terça-feira, 2 de novembro de 2010

Punta Del Este - Uruguai

Bom dia meninas !!!!!

Hoje vou começar a falar sobre a viagem para o Uruguai. Ela realmente não estava nos nossos planos, a idéia era comemorar nossos 2 anos de casamento com algo “por aqui mesmo”, mas surgiu a oportunidade e lá fomos nós .

Inicialmente nosso roteiro incluía Puntal Del Este e Montevidéu, mas como sobrou um tempinho, pegamos um passeio de um dia por Colonia Del Sacramento (patrimônio histórico da humanidade).

Então ... vamos começar ...

Punta Del Este

Encontra-se situado no departamento de Maldonado, a 130 km ao leste de Montevidéu, a capital do país, e a 372 km de Buenos Aires, via Colonia. É uma estreita faixa de terra que divide as águas do Rio de la Plata e do Oceano Atlântico. Punta del Este se destaca do resto dos balneários pelo seu glamour e sua sofisticação, combina cada verão sua beleza natural com uma intensa vida social fazendo dele o ponto de encontro da alta sociedade internacional.

Vindo desde Montevidéu pela estrada Inter-balneária, você vai encontrar uma faixa de belíssimas areias, finas e brancas, rodeando os altos edifícios da península.

Você também vai encontrar praias que vão fazer você pensar que está perto do Paraíso. Barcos e iates, turistas fazendo windsurfe ou somente nadando, meninos jogando futebol na areia, com tudo isto você vai-se encontrar assim que chegar a Punta del Este.

Mas você terá que andar mais um pouquinho para chegar até a península mesma. Ela divide o mar em duas diferentes praias. a Mansa e a Brava. A primeira tem águas tranquilas, suaves ondas e é ideal para aqueles que gostam de windsurfe e de nadar.

A praia Brava é para aqueles que gostam de sentir a adrenalina. É ideal para surfistas, você pode encontrar as mais fantásticas ondas e a gente mais linda. Sendo uma porção de terra rodeada pelo mar, os níveis de ozônio e de salitre são muito altos, isto faz de Punta del Este muito recomendável para a saúde.

Para aproveitar as praias do lugar, é preciso ir entre dezembro e março. Fora deste período, estamos falando da baixa estação, onde só há mesmo movimento na Península e as praias ficam literalmente desertas. Alguns restaurantes só ficam abertos durante a alta estação, mas nem isto diminui o charme do local.

COMO CHEGAR

Existem várias opções para se chegar a Punta Del Este ... nós preferimos pegar um ônibus direto do aeroporto assim que chegamos a Montevidéu.

De Montevidéu a Punta del Este

Do Terminal Tres Cruces (em Montevidéu), ônibus diários partem, em média a cada uma hora, para Punta del Este. Os ônibus passam também pelo aeroporto de Carrasco.

Vindo de Montevidéu, Punta fica a cerca de 130km de distância e pode ser facilmente alcançada de ônibus. Há duas empresas que fazem o trajeto (COPSA e COT), todas saindo do Terminal Tres Cruces, no centro da cidade e passando pelo Aeroporto de Carrasco (caso decida viajar diretamente a Punta logo após a chegada – foi o nosso caso). Se você vier em um ônibus direto, chegará em duas horas na bem localizada rodoviária de Punta, no começo da Península. A passagem custa 150 pesos, cerca de 15 reais.
Copsa: www.copsa.com.uy, tel.: (00 xx 5982) 1975, ramal 2

Cot : www.cot.com.uy, tel.: (00 xx 5982) 409-4949


COMPANHIAS AÉREAS

-> Pluna

Voa regularmente a Punta del Este

Em São Paulo: (0 XX 11) 3231-2822 e (0 XX 11) 5091-7000

Em Punta del Este: (00 XX 598 42) 490-101 e 492-050

www.pluna.aero e www.flypluna.com

-> Tam

Oferece vôos para o balneário durante a temporada de verão (entre janeiro e março)

Tel.: (0 XX 11) 4002-5700

www.tam.com.br

-> Aerolíneas Argentinas

A rota São Paulo-Buenos Aires-Punta del Este funciona de dezembro ao final de fevereiro

