quinta-feira, 16 de maio de 2013

Sacolinhas de papel

E eu continuo com a minha saga de encontrar uma cestinha de picnic para fazer...

Outro dia encontrei uma moça que fornecia o molde, mas cobrava 50 reais para tal. Como a esperança se acendeu na minha mente, paguei. Tristeza foi ver que fui ENGANADA. O molde era simplesmente um quadrado com as medidas que deveriam ser usadas. Medidas de lombada, lateral, fundo, tampa ... Me senti comprando uma revista de molde de roupas e ao escolher uma camisa de manga longa só tivesse disponível o molde da parte da frente da blusa. Fiquei bem chateada e para ser mais sincera ainda, continuo bemmmmmmmm chateada. Só não faço a propaganda negativa do blog aqui, pq a pessoa é famosinha e alega que molde é aquele quadrado TORTO que ela me mandou.

Como ainda não encontrei o que quero (na verdade, mudei de opção, mas contarei aqui depois), durante as minhas buscas, acabei encontrando projetinhos bem legais de cestinhas e sacolinhas para vc presentear alguém. As mais bacaninhas eu separei e vou dividir com vcs (com os devidos créditos no final da postagem).

Espero que gostem !!!

Sacolinhas de papel para presente.


1- Pegue os dois pedaços de papel de 12 x 13cm. Em cada um marque, pelo lado interno, 1cm a partir da borda, nas laterais e na parte de baixo, da seguinte forma (observe que 12cm é a largura e 13cm a altura, o tamanho final da bolsinha será de 10cm de largura x 12cmde altura):


 2- Corte os cantos de baixo do papel e vinque os riscos que marcamos, usando o boleador:


 3- Dobre as abas para o lado interno do papel e marque bem a dobra usando a dobradeira.



Faça isso com os dois papéis.


 4- Posicionando as alças – Pelo lado interno do papel, vamos posicionar as fitas que vão formar as alças da bolsinha nos papéis. Para isso, marque o centro do papel e a partir dele, marque um espaço de 2,5cm, ou seja, 1,25 para cada lado da marca central.


 Esse espaço de 2,5cm é o espaço entra as alças. Posicione a fita de acordo com a foto abaixo. Se sua fita for de face simples, como a minha, cuide para que o lado certo fique virado para fora (lado avesso da fita na mesma direção do avesso do papel). Deixe uma beirinha de mais ou menos 1cm para dentro do papel:



5- Prenda as fitas nos locais indicados, com grampeador. Não se preocupe com o grampo aparecendo, pois vamos fazer o acabamento depois:



Obs.: Na hora de grampear, tive dificuldade para segurar a fita no local sem sair do lugar. Resolvi o problema fixando antes a fita no lugar certo com glue dots (também pode ser com cola). Não deixe de grampear depois, para que a alça fique bem forte.

Faça o mesmo com o outro papel:




6- Fazendo a etiqueta – Agora deixe essas partes prontas reservadas e pegue o papel com o nome impresso e marque da seguinte forma (neste caso teremos que marcar pelo lado certo do papel, porque precisamos tomar o nome como referência, por isso marque com o boleador, não use lápis):
Vinque duas linhas nas laterais no nome, deixando um pequeno espaço no início e final do texto.





 Agora vinque um pouco acima do nome, também deixando um espacinho acima do texto



Retire o excesso de papel nas laterais deixando a aba com apenas 1cm em cada lado.


 Vire do avesso e marque novamente os mesmos vincos (eles ficam visíveis do outro lado também, basta vincar em cima das linhas aparentes).


 Agora dobre as abas laterais para o lado interno e em seguida dobre ao meio. Reforce as dobras com a dobradeira.



Retire o excesso de papel deixando a altura final da etiqueta com aproximadamente 2,5cm e passe cola por dentro para que ela fique fechadinha.

7- Posicione a etiqueta com nome a 2,5cm da borda superior do papel que formará a parte de trás da bolsinha. Atente para deixar o nome virado para a frente da bolsinha (ou seja, com a face impressa voltada para a mesma direção que a face estampada do papel que vc escolheu para a parte da frente). Fixe a etiqueta no papel com cola ou fita dupla face:




8- Agora vamos fechar a bolsinha. Passe cola nas abas laterais e inferior do papel com a etiqueta colada e junte a parte da frente, lado interno com lado interno, colando aba com aba:



Cuide para que a junção das duas partes fique bem certinha, em seguida passe a dobradeira para fixar e colar bem:



Como um detalhe adicional, pode-se passar uma costura pela volta da bolsinha:

 
10- Para dar o acabamento, cole a tira com borda decorada pela parte de cima da bolsinha, em toda a volta:


11- Agora é só decorar. Com o terceiro pedaço de fita, o de 25cm, faça um lacinho, corte o excesso das pontas e cole-o perto do começo de uma das alças:  

                


* Créditos:

http://liliandelfino.blogspot.com.br
Luciana Murta 

 

Um comentário:

Sandrinha disse...

Oi Tetê,
Tá tão difícil de confiarmos nas pessoas,a gente ouve falar e vivência certas coisas......parece q a falta de responsabilidade, profissionalismo,caráter e competência tá geral!
Parece mto fácil de fazer essas sacolinhas!
Agora estou curiosa p saber.... O pq da senhora estar querendo tanto um molde p cesta de picnic? rs.....
Beijinhos!