segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Outros passeios por Curaçao

E enfim...este será o último post sobre Curaçao.

Nossa, acho que nunca demorei tanto para terminar de escrever sobre uma viagem. Nestas horas que constato que a vida realmente anda mais corrida do que antes.

Além das praias, do sea aquarium e do Atlantis semi submarino, conhecemos outros pontos turísticos que podem ser visitados a pé a uma curta caminhada no centrinho turístico.

1) Mikvé Israel-Emanuel: A centenária sinagoga de Curaçao



É costume os homens cobrirem a cabeça ao entrar em uma sinagoga. Se vc não tiver algum chapéu por perto, ao lado da porta de entrada, fica um cesto cheio de kippot. É só pegar um e devolver na saída. Tb não é aconselhável as mulheres irem de biquinis e/ou roupas transparentes e muito curtas. Por ser um local "sagrado" para os Judeus, é bom respeitar o templo.

No prédio anexo funciona o Museu Cultural e Histórico Judaico (The Jewish Cultural Historical Museum), com artefatos, documentos e imagens que ilustram a cultura, as práticas e a história da comunidade judaica de Curaçao. Neste prédio tb funciona uma lojinha de souvenirs, postais e livros judaicos.

É proibido tirar fotos no interior do museu.
 


A sinagoga e o museu estão abertos para visitação de segunda a sexta, das 9:00 às 16:30.

Ambos fecham para visitação aos sábados, domingos, feriados e festividades judaicas.

A sinagoga está aberta para o serviço religioso às sextas-feiras das 18:30 às 19:45, aos sábados das 10:00 às 12:00 e em festividades judaicas. 

http://www.snoa.com/






2) Catedral Pietermaai 

Catedral Católica da ilha. Não conseguimos entrar em nenhum dos dias. 


Ao lado da Catedral (uns 100 metros ao lado esquerdo - olhando de frente para ela), encontramos uma faixa de areia e um píer. Água azulzinha, clarinha e quentinha. Vale a pena uma paradinha para colocar os pés na água, ver os peixinhos e quem sabe mergulhar !!






3) Fort Amsterdam

Forte construído em 1634 pela Companhia das índias holandesas para servir de defesa para a ilha.

Hoje o prédio serve como sede do governo de Curaçao. É possível visitar a Igreja e o Museu que ficam dentro do Forte. 

Não é permitido tirar fotos de dentro do museu (que é bem pequenininho).

Entrada : 5 dólares

A sede do governo

Fachada da Igreja e do Museu que fica no segundo andar.






4) Mercado Flutuante

Não achei lá grandes coisas o local. É uma espécie de feirinha onde os comerciantes vendem as frutas e verduras para os locais e para os turistas. Nós compramos mamão e melancia para acompanhar nossos cafés da manhã.




5) Bolo di bruit

Casa mais fotografada da ilha. Conhecida como bolo de casamento. Não entendi a comparação, mas tudo bem... valeu a foto. rsss............



6) Museu Marítimo

Só tiramos foto na frente, não achei que valia a pena.



7) Water Fort 

Outro antigo forte que servia de proteção da ilha. Hoje virou local de lojas e restaurantes. As lojinhas estavam todas vazias, mas tinham vários restaurantes interessantes. (fica quase ao lado do fort amsterdam).




Mais afastado do centro de Willemstad, ainda visitamos:


1) Fábrica de Licor Curaçao

É nesta fábrica onde saem os famosos licores Curaçao Blue. Estes são os originais. É possível encontrar aqui no Brasil, o Curaçao Blue feito pela marca Stock, mas são uma cópia.

A fábrica fica a uns 4 km de distância do centrinho turístico e nos perdemos umas 3 vezes até conseguir achar o local. As plaquinhas de direção indicando a entrada da fábrica, são minúsculas e confesso que só vi por um acaso. (rs.......).





Logo que vc entra na fábrica, vc encontra um amplo estacionamento e uns painéis bem legais para tirar foto.


 
Depois disto, a visita a fábrica demora uns 20 minutos no máximo se vc for ler todos os painéis (coisa que para mim foi impossível devido a pequena que não fica parada 3 minutinhos lendo painéis).




A fábrica é super pequena... quase impossível acreditar que dali saem licores tão famosos.

Depois deste corredor com as explicações e após passar em uma pequena área onde são rotulados os produtos, chega-se a uma pequena área onde são servidas pequenas doses para degustação dos licores. Como fomos no finalzinho da visitação, a fábrica já estava sem servir degustação.





Logo após, vc pode comprar os licores, lembrancinhas, chocolates e etc. Lógico que me acabei (rs.....). Comprei duas garrafas de licor blue curaçao de 500 ml, chocolates recheados de licos e umas garrafinhas de licor para dar de presente.



A entrada na fábrica é  gratuita (de segunda a sexta, das 08h as 12h e das 13h as 17h)

 2) Hato Caves

Ficam localizadas próximo do aeroporto.

Estas cavernas tem mais de 250 mil anos e foram descobertas tem mais ou menos 240 anos por escravos.

Vc estaciona o carro logo na entrada e precisa ir até a lanchonete para comprar o seu ingresso. O acesso as cavernas é um pouco íngreme e possui uns 50 degraus. 






Só pode fotografar onde tiver entrada de luz natural. Fora isto não é possível fotografar, principalmente para não assustar os morcegos.


O guia vai mostrando os morcegos no teto e algumas esculturas naturais e de animais como a cabeça de um pirata. A mais famosa é a estalagmite no formato de uma estátua da Virgem Maria.   













A visita é guiada, de hora em hora e custa 8 dólares por pessoa.

http://www.hatocaves.com/

E assim terminamos os post sobre Curaçao.

Beijinhos e ótima semana !!




Um comentário:

Marta disse...

Que passeio gostoso Tete!!! Essa viagem foi ótima!!! Beijos