Tel.: 0800 707-3313

http://www.aerolineas.com.ar/


COMPANHIAS DE ÔNIBUS

Do Brasil a Montevidéu e Punta del Este

-> EGA

Os ônibus da empresa partem de São Paulo, Rio, Curitiba, Balneário Camboriú, Florianópolis, Porto Alegre e Pelotas.

www.egakeguay.com

Tels. (0 XX 11) 6221-1100 (Terminal Tietê); (00 XX 5982) 402-5164, 5165, 5166 e 5167 (em Montevidéu) e (00 XX 598 42) 492-380 (em Punta del Este)

-> TTL

A companhia sai de São Paulo, Florianópolis, Balneário Camboriú, Porto Alegre e Chuí.

www.ttl.com.br

Tels.: (0 XX 11) 6221-3811 (Terminal Tietê) e (0 XX 51) 3342-6477; em Montevidéu: (00 XX 5982) 401-1410; em Punta del Este: (00 XX 598 42) 486-810


COMPANHIAS MARÍTIMAS

Saem dos portos de Buenos Aires, Montevidéu e Colonia del Sacramento (a 177 km da capital uruguaia); os serviços freqüentemente conjugam viagens em barco e em ônibus.

-> Buquebus

Tels.: (00 XX 5982) 130 (Montevidéu); em Punta del Este: (00 XX 598 42) 488-380, 484-995, 442-515 e 578-487

www.buquebus.com

-> Colonia Express

Tels.: 0800-8354 (válido para chamadas realizadas dentro do Uruguai), (00 XX 5982) 901-9597, 901-9593, 903-2360

www.coloniaexpress.com

-> Ferrylíneas

Tels.: (00 XX 5982) 900-6617, 901-3835, 409-8198 e 409-8199 (Montevidéu); em Punta del Este: (00 XX 598 42) 493-892

http://www.ferryturismo.com.uy/

DINHEIRO

Ainda não é possível encontrar o peso uruguaio em casas de câmbio no Brasil, o que pode dificultar algumas coisas. Nós optamos por comprar dólares aqui e trocarmos no Uruguai pela moeda local. De acordo com a gerente do banco do marido, ele poderia sacar mais dinheiro caso precisasse em qualquer caixa eletrônico vinculado a rede plus. Infelizmente, só conseguimos fazer isto no caixa eletrônico do próprio banco dele, o que foi bemmm difícil de se encontrar por lá. Caso queira arriscar, a dica é : Tem banco Itaú por tudo quanto é esquina (rs.....). Porém, não se esqueça de ligar para o banco e avisar de que você fará saques no exterior para que eles liberem seu cartão (pelo menos no banco do marido é assim, mesmo o cartão dele sendo internacional).


PASSEIOS

Um dos pontos mais relevantes da cidade é a avenida "Gorlero", principal avenida do balneário; em torno dela surgiu a vida turística de Punta del Este; nela situam-se galerias comerciais, restaurantes, cinemas, cassinos, lojas e muitos outros atrativos.

O lugar de maior interesse da avenida é a Praça Artigas, onde está montada a feira popular de artesanato, ali pode-se apreciar e adquirir artesanato de excelente qualidade feito em couro, pedra, metal, vidro e outros materiais.

Nós começamos nosso passeio curtindo a rambla da Playa Mansa, onde ficamos hospedados. As praias de rio têm águas mais calmas, perfeitas para famílias com crianças. A faixa de areia é uma só, mas os trechos recebem nomes diferentes: Playa Mansa, La Pastora, I’marangatú, Marconi, El Grillo e Cantegril. Já as praias oceânicas atraem os surfistas e ricaços em seus casarões a la Beverly Hills: Playa Brava, de los Ingleses e Chiverta. Na Playa Brava está a famosa escultura do artista chileno Mario Irarrazabal, chamada La Mano, que são os dedos de uma mão surgindo da areia.



* Avenida Gorlero

A principal avenida da península destaca-se pelas galerias, lojas de roupas, cafeterias, pizzarias e imobiliárias. Desde o ano 1918 tem o nome de Juan Gorlero, quem foi prefeito de Maldonado entre os anos 1909 y 1913 e um dos mais importantes propulsores de Punta del Este. Sua extensão é aproximadamente desde a Rua 31 até a Rua 15.

O único inconveniente é que as lojas só abrem depois das 11 hs da manhã !! Antes disto ... nem os passarinhos aparecem pelas ruas (rs....)




