quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Trem de alta velocidade - RENFE

Bom dia meninas !!!


Como falei anteriormente, nós fomos de Barcelona para Madrid de trem. Nós pegamos o AVE (Alta Velocidad Española).

A viagem durou cerca de 2 horas e 30 minutos e a "velocidadezinha" do trem ultrapassou os 300 Km/h !!!!

A Renfe é a empresa que administras as principais ferrovias espanholas e confesso que gostei muito do que vi !!! Apesar do check in inicial e de uma pequena fila para passarmos a bagagem pelo raio-x, gostei muito do atendimento, do serviço, da pontualidade e do conforto. Só não gostei do local para as bagagens ... viajar com malas grandes é quase inviável. O espaço é pequeno e apertado. A minha mala por exemplo viajou em pé, atrás da última poltrona do nosso vagão.

Os trens são novinhos, modernos e amplos a ponto de, mesmo na classe econômica, o espaço entre as poltronas ser suficiente para que um adulto estique as pernas. O corredor é largo e ninguém bate com a bolsa na cabeça de ninguém ao passar de um lado para o outro. Além disso, o encosto reclina bastante, TVs passam filminho e a comida da cafeteria tem um cheirinho delicioso (rs..........).




Informações práticas:

 Existem em torno de 17 trens partindo de Madrid para Barcelona e de Barcelona para Madrid todos os dias, com um tempo de viagem de apenas 2h40m nos trens diretos e 3h20m nos trens com paradas. Destes 17 trens diários partindo em cada direção, apenas sete são diretos, já que os outros param em quatro cidades no caminho.

 As passagens no trem noturno geralmente são mais baratas que as passagens dos trens de alta velocidade. A viagem dura nove horas, mas você pode ter a experiência de dormir em um trem, já que, como em qualquer trem noturno, leitos em vez de assentos são disponibilizados nos vagões.

 O preço das passagens de trem entre Barcelona e Madrid varia bastante, e as tarifas mais baratas são sempre encontradas online. Como este trecho é bastante popular, é bom marcar as passagens com o máximo de antecedência possível (os tickets são colocadas à venda com dois meses de antecedência, e, dependendo da época do ano, com quatro meses) o que também ajuda a economizar dinheiro, já que as passagens mais baratas desaparecem rapidinho.

 O preço médio das passagens é de R$289,00 na segunda classe e R$433,00 na primeira classe. Para os viajantes brasileiros, a melhor opção é comprar através da Rail Europe, que oferece um serviço em português rápido e seguro. Porém, vc também pode comprar pela RENFE e vou explicar daqui a pouquinho como se faz isto.

 Se o trem chegar mais de 15 minutos atrasado, você tem direito à uma restituição de 50% do valor da passagem. Se o atraso for de 30 minutos ou mais, você tem direito à restituição do valor total. É só procurar o guichê da empresa ao chegar ao seu destino para requerer o pagamento.

 Os passageiros na primeira classe do AVE Barcelona Madrid, também chamada de “Preferente” ou “Club” têm direito à uma refeição, bebidas e jornais grátis, e até estacionamento por um dia nas imediações das estações de partida.

 Já na classe “Turística”, a segunda classe, as poltronas são menos espaçosas mas mesmo assim confortáveis. Mordomias como refeições servidas no assento e jornais não são disponibilizadas. No entanto, existe a possibilidade de comprar lanches e bebidas no vagão lanchonete do trem.

 Algumas vezes o seu passaporte será verificado juntamente com o ticket antes de embarcar na estação, portanto tenha o seu documento em mãos na hora de viajar. O portão de embarque fecha dois minutos antes do horário de partida do trem, mas é recomendado chegar à estação com pelo menos 30 minutos de antecedência.

Como comprar a passagem pelo site da RENFE:

Digo só uma coisa sobre isto ... é complicado DEMAIS !!!!!!! Optei pela RENFE pois comprar as passagens pelo RailEurope era quase que o dobro do preço !!! Tentamos várias vezes e sem sucesso finalizar a compra pelo site da RENFE ... fiquei tão frustrada e nervosa ( é preciso comprar a passagem com antecedência ... já imaginaram se eu não conseguisse e na hora não tem passagem ??? viagem por água abaixo), foi aí que resolvi pesquisar soluções e encontrei esta no Site no Ricardo Freire (Viaje na Viagem) e posso assegurar que foi a melhor dica (hahahahahaha).

O problema da RENFE é não aceitar os cartões com bandeiras do Brasil, então a sua opção será comprar pela ATRÁPALO -, uma agência de viagem virtual (equivalente a Rumbo, Submarino Viagens, etc.). O Atrápalo vem com uma opção pré-configurada de buscar trens junto com vôos.



Agora, a pegadinha: no buscador da home, o Atrápalo só busca a alternativa de trens nas rotas servidas por avião: Barcelona-Madri, Madri-Sevilha, Barcelona-Granada.

Para achar trens nas principais rotas não-servidas por vôos, você precisa clicar em “Vuelos” e então em “Trenes”. Ou então ir direto em http://www.atrapalo.com/trenes.

Ali você compra as principais rotas e seu cartão é aceito sem problemas.

A pegadinha é que há uma sobretaxa de 9 euros por operação; é encarável nas rotas mais longas, mas encarece sobremaneira os trajetos curtos (Madri-Toledo, Madri-Segóvia, Barcelona-Figueres). Para viagens curtas, deixe para comprar ao chegar.

 
E então ?? Gostaram das dicas ?? Espero que sim !!!!!
 
Beijinhos !!!!!
 
 
*Créditos
http://www.viajenaviagem.com/
http://www.renfe.com/
 
 

2 comentários:

Jana Bentinho disse...

Candanguinha Qrida...e sumida!
Eu tbm sumi daki neh..affs!
Q correria...amei as dicas! ;)
Bjoooca!

Musa Magalhães disse...

Tetê, será que aqui daria certo? Pq nós temos dimensôes absurdas além de vândalos em tudo qto é lugar, né? rsrsrs. Mas é uma facilidade, sem dúvida... :)

Beijos!