quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O que levar para a maternidade

Uma das minhas maiores dúvidas era sobre o que eu precisaria levar na bolsinha da maternidade tanto para mim quanto para o bebê. Apesar de encontrar algumas informações na internet, sempre ficava aquela dúvida do "será que está certo" ??

Na última consulta com a minha médica, ela me passou uma listinha da clínica com tudo que era necessário. Como mãe de primeira viagem, achei a lista um exagero (e sinceramente continuo achando). Não usei nem 1/3 de tudo que continha na lista. Mas, para ajudar as futuras mamães, aqui vai a listinha que me foi passada pela médica.

Documentos:

Carteira de identidade
Carteira do convênio (se tiver)
Cartão pré-natal e resultados de exames que não tenham sido anotados no cartão
Guia de internação dado pelo médico

Para o bebê:

Macacões com botões na frente (6)
Conjuntos pagãos ou bodys (6)
Calças com pezinhos (6)
Cobertor de algodão (nos meses frios) (1)
Manta (1)
Cueiros (4)
Pares de meias (4)
Pares de luvinhas de algodão (4)
Toquinha de algodão (1 ou 2)

Se preferir monte saquinhos com: 1 conjunto pagão ou body, 1 calça de pezinho, 1 macacão, 1 par de meias, 1 par de luvas, 1 toquinha e 1 manta

Opcionais: Toalha fralda para o banho, sabonete líquido e glicerinado, enfeitinhos de cabelo e saída de maternidade.

Para a mamãe:

Robe (1)
Par de chinelos (1)
Sutiãs próprios para a amamentação (2 ou 3)
Camisolas ou pijamas com abertura para amamentar (2 ou 3)
Calcinhas de algodão mais altas e confortáveis (3 a 6)
Cinta ou calcinha cinta, se for aconselhado pelo médico (1)
Medicações de uso crônico

Opcionais: Conchas protetoras para os seios, meias, sacos plásticos para roupa suja, batons e outros para uso diário e absorventes de sua preferência para alto fluxo.

Não leve chupetas ou bicos. A sucção na chupeta atrapalha o bebê a aprender a sugar o seio materno.

O que NÃO será útil:

Faixinhas de umbigo para o bebê
Pomadas para assaduras ou rachaduras dos seios
Perfumes e outros cosméticos para o bebê

Para o quarto:

Lembrancinhas de nascimento do bebê
Enfeite para a porta do quarto
Músicas relaxantes (caso goste).


É isto !! Lave todas as roupinhas do bebê com sabão de coco, passe tudo e arrume as duas malas (a sua e a do bebê) com antecedência.

Beijinhos !!


2 comentários:

Carina disse...

Maitê,
Adorei a listinha, eu e marido estamos pensando em aumentar as família : )
Beijo
Carina
www.eusempreteamarei.com

Carina disse...

Maitê,
Adorei a listinha, eu e marido estamos pensando em aumentar as família : )
Beijo
Carina
www.eusempreteamarei.com