* Praça Artigas (feira de artesanato)

Nesta praça você poderá encontrar a famosa Feira dos Artesãos. Durante as noites de verão e nos fins de semana do inverno a feira também fica aberta para mostrar sua arte e beleza. Um importante número de artistas e pintores tem seus stands oferecendo em cada um dos seus trabalhos um pouco de si mesmos. Esta feira foi inaugurada no dia 22 de julho de 1967 e desde então se transformou no passeio obrigado dos turistas. Tem mais de 150 expositores que vendem roupa de lã, artigos de couro, alpaca, prata e ouro. Além disso, jóias em ouro e prata feitas com pedras semi-preciosas como as ágatas e as ametistas, do norte do país.

A feira funciona todos os dias a partir das 12 hs.



* Porto de Punta del Este

Para o Porto de Nuestra Señora de la Candelaria o verão é a estação mais importante do ano. Os barcos e iates, fundamentalmente de Buenos Aires e ultimamente da Europa e Sudamérica, vêm a este porto. Muitas companhias de navegação e turismo fazem tours até as ilhas Gorriti e de Lobos. Barcos podem ser alugados pelo dia para pescar no mar.

Na área do porto podem-se achar muitos restaurantes, pubs e mercados de venda de produtos do mar. O turista pode vir aqui e comprar peixes frescos e cozinhar em casa, ou ir até os restaurantes que fazem as delícias dos gourmets




* Praça dos Ingleses

A Praia dos Ingleses está localizada na chamada Punta de las Salinas, o ponto mais austral do país. Aqui é onde se estabelece o limite entre o Rio de la Plata e o Oceano Atlântico. O nome vem da histórica batalha que ocorreu no Rio de la Plata entre o famoso navio alemão "Graff Spee" e os navios ingleses Ayax, Aquiles e Exeter.



* Casa Pueblo em Punta Del Este – Em PUNTA BALLENA

Este símbolo de Punta del Este é uma fascinante obra do pintor e escultor uruguaio Carlos Páez Vilaró, que apresenta uma arquitetura única e um traço inigualável de magia; Casa Pueblo emerge "da baléia" como um dos principais atrativos da península.

Sua construção foi espontânea, feita com muito capricho durante 36 anos. É considerada universalmente como uma "escultura habitável". No seu interior dispõem-se várias salas com vista para o mar, onde ocorrem sem interrupção exposições de esculturas, pinturas e cerâmicas.

O local possui um café, para se degustar uma bebida admirando o pôr-do-sol. O único inconveniente é o excesso de vento no local. A temperatura já era baixa ... com o vento super frio, eu pensei que fosse congelar.







* O Faro de Punta del Este

Este faro foi construído e entregue ao serviço em 17 de novembro de 1860, por Tomás Libarena com a intenção de guiar os navegantes no Ocêano Atlântico e no Rio da Prata. Para ergui-lo, utilizou-se uma mistura de terras de procedência vulcânica trazidas de Roma, combinação mais dura do que o cimento, o que fez com que se conserve até hoje em perfeito estado.

O faro tem 45 mts de altura e os prismas de cristal que fazem parte do sistema de iluminação foram trazidos da Europa, mais exatamente da França.

Aproveite e faça uma visita à bonita Igreja de la Candelária, que fica ao lado.



* Igreja de La Candelária

Duas capelas foram construídas nas terras onde hoje está a Igreja da Candelária. Em 1903 a Junta Econômica e Administrativa doou ao Padre Lorenzo A. Pons os terrenos A e B do bloco 69 com o propósito de que fosse levantado um templo. No plano inicial desenhado pelo arquiteto Medhurst Thomas, a capela não excedia os 37 metros cobertos. A igreja foi inaugurada no ano 1911, financiada pelos aportes das esmolas e dos eventos feitos pela comissão de damas. Em maio de 1921 começa a remodelação e ampliação que cobriu 200 metros e a construção do campanário. Foi inaugurada no dia 2 de Fevereiro de 1922. Finalmente em 1941 decide-se pedir a 100 famílias abastadas a soma de $100 com o objetivo de ampliar a capela e acondicioná-la para receber a grande quantidade de fiéis que vinham no verão. Uma grande parte da capela foi demolida deixando somente a fachada e o campanário.




* Ilha de Lobos Marinhos


Nessas 41 hectares de superfície rochosa acha-se a maior colônia de lobos marinhos da América do Sul, defronte às praias oceânicas de Punta del Este, a 12 Km da costa.

A descoberta esteve a cargo de Juan Díaz de Solís em 1516; dizem as lendas que alguns tripulantes desembarcaram na sua praia para o abastecimento de água doce, e além disso caçar 66 lobos marinhos, único alimento para a viagem de retorno. As peles dos animais iam ser comercializadas no mercado de Sevilla.

Caso você queira fazer uma visita, é possível pegar um passeio de barco no porto de Punta, porém o passeio é apenas ao redor da ilha. É proibido ingressar nesta área por ser área de preservação ambiental.



* La Barra

Antigamente, na década de 40, "La Barra" era um povo de pescadores, época em que os povoadores de San Carlos, a cidade mais próxima, começavam a construir suas casas de veraneio.

Uma antiga cidade de pescadores situada a poucos quilômetros de Punta del Este, La Barra é um dos lugares favoritos dos turistas. Caracteriza-se por ter próprio estilo, com suas casa coloridas e seus restaurantes que fazem as delícias dos gourmets. Também se destaca por ser a estradas das artes e antiguidades. Tem fantásticas praias como Montoya, Manantiales, Bikini, Punta Piedras e El Chorro. A noite é cheia de jovens na busca de diversão nas boates e pubs que abrem suas portas com a mais variada seleção musical. Os restaurantes fazem as delícias dos gourmets, com os seus lugares de Sushi, churrasco e cozinha italiana.

Para chegar à vila, a 20 km do centro de Punta, é preciso cruzar uma curiosa ponte ondulada.



* Museu do Mar

Este museu faz parte da coleção privada de um sujeito que em 1961 começara reunindo peças marinhas do mundo todo. Sua construção iniciou-se em 1993, e as suas portas abriram-se pela primeira vez ao público em 15 de janeiro de 1996. Desde aquela época, o Museu do Mar triplicou sua superfície original.

Situado na Barra de Maldonado, podemos apreciar no seu interior uma coleção de mais de 10.000 exemplares da fauna marinha local e do mundo, diferentes espécies de caracóis marinhos, coráis, ouriços, cavalos-marinhos, estrelas-do-mar, caranguejos, carapaças de tartaruga, crustáceos, mandíbulas de tubarões, ossamentas de baléia e tudo mais.




* Monumento “Los Dedos”

Mão que sai da areia na Parada 4 da Praia Brava foi levantada ali em fevereiro de 1982, quando o artista plástico chileno Mario Irrazábal chegou a nosso país convidado pela prefeitura de Maldonado. Esse ano foi o Primeiro Encontro Internacional de Escultura Moderna ao Ar Livre. Durante todo esse mês a praia transformou-se numa insólita oficina ao ar livre, onde nove artistas de diferentes paises trabalharam.Com a ajuda de um soldador e de umas barras de aço criou os dedos, que logo cobriu com uma malha e uns 8 cm de estuque. A mão transformou-se em um dos símbolos de Punta del Este e foi o modelo inicial para criar outras obras, que hoje são exibidas em vários países. Mãos similares e do mesmo autor podem-se ver na Espanha *1987, no Deserto de Atacama *1992, e na Veneza *1995. A mão significa a presença do Homem na Natureza, o Homem surgindo à Vida.




* Conrad Punta del Este Resort & Casino

O Conrad Punta del Este Resort & Casino é uma das grandes atrações da cidade. O complexo atrai turistas mesmo no inverno, com seus festivais de jogos, shows e gastronomia. Fica na orla da Playa Mansa, com vista privilegiada, e ainda tem spa para os afortunados que podem bancar um 5 estrelas.

Com 302 quartos, todos com vista para a praia Mansa, o Conrad consegue seguir a proposta de um hotel para a família. Tem quatro restaurantes, cassino --liberado no país-- e spa com cinco tipos de massagens, jacuzzi, sauna e piscina aquecida. Há ainda lazer para crianças de todas as idades, em um espaço com brinquedos, fliperama, video games e até lanche da tarde.








DELÍCIAS GASTRONÔMICAS

Punta tem um pequeno shopping center, o Punta Shopping, e um muito bom supermercado da rede Devoto. Mas o melhor lugar para comer, beber, comprar e passear é a Península. A Avenida Gorlero e suas transversais concentram lojas de grifes internacionais, restaurantes, bares e todo tipo de serviços.

