sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Células do cordão umbilical - Coletar ou não ?

Bom dia meninas !!

O assunto que me trouxe hoje aqui tem me feito pensar muito sobre coletar ou não as células tronco do cordão umbilical.

Desde a minha primeira consulta pré-natal, a médica me falou sobre o assunto e seus benefícios, mas na época achei o investimento muito alto principalmente por ainda ter que comprar todo o enxoval, os móveis e reformar o quarto. Naquele momento era impossível.

Pois bem ... agora na reta final da gravidez, nós resolvemos pensar melhor no assunto, conversar melhor com a médica e pesquisar as opções de empresas sérias que poderiam realizar esta coleta.

Depois de analisarmos todas as condições, decidimos fechar o contrato.

-> Os motivos ??? Vários ...

1) Após 20 anos de pesquisas e utilização, o sangue de cordão umbilical é hoje a principal fonte de células-tronco prontamente disponíveis para tratamento de doenças pelo transplantes de medula óssea.

2) Atualmente as células-tronco do sangue de cordão umbilical podem ser utilizadas no tratamento de mais de 80 doenças e há centenas de estudos em andamento.

3) As células-tronco do sangue de cordão umbilical são células mais imaturas que as células-tronco da medula óssea, apresentando maior probabilidade de ser compatível com outras pessoas, ou seja, elas podem ser doadas não só para a criança, mas também para os pais e familiares próximos.

4) Vai que daqui há alguns anos a Giulinha tem alguma doença grave ?? Esperar em uma fila pode ser uma longa espera e talvez fatal. Com as células congeladas, a possibilidade dela se salvar é maior. Não que seja certa, mas a possibilidade aumenta certo ?


-> Como funciona ??







-> O investimento é alto ?

Depende do ponto de vista. Particularmente eu acho que compensa pelo simples fato de que esta coleta pode salvar a vida da minha filha. Isto sem falar que se hoje já podemos contar com o tratamento de 80 doenças, quantas outras mais poderão ser tratadas daqui há alguns anos ??

Além dissto, se você for levar em consideração que pode parcelar em 10 vezes a coleta e que o pagamento anual de manutenção pode ser parcelado em 3 vezes... Não, não é um valor alto.

Pelo que andei pesquisando ... os valores da coleta variaram entre R$ 2500,00 e R$ 3100,00 e a taxa anual variaram entre R$ 450,00 e R$ 600,00.


-> Se tudo isto funciona realmente ???

Não sei ... eu preferi fechar contrato com uma empresa que está no mercado há mais de 10 anos e que me passou a maior confiabilidade.

Se vale a pena gastar tanto por tantos anos ?? Talvez sim, talvez não. Só Deus sabe o que o futuro nos reserva. Mas se posso neste momento assegurar que terei mais uma opção caso eu precise, pq não ???

E vocês ?? O que pensam sobre o assunto ?? Já conhecem este "serviço" ? Pretendem coletar as células do cordão umbilical quando os bebês nascerem ??

Beijinhos !!!




Nenhum comentário: