domingo, 3 de novembro de 2013

Certificado Internacional de Vacinação contra a febre amarela

Após o passaporte e o visto ... faltava o certificado internacional da febre amarela.

Infelizmente, quando tomamos a vacina de febre amarela aqui no Brasil, o cartãozinho que recebemos que comprova a vacinação, não é válido em outros países e com isto precisamos retirar junto a ANVISA um Certificado Internacional de Vacinação (CIVP).

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia é um documento que comprova a vacinação contra a febre amarela e/ou outras doenças. A possibilidade de exigência do CIVP é prevista no Regulamento Sanitário Internacional .

Caso queira saber a lista completa dos países que podem pedir o certificado aos descermos em seu aeroporto e sairmos para a cidade ... é só clicar AQUI.

No meu caso específico, eu já tinha tomada a vacina pois moro em um lugar endêmico e a vacinação é bem aconselhável e por estarmos indo para o Panamá, se fazia necessário trocar o meu papelzinho velho de guerra (de 2008) por um certificado internacional.

Vamos ao passo a passo caso você ainda não tenha tomado esta vacina.

1)      É preciso ir a qualquer posto de saúde municipal ou estadual para tomar a vacina. Leve a sua carteirinha de vacinação e a identidade. 

Existem alguns postos que já emitem o certificado internacional, mas não era o meu caso, pois quando me vacinei nem pensava em viajar para fora do País.

2)      Caso o seu posto não emita o certificado, você precisará ir até um dos postos de atendimento da Anvisa levando o cartãozinho que comprova a vacinação e a sua carteira de identidade.
Lista completa dos postos de Atendimento da Anvisa AQUI.

3)      A Anvisa recomenda vc acessar este SITE para agilizar o atendimento. Mas caso não possa, não tem problema. Não é obrigatório.

O CIVP fica pronto na hora.

OBS:

1-      É preciso tomar a vacina com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem
2-      O certificado internacional também pode ser emitido com o número do passaporte, mas não vale a pena. Se a validade do seu passaporte expirar antes da validade da vacina, vc terá que emitir outro CIVP
3-      Pessoas em tratamento com corticóides, quimioterapia ou radioterapia; pessoas alérgicas a componentes da vacina; portadores do vírus HIV; mulheres grávidas e bebês com idade inferior a 6 meses têm direito ao certificado de isenção da vacina. Clique AQUI para saber como proceder.
4-      Se vc perder o CIVP pode solicitar uma segunda via na centro de atendimento da Anvisa.



Um comentário:

Chris Ferreira disse...

OI Maitê, muito útil esse post. Eu não sabia que precisava do certificado da ANVISA.
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe