domingo, 8 de agosto de 2010

São Lourenço - Minas Gerais

Bom dia meninas !!!!


Semana passada, eu e o marido, comemoramos 7 anos de namoro. Para alguns esta comemoração perde o sentido quando se casa, porém, nós sempre comemoramos esta data por ela representar o início da nossa história.


Como o marido cresceu passando as férias em São Lourenço e é completamente apaixonado por esta cidade, resolvi ceder um pouquinho e curtir a nossa comemoração de aniversário de namoro por lá. Os dias estavam lindos ... céu azul e um frio a delicioso a noite (coisa que eu adoro).


Eu já fui para São Lourenço várias vezes e voltar lá novamente é algo totalmente indiferente para mim, mas confesso que desta vez, eu estava tão cansada que voltar para "aquelas bandas" foi um pouco revigorante, afinal, São Lourenço é o reduto da terceira idade e possui poucos atrativos culturais.


Para quem não conhece, a visita vale muito a pena sim !!! Além disto, por ser um reduto mineiro, em todas as esquinas é possível encontrar O pão de queijo mineiro (que para mim não tem igual), muitas lojinhas de queijos e é claro ... o maravilhoso e tradicional DOCE DE LEITE !!!!!


Para quem quiser ir de ônibus,a viagem partindo do Rio de Janeiro, tem duração de 4 horas e meia e é feita somente pela viação Bel-tour.


Vamos as dicas de passeios por lá ??



1)  Parque das Águas


O principal ponto turístico e cartão de visita de São Lourenço é o Parque das Águas. No total são 430.000 m2 de alamedas e gramados, um lago com 90.000 m2 de água cristalina - para passeios de barco ou pedalinho - e áreas de recreação ao ar livre.
São sete fontes de água mineral, cada qual com uma propriedade terapêutica e medicinal para tratamentos.


OBS: Não misture todas as águas pois o efeito pode ser terrível em termos intestinais (rs.....)












* As fontes:


Fonte Gasosa - Oriente (é a água que eu mais gosto) : utilizada em distúrbios renais, digestivos e em certos tipos de intoxicações. A água desta fonte é engarrafada e comercializada.




Fonte Magnesiana - Andrade Figueira : utilizada em problemas hepáticos e da vesícula biliar, e em certas alterações do intestino grosso. é contra indicada em úlcera péptica. A água desta fonte é engarrafada e comercializada.





Fonte Alcalina - Vichy : utilizada para problemas gástricos, das vesículas biliar e renal. No mundo há somente duas iguais: esta em São Lourenço e outra na França (cidade de Vichy).



Fonte Ferruginosa - Primavera : utilizada para o tratamento de anorexia, anemia e astenia. Seu uso deve ser cauteloso.



Fonte Alcalina : utilizada no tratamento de úlceras gastroduodenais e uricemias, auxiliando a eliminação do ácido úrico e cálculos renais.


Fonte Sulfurosa - Jaime Sotto Maior : utilizada em distúrbios do intestino grosso, em problemas alérgicos, diabetes e doenças do colágeno.


Centro Hidroterápico : localizado nas margens do lago o balneário conta com uma aparelhagem completa de fisioterapia. Oferece ainda duchas, sauna, massagens, banhos de espuma, banho turco, aplicação de infravermelho, ultravioleta e ultra-som. Os banhos com a água carbo-gasosa são indicados no tratamento de hipertensão arterial, arritmia, angina de peito, artrite obliterante dos membros, insuficiência cardíaca, perturbações vasomotoras, além de estimulante ação sobre as funções da pele e do sistema respiratório.





  *Atrações Parque I
 
-> Ilha dos Amores : local agradável no centro do lago de 90.000 m2, onde os turistas terão contato com uma variedade de pássaros exóticos, como pavões e outras espécies coloridas.






-> Passeios de barcos a remo e pedalinho : são 30 minutos de passeio pelo lago, meio pelo qual se chega a Ilha dos Amores.



-> Outras opções : salões de jogo, exposições de arte, artesanato, quadra de bocha e pista de patinação.




* Atrações Parque II


Ampliação do Parque das Fontes. Conta com várias opções de lazer: quadra de vôlei, futevôlei, futebol society, peteca, passeios de bicicleta, jardim japonês, fonte de água mineral, lago para pesca, espaço para ginástica, pista para cooper e lanchonete. A atração mais interessante são as duchas de água mineral sulfurosa.








2) Mirante


Um dos pontos mais altos da cidade, onde existe uma lanchonete.  O acesso se faz pelo teleférico ou de carro.
Eu aconselho a não ir de teleférico. É precário e vários acidentes já aconteceram por lá.


3) Mirante da torre


Torre e mirante de São Lourenço. Edifício inaugurado em 1989. Através do elevador panorâmico e do mirante no topo da Torre podemos observar toda cidade e região.

