quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Palácio da Alvorada

Outro programinha interessante de férias, foi visitar o Palácio da Alvorada. Confesso que em pouco mais de 7 anos de Brasília, eu NUNCA tinha feito esta visita. O local já é longe da minha casa, com um horário péssimo, em um dia horrível... e nunca me motivei para ir até lá. Na verdade, sempre que recebo visitas, penso em ir... mas as visitas vem em finais de semana ou festas de final de ano, quando a visita ao Palácio não funciona. Desta vez, aproveitando a esticada da galerinha aqui em casa, aproveitei a deixa e no dia 6/01, fomos tentar a sorte (rs....).

Por que tentar a sorte???

Primeiro que a visita começa às 15 horas, porém são distribuídas somente 300 senhas a partir das 13 horas. Além disto... a visita não ocorre em dias de chuva e para quem conhece Brasília nesta época do ano... chove constantemente.

Saímos da minha cidade debaixo de chuva (a cidade aqui equivale ao bairro),mas chegando na porta do Palácio, não caía mais nenhuma gota. O local já estava lotado (chegamos lá 12:50h) e foi neste momento que comecei a perceber a desorganização do "evento".


Após conversarmos com a recepcionista, fomos encaminhados para um dos vários bancos que tinham no local. Às 13 horas em ponto, um senhor aparece no microfone e informa que serão distribuídas senhas e que as pessoas após pegarem a senha, poderiam dar uma volta até às 14:30h, horário em que seria definida a visita (ou não). 15 minutos depois, o mesmo senhor volta ao microfone dizendo que a visita tinha sido liberada naquele momento e que o grupo A já poderia se dirigir ao local de revista e entrada dos ônibus. Aí pergunto... e as pessoas que saíram para dar uma voltinha até às 14:30 ????? Vi algumas pessoas pegarem a senha, entrarem no carro e irem almoçar em algum lugar próximo no Palácio (na vila planalto), como elas ficaram quando voltaram... eu não sei... mas achei o primeiro ponto negativo.

O segundo ponto negativo, foi as pessoas que iam chegando para fazer a visita, sentando nos bancos vazios na nossa frente e pegando as senhas na nossa frente. Poxa... cheguei cedo e organização totalmente zero.

Acabamos pegando a senha do grupo E (são distribuídos 10 grupos de 30 pessoas cada).

Chegando a nossa vez, entramos no ônibus e lá fomos nós.

A visita é totalmente feita por fora. Você não entra na casa, porém como as portas estão totalmente abertas, vc consegue ter uma visão perfeita do local.


A visita é somente no primeiro andar da casa (não entramos no segundo andar onde tem os quartos e nem no subsolo onde ficam os funcionários, a sala de jogos e etc), na capela e nos jardins onde podemos circundar a piscina gigante.







Particularmente, gosto mais dos palácios clássicos com suas decorações tipicamente de palácios reais. Não sou chegada nas coisas mais modernos com Mirós e Di Cavalcanti nas paredes. Não que a visita não tenha sido ótima e interessante. Sempre é. É a nossa história. É a casa dos Presidentes do Brasil. É moderno. É cultura. Então sempre vale a visita, por mais que não seja a minha preferida.


É nesta mesa a direita onde os presidentes fazem seus discursos que vão ao ar nas TV`s













A visita demorou uma hora no máximo.

Infelizmente, o vice presidente não liberou o Palácio do Jaburu e não pudemos conhecer. Ou seja, vou ter que voltar. rs.... (a visita ao Palácio da Alvorada, inclui a visita ao Palácio do Jaburu).



Para vc se programar:

Palácio da Alvorada e Palácio do Jaburu - a visita é conjugada (caso seja liberada). Começa às 15 horas e termina às 17 horas. Somente nas quartas-feiras.

A partir das 13h, a equipe de Relações Públicas distribui as senhas de acesso, por ordem de chegada, para a formação dos grupos. São entregues, em média, 300 senhas.

Em época de férias, chegue cedo. Costuma lotar.

Em caso de chuva ou manutenção nas instalações, a visita é suspensa.




Nenhum comentário: