinha disse...

Maitê,
Vc voltou com td hein!
Tá afim de engordar a galera.
É de dar água na boca, q delícia!
Ficaram lindos.
Não digo q vou fazer,pq daqui a pouco não vou entrar no vestido q comprei, p/ o casório da minha filha.
Pois já falei, q ele tá comprado faz tempo,né!
Bjs!!!

Simone Izumi disse...

Maitê, super parabéns...missão cupcake mais do que cumprida!!
Adorei a sua apresentação!!!!:D
Muito obrigada pela menção e um bjão!!
Simone