Endereço: Rua Wenceslau Braz 475
Funcionamento: terça a domingo, das 9:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30.


4) Passeio de Maria Fumaça


Viagem com 2 horas de duração (ida e volta), ligando São Lourenço à cidade de Soledade. O percurso segue as margens do Rio Verde e em Soledade é feita uma parada de 20 minutos, onde o turista pode visitar uma feirinha de artesanato. A locomotiva americana, movida a vapor, foi restaurada e é do início do século 20.


Um dos passeios que mais gostei de fazer. Uma pena que desta vez, não conseguimos ir pois só passamos a semana em São Lourenço e o trenzinho só funciona no final de semana. Vale MUITO A PENA !!! Na parada em Soledade o que tem de barraquinhas vendendo docinhos .... é uma loucura para formiguinhas como eu (rs.....)


Horários de funcionamento (saída de São Lourenço): sábado e domingo- 10:00 e 14:00hs




5) Estação Ferroviária (Casa da Cultura)


Único prédio de São Lourenço que preservou o estilo europeu do início do século 20. Foi decorada com azulejos ingleses e construída com madeira de lei chinesa. Data de 1884 e foi oficialmente inaugurada em 1925. Abriga hoje a Casa da Cultura, com acervo fotográfico sobre a história da cidade. é de lá também que parte o passeio com a Maria Fumaça.



6) Fazenda Quinta do Cedro


Na fazenda Quinta do Cedro, localizada no município de São Lourenço, o turista irá saborear uma típica comida mineira, além de apreciar uma linda paisagem rural, em um gostoso clima ameno, na serra da Mantiqueira.

O estabelecimento fica a aproximadamente 1500 metros do parque das águas e conta com várias atrações como os animais da fazenda onde há avestruzes, gansos, galinhas dangola, ovelhas, vacas, cavalos e muito mais.


E o melhor de TUDO ... você pode dar comidinha (milho) na boca dos bichinhos !!!! Meninas, fiquei doida !!! Nunca pensei que eu iria ver ovelhas, cavalo, avetruz e vaquinhas comendo na minha mão ... dá um nervosinhooooooooooooooo (rs................)


Na hora que bater aquela fome, típicas comidas mineira junto ao forno a lenha, faz deste lugar um dos melhores para a alimentação. A noite o visitante irá ter a companhia do canto dos sapos, do pavão e a iluminação dos vaga-lumes, e nos fins de semana uma bela música ao vivo.


Além do almoço e do jantar, Quinta do Cedro possuiu uma lojinha incrível e tentadora com doces, queijos, petiscos, licores, cachaça artesanal e etc.



















Fotos diversas




Igreja Matriz

Jantar romântico do dia 03/08


Vista do parque da janela do nosso quarto




Ótima semana !!!

Beijinhos

9 comentários:

Sandrinha disse...

Bom dia,Maitê!
Acho td de bom,comemorar,niver de namoro,casamento e outros mais.
Eu não conheço São Lourenço!

Suas fotos estão lindas!
Parabéns, p/ vcs.
E q o namoro continue assim.
Com grandes comemorações.
Não devemos deixar de regar nosso jardim!
Tenha uma semana abençoada.
Bjs!!!

Sandrinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandrinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Regina disse...

adorei!!! que delicia, heim poder curtir marido e toda aquela natureza e beleza... adorei o parque das aguas, que lugar lindo!!!
E aquele poço do desejo então... nossa, eu ia ficar lá um tempão!!! kkkk
ótima dica de passeio!!!
boa semana a todas!!

Unknown disse...

Ai que delicia amiga!
Viajei junto vendo as fotos!
Vc que sabe viver guria, aproveita mesmo!!!! haha
Querida, linda semana pra vc!
bzooo

Sandrinha disse...

Maitê.
Vc então, deve ter comido a casquinha de siri, da Cabana da Serra.
Era td de bom.
Nunca mais comi uma igual!
Bjs!!!

Luzi Carvalho disse...

Maitê. Belas fotos cidades lindas e aconchegantes. Bjus.

Marta disse...

Ahhh.. eu adorei conhecer São Lourenço.. foi um ótimo passeio e fomos com um casal de amigos maravilhosos! Aproveitamos muito!
Beijocas

Claudia Mendes disse...

Amei ter visto fotos recentes de São Lourenço. Minha história com este lugar é estremamente emocional. Até meus 13 anos ia todas as minhas férias escolares para lá, ficava no hotel Regente. Tenho milhares de fotos.
Depois que meu avô faleceu nuca mais quis ir (ia com meus avós e irmão).
Hj casada pretendo mês que vêm ir com o marido, pois completamos 1 ano de casados neste domingo 19, mais a folga só em outubro.

Mil fecidades para vcs e que completem muito anos juntos!
Bjs!