quarta-feira, 29 de maio de 2013

As papinhas

Aqui em casa a biscoitinha teve alimentação restrita ao leite materno até os 6 meses (fora os suquinhos de laranja que eu dava de vez em quando). E quando enfim foram introduzidas as papinhas, pensei que fosse surtar.

O jeito certo para se introduzir a alimentação eu não sei ... cada pediatra tem o seu método e o da pediatra da biscoitinha foi introduzir tudo de uma só vez e de preferência com tudo amassadinho no garfo. Lógico que não deu certo e passei pouco mais de 1 mês sofrendo no almoço e no jantar com gritos, choros e berros.

Imaginem um bebê que passou 6 meses tomando leitinho ... aquela coisinha com a consistência da água e de repente passar a comer uma mistura super grossa e salgada ???

Segui os conselhos de algumas amigas e a minha intuição e fui testando alimentos e texturas na papinha, até que enfim ... um dia ... fiz a sopinha com a base sendo batata doce e levemente passada no liquidificador ... pronto, o milagre se fez e ela não só amou como comeu tudinho.

Fiquei 15 dias mantendo a batata doce como base, ou seja, eu colocava um pedaço grande de batata doce e misturava com os outros legumes que estavam com pedaços menores, assim eu mascarava o sabor. Depois destes 15 dias troquei a batata doce por aimpim e foi ... a partir daí não tive mais problemas ... biscoitinha começou a comer de tudo. Come tanto que todo final de semana procuro fazer várias papinhas com vários sabores e deixo tudo congeladinho ... assim, se eu precisar sair ou quiser passear não me preocupo com a comidinha da biscoitinha ... tiro do freezer, coloco na frasqueira e voilá.

As papinhas estão meio esbranquiçadas por eu ter tirado elas do freezer para tirar a foto.


Ainda passo a comida no liquidificador (contra a vontade da pediatra que diz que não se deve quebrar as fibras dos legumes e verduras), mas acrescento por fora da papinha arroz ou feijão, estes sim amassadinhos.

Então, para as mamães de plantão não se desesperem ... o importante é ir tentando aos pouquinhos com sabores diferentes e de preferência tendendo para o doce (abóbora, batata doce, cenoura ...) para o bebê ir se acostumando.

 Para ajudar um pouquinho mais ... vou colocar aqui o cardápio de algumas papinhas que faço, quem sabe não ajudo a inspirar ??? rs...

1) Carne*, Cenoura, Batata, Agrião - Depois de pronta misturo o arroz amassadinho
2) Carne, Chuchu, Abóbora, Espinafre - Depois de pronta misturo o feijão amassadinho
3) Frango, Aimpim, Cenoura, Chuchu, couve
4) Frango, batata, cenoura, beterraba, brócolis
5) Carne, batata doce, abobrinha, couve flor, Macarrão conchinha

* a carne usada é músculo
* todas as papinhas seguem o roteiro de ter um alimento de cada cor

-> O laranja (cenoura, abóbora e etc)
-> O verde (espinafre, brócolis, agrião)
-> O branco (batata, batata doce, aimpim)

 Beijinhos


5 comentários:

Danee disse...

Adorei as dicas.

beijocas

Amor desde infância disse...

otimas dicas quando tiver meu bbzinho vou vir aqui reler bjs!

Helen disse...

Nossa, aqui é BEM diferente! Os pediatras recomendam introduzir um alimento (via papinha, é claro!) por semana, para controlar para alguma alergia. Aí vc passa uma semana introduzindo, por exemplo, batata doce...se a criança não tiver nenhuma reação alérgica, na segunda semana, vc continua dando batata doce, mas aí adiciona também cenoura (por exemplo). E por aí vai... Demora uma vida até vc explorar vários alimentos! (e em geral, recomendam começar com legumes adocicados, depois legumes mais salgados, antes das frutas, justamente por serem mais doces...dizem que se vc começar com as frutas doces, é mais difícil o paladar da criança acostumar com salgado...)
Engraçado como é diferente, né?! Tô convencida que no fundo, no fundo, não importa...na próxima geração vão descobrir que o contrário é melhor e na geração seguinte, voltar ao original...raro encontrar consenso, né?! ;)
Ah, descobriu o que fazer com os milhares de potinhos?
Beijinhos!

Vanessa disse...

Que delícia! E que saudade senti agora de preparar essas papinhas!!! Ê tempo que passa rápido...beijo!

Marta disse...

Tetê.. o pediatra do Miguel foi aos poucos.. primeiro frutas.. depois sopa.. depois coisinhas amassadas.. depois pedacinhos...
Agora ele come arroz, feijão. massa, pures, frango desfiad, peixe, carne moída..
É claro que tem dias que não é fácil.. minha mãe sofre mais que eu, que fica com ele a semana toda!!!
Mas aos poucos eles vão se acostumando!!!
Beijos