A gastronomia é um dos pontos altos de Punta. Embora a especialidade uruguaia seja a parrillada, os frutos do mar são imbatíveis. Frescos e bem feitos. Os vinhos são uma paixão nacional e a minha paixão também !!! Não foi a toa que comprei algumas garrafas de bebida e trouxe elas bem enroladinhas dentro da minha mala (hehehehehe). A cerveja uruguaia também vale a pena, com destaque para Patricia e Zillertal, mas quanto a isto, só o marido pode opinar ... detesto cerveja.

* Hotel L’Auberge

É o 5 estrelas mais antigo de Punta, é uma referência de charme e bom gosto há sessenta verões. Assim como, também não é nenhuma novidade que ele é uma atração turística por si só, em função da sua arquitetura e daquela torre gigante que desperta curiosidade em muita gente que nada mais é do que a antiga caixa d'água da região.

O melhor do hotel (além da hospedagem) são os waffles !!! Sim .... deliciosos e lindos (hahahahaha). Servidos no salão de chá e são acompanhados por doce de leite e geléia.




Hotel L'Auberge Punta del Este
Carnoustie y Av. del Agua - Barrio Parque del Golf
Punta del Este - Uruguai
Fone: (042) 48 26 01
http://www.laubergehotel.com/

* Frutos do mar

Em qualquer restaurante local você pode se deliciar ... O marido experimentou uma massa com um mix de frutos do mar acompanhada pela Patrícia (cerveja) .... Diz ele que estava delicioso !!!




* Les Delices

Peguei esta dica em dois blogs diferentes que visitei. Confesso que não comi nada por lá ... mas o local é realmente de babar !!!!!





* Freddo

Ah ... eu não tenho o que falar desta sorveteria ... É a melhor em relação a sorvete de doce de leite !!! rs.... Uma pena que dentre os lugares que conheci, não tinha um Freddo em cada esquina, o que é bem mais fácil de se encontrar em Buenos Aires.

OBS:  Se você tem a pretensão de conhecer todos os lugares que eu citei aqui,nem pense em não ter um carro ou um City Tour contratado. A maior parte dos pontos turísticos ficam muito longe um dos outros. Nós contratamos um City Tour aqui mesmo do Brasil e pela internet (na cara e na coragem e super indico, foram ótimos).Fizemos vários passeios a pé mesmo ... e os locais mais longe acabamos indo com o pessoal do City tour. Lógico que para determinados lugares pegamos um táxi básico,porém vc não precisa se preocupar com isto. Táxi é algo muitoooo barato no Uruguai, mas falarei sobre eles depois.


* Créditos:
arquivo pessoal
http://jbtravel.wordpress.com/
http://destemperados.blogspot.com/
http://asviajantes.com/
http://www.puntadeleste.com/


5 comentários:

Sandrinha disse...

Maitê
Q chique em amiga, lugares maravilhosos.
As fotos ficaram lindas, achei mto interessante a da mão saindo da areia!
Menina vc aprendeu td dos pontos turísticos dos lugares q visitou!
Fico impressionada, excelente guia vc....rsrsrs.
Adoro suas dicas e sugestões.
Vc realmente nos dá uma aula!
Quero mais fotos tá!
Boa semaninha p/ vc.
Bjks!!

Daniela disse...

Que fotos lindas!
É tão bom conhecer lugares diferentes né, ainda mais ao lado de quem agente ama.
Também amo viajar, mas a verba tá curta rs...
Parabéns pelos 2 anos de casamento!
Bjo

Musa disse...

Tetê, sem palavras. Adorei as fotos, não sei nem qual escolher. Aquela segunda em que vc está de manga comprida na praia com braços abertos tá fofa! O relato com pontos turísticos e ilustrado ficou ótimo! Já sei onde procurar qdo for para aquelas bandas. :)
Bjos e saudades.

Renata Manzano disse...

Que lugares lindos, que comidas... hehe Que aula! Parabéns pelo aniversário de casamento, que bom que nós noivinhas e casadinhas recentes temos essa mãezona pra nos orientar hehe Beijos.

Elaine disse...

Maitê,
Que lugar lindo!!! as fotos estão maravilhosas!!! Fiquei com vontade de comer um docinho... hum...
